A mais gritante vai sendo a campanha da Optimus pois tem aparecido "material" feito muito antes com as mesmas ideias e soluções gráficas. O jormal independente Meios&Publicidade destacou um post onde é referida esta questão (ver: "Questionada originalidade da nova imagem da Optimus").
É o lettering igual ao da Vodafone, as semalhanças liquidas com o 3Play da TVCabo (e a EDP 5D), as bolhas à lá Nokia Trends e "Compromisso Portugal", etc.
Nem comento... vejam as imagens!
(Cliquem para ampliar)
O Banif também recriou-se e bastante. Acho o tom de cor escolhida um pouco questionável. Ao ver as campanhas do Banif pelos sites fez-me lembrar o design que a Apple desenvolveu para o Mac OS X Leopard muito antes.
Cá para mim, como a maior parte dos designers usa Macs (e estão expostos às criações do marketing da Apple), não é de estranhar ficarem tão influenciados... como podem concluir pela imagem seguinte.
Fontes: As imagens "optimus-vs-nokia", "optimusvsvodafone" e "banif-vs-leopard" são provenientes do blog "Brained". As restantes das próprias marcas...
3 comentários:
Confirma-se, és mesmo obcecado pela Apple, só pode. Onde raio é que o Banif foi buscar a inspiração ao Leonard? Por ser roxo? EPA DEIXEM DE USAR AZUL NO LOGO PQ É COPIA TMN E LARANJA PQ É OPTIMUS! ESCANDALO! lol <-
Na verdade nem vejo muito pecado no caso do Banif. Apenas é uma coincidência. Foi por outro blog que senti a semelhança (Brained) e a imagem àLeopard tmabém é proveniente de lá (tal como indico no artigo).
Não sou obcecado pela Apple mas importo-me com tudo o que se passa com esta marca. Desgosta me ver imensas vezes casos de uso abusivo dos produtos Apple e depois ver que as pessoas não se incomodam...
O serviço MEO não tem mais desmontar as Boxes e pagar os telemóveis. Só na NOS trouxeram a box antiga Satélite Pace com mais caros????
Enviar um comentário