sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Smallville 9T de volta... ao multiverso DC Comics!

Regressa a partir de hoje, a série "Smallville".
As aventuras de Clark Kent chegam á 9ª temporada consecutiva...

...e não parece que fique por aqui e igualmente também ainda não será desta que o veremos como Super-Homem de azul e capa vermelha e a voar.


Teoria sobre do que realmente se trata a série "Smallville"...


Na minha opinião, a série "Smallville" já não se encontra a contar a história do verdadeiro Super-Homem.
Sim a do verdadeiro… tentou ao inicio mas acho que entretanto foram mudando de direcção e acredito que esteja agora mais próxima de ser a história de um novo Superboy (ou Superman) alternativo.

Quem leu muita BD da DC Comics, sabe que a determinada altura existiam variadas versões de algumas personagens chave: do Lanterna Verde, do Flash, da familia Super-Homem, etc.
Da família Super-Homem já encontramos além de Superman: Superboy, Superman old, Supergirl, Krypto (cão), etc.

Ao lado na imagem, Super-Homem e Super-Homem velho chegam ao local da morte de Superboy-prime (o que usava casaco...) na BD "Infinite Crises".

Se repararmos com atenção, na mitologia do Super-Homem nunca houve realmente um Superboy pois ele, Kal-El só se envergaria em adulto a vestimenta de SuperHomem, mantendo o seu disfarce de Clark Kent.

A questão pertinente torna-se então:
Se ele nunca o foi, como se explica se todos nós já vimos esse Superboy?

O que se veio a notar foi que a DC a determinada altura teve que dar uma solução á embrulhada que tinha em mãos pois parecia que existiam diferentes Super-homens, com acontecimentos cronológicos que não batiam certo.
O mesmo sucedia com a Supergirl… se afinal Krypton explodiu e só restou um sobrevivente, como poderia ele ter ainda uma prima viva? Há muitas explicações para isso mas desafiam a lógica.

A solução encontrada, com lógica, foi a de criar o multiverso: realidades alternativas de um universo.
Na Terra existia o verdadeiro Super-homem, que por sua vez em outros universos alternativos a mesma personagem também existia mas com variações:
-numa Terra paralela ele era mais velho e já com cabelos brancos;
-numa outra existia o Superboy, que digamos… seria eternamente jovem e nunca passaria a superman…

A DC Comics soube sempre aproveitar, grandes ideias e um dia criou a maravilhosa saga da “Crise nas Infinitas Terras” (rever aqui artigo sobre esta BD) onde a separação entre os diversos universos foi destruída e os diversos universos chocaram num só (mais ou menos assim, já me lembro mal da BD) e as personagens passaram a coabitarem juntas.

A título de curiosidade, tivemos os vários Super-Homens, os vários Superboys (sim, também haviam vários e é esse o ponto que nos mais interessa neste assunto de Smallville), a Supergirl e outros juntos num só acontecimento.

Há versões de, vamos dizer melhor, de “Kal-El”, onde este nunca se trajou a super-herói, nunca foi o Super-Homem portanto, mas trajava roupa masculina normal com um casaco azul escuro… não voava literalmente… realidade onde conhece alguns aliados também eles variantes da Liga da Justiça, onde o Lex Luthor é mais amigo que inimigo… uma realidade onde existe a Legião vinda do futuro… tem inimigos de Krypton…

Isto soa a alguma série que conhecem?
Pois…

Algumas variantes: Kon-El e Superboy-Prime
"Smallville" tem-se mostrado um misto visual de ambos
(a vestimenta normal de Kon-El mais o casaco do Prime).

Ora Smallville, que começou por ser as aventuras do jovem Clark Kent antes de se tornar em SuperHomem, foi sendo dilatada e transformada… até que se começaram a notar os pormenores que, para mim, a colocam noutra realidade alternativa.
Nunca vos pareceu que a série parece muito diferente do que era a inicio? Como se fosse outra?
Foi o que se passou… em minha opinião, é claro.

Em minha opinião, mais ou menos à 4/5ªT se começou a notar o desligamento a Superman e passou a narrar uma mescla de algo semelhante mas baseado nas variantes desta personagem existentes no multiverso da DC Comics. E com isso acabaram por criar uma nova variante também do multiverso onde têm mais liberdade de criar novos factos e novas situações.

Reparem que em Smallville, imensos elementos e personagens do multiverso foram aparecendo na série:
- existem na BD os já aparecidos cristais que abriam outras dimensões ou mudavam a personalidade de Kal-El;
- os 3 membros (o 4º era o Superboy) da "Legião de Super-heróis" surgiu também e vinda do futuro para o ajudar por duas vezes - sendo uma delas contra o Persuader (inimigo da variante Superboy-prime);
- existem personagens á lá Liga da Justiça;
- a Chloe, é uma personagem inventada para a série mas fica assim justificada a sua existência ao ser de uma realidade paralela;
- o relacionamento anormal com Lex Luthor (há um misto de amizade/ódio entre ambos - no mundo de Superman nunca tiveram amizade alguma), etc;

Esta cena da BD é também muito familiar da série...

Em “Smallville” o Clark Kent nunca vai ser o Super-Homem que todos estão á espera com capa vermelha… ele vai ser sempre um Kal-El diferente.
E é por aí que tem me fascinado acompanhar a série desde a 6ªT.

Talvez chegue mesmo a voar... mas não se admirem se na verdade não for realmente voo verdadeiro mas sim uma espécie de poder télecinético (tal como a variante Kon-El tinha e se servia para simular o voo). Aliás ele já fez algo onde se serviu de fortes saltos mas impulsionados por algo mais. No final da 8ªT ele pareceu voar e não soube como o fez...

Já agora a versão nova de Clark Kent vigilante na nova temporada (imagem do TVDependente):



Mais artigos sobre Smallville, clicar aqui.

4 comentários:

Azrael disse...

Gostei do teu artigo :) Até já pus no meu facebook :P

ArmPauloFerreira disse...

Thanks... para os Açores então!

Carlos Martins disse...

É o Super-Man Neo Edition... :)

ArmPauloFerreira disse...

É mesmo!
Por acaso já no final da 8T houve um efeito à Neo (Matrix) quando este Clark Kent sobre o prédio com um salto: o chão ficou ondulado também...