sábado, 12 de setembro de 2009

Música da Semana: Gregorian "Sadisfaction" (So Sad)

Em 1991, F. Gregorian (na verdade chamava-se Frank Peterson), sob o nome de projecto Gregorian, lançou o álbum:

"Sadisfaction" Feat. Sisters of Oz (1991)


Este álbum era um misto de canções pop e de algumas outras new age.
As canções pop tinham vocalizações das Sisters of Oz mas as faixas new age alinhavam naquilo a que se chamava de gregorian-house, um estilo de musica com o apelo das batidas das pistas de dança em confronto com cânticos gregorianos, muito popularizado pelos Enigma de Michael Cretu.

F. Gregorian foi, salvo erro, auxiliado por Michael Cretu, no desenvolvimento das partes gregorianas, retribuindo assim a ajuda que F.Gregorian havia dado no primeiro álbum dos Enigma "MCMXC a.D." (1990), onde havia escrito algumas das faixas.
Também se compreende a ligação a M. Cretu, pois Frank Peterson foi o teclista da artista Sandra (na altura esposa de Cretu) e ele pode inclusive ser visto no videoclip de "Maria Magdalena".



Os bons temas do álbum "Sadisfaction"

Algumas das faixas pop são as mais "simples" do álbum mas muito belas e interessantes, tais como "Reflect", a muito bem sucedida "Once in a lifetime", a "Watcha Gonna Do" que abre o álbum, a "You Take My Breath Away" ou também a "Depressions" que termina o disco.

Parte do video "Once in a lifetime"


Mas é pela componente new age que este álbum marcou, tais como a excelente "So Sad" (fabulosa principalmente na versão "Extended sacrifice" que tem pouco mais que 1 min da versão álbum), "Monastry" (muito original com guitarras hard-rock) ou o épico "The Quiet Self".


Gregorian (feat. Sisters Of OZ) "So Sad"
Esta é, na minha opinião, a mais perfeita canção gregorian-house de sempre com os magníficos coros no final celestial em canto gregoriano.
Uma canção de eleição!

O projecto Gregorian viria anos mais tarde (no final dos anos 90) a renascer mas apenas fazendo versões ou covers de canções populares (dos Pink Floyd, Eric Clapton, Metallica, etc) em estilo gregoriano.


Tiveram sucesso com esta nova direcção, mas sinceramente nunca apreciei esta faceta do projecto.
Para mim Gregorian é apenas o "Sadisfaction", que curiosamente é um álbum que já não figura na discografia actual do projecto.

Sem comentários: