sábado, 4 de outubro de 2008

Música da semana: Enigma "Seven Lives"... (parte 1 - contém ainda o percurso de Michael Cretu; Sandra; Gregorian; Equinox; e o inicio dos Enigma)

2008 está a ser um ano de regressos...
O projecto de Michael Cretu, Enigma, tem um novo registo (lançado há poucas semanas):
"Seven Lives Many Faces" (2008).


Novamente pisando novos terrenos depois das renovações recentes, este novo álbum é bastante motivante até... e uns furos acima do registo anterior de 2006. É um regresso e tanto... Desta vez Michael Cretu abriu o seu baú de centenas de sons etnicos de todo o mundo e lá se revigorou ao sentir-se influenciado pela memória chinesa. Não foi à toa que a Alemanha usou em primeira mão sons e música deste álbum, nas suas campanhas e promos sobre os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Tem bons momentos e outros assim-assim, no entanto a cada audição parece melhor e revela-se mais entusiasmante. Continua a ter o célebre som inicial, sendo que destaco não só a excelente abertura (com um pulsar cardíaco muito místico) na faixa "Encounters" logo a abrir, e também faixas acima da média como "Seven Lives", "The Same Parents", "La Puerta Del Cielo", "Je T'aime Till My Dying Day" e "Déjà Vu".

Enigma "Seven Lives" -2008
(o video tem pouca qualidade técnica mas dá para perceber que desta vez a criatividade do video não foi muito longe)



Breve sumário a contextualizar este projecto

De Michael Cretu...

Os discos dos Enigma são amplamente conhecidos e lançaram álbuns na década de 90 que fascinaram o mundo pela abordagem musical invulgar.

Na verdade, Enigma é um projecto musical conduzido totalmente pelo alemão Michael Cretu, que já na década de 80 teve algum protagonismo em tudo o que se envolveu:
- Michael Cretu teve uma carreira a solo com alguns discos editados sob seu nome, desde os anos 70 até aos 80. Um dos grandes hits dele que recordo é a canção "Samurai (Did You Ever Dream?)". Também encetou na sua carreira as funções de produtor, compositor e músico.
- Depois, assalta-me logo à memória as canções da cantora Sandra, muito popular na década de 80 e que teve mega-hits como "Maria Magdalena", "In the Heat of the Night" ou "Everlasting Love", com a enorme ajuda de M. Cretu a produzir e a ajudar nas vozes e coros. Sandra tornar-se-ia mais tarde a esposa de Michael Cretu.


Michael Cretu
"Samurai (Did You Ever Dream?)" - 1985
(fantástica e um prenúncio do que iria chegar em 1990)


Sandra
"Maria Magdalena" -1985
(canção incontornável da década de 80)

...a Enigma

No inicio dos anos 90, o mundo foi tomado de assalto pela canção "Sadeness (part 1)".
Nunca se tinha ouvido a combinação do canto gregoriano e o uso da flauta de Shakuhachi, com os fortes ritmos dançáveis do house, aos quais se juntavam ainda profanamente gemidos sensuais e expressões proferidas em francês, tudo agitado apelativamente num estilo muito pop.  Uma enorme surpresa musical...

Seguidamente surgiu "Mea Culpa", ambientada no mesmo estilo a que já se ia denominando de Gregorian-house.

As canções eram assinadas unicamente por Enigma e edição do álbum de longa duração, "MCMXC a.D." (1990) agudizou ainda mais pois não informava quem estava por trás de semelhantes êxitos, apenas um simples nome M. C. Curly. Diz-se que a decisão do anonimato era para não sofrer represálias dos representas da igreja católica. Nas aparições a público também ajudavam a criar o ambiente enigmático sobre quem estaria por trás de semelhante feito musical: alguém coberto totalmente como um monge e a cara totalmente oculta. Literalmente um Enigma... até Cretu se revelar.


Enigma teve seguidores...

...temporários é certo mas que ajudaram a alimentar a cena do gregorian-house.

Recordo nomes como:

Gregorian (ajudados por Cretu) e os excelentes temas do álbum "Sadisfaction" (1991), tais como "So Sad" (fabulosa), "Monastry" (muito original com guitarras hard-rock) ou o épico "The Quiet Self". Neste álbum alinham outras faixas sem serem new-age ou gregorian house mas igualmente belas como "Reflect" ou a muito bem sucedida "Once in a lifetime" (que mais tarde Sarah Brightman a interpretaria com maior sucesso na sua carreira).

Gregorian (feat. Sisters Of OZ)
"So Sad"
(na minha opinião, a mais perfeita canção gregorian-house de sempre com os magníficos coros no final celestial em canto gregoriano)

Os Gregorian mais tarde, regressariam com outra faceta: cantar em canto gregoriano sucessos da música pop... pfff!



- ou os Equinox
"Amen - Part II"
(na altura célebres pelo tema "Amen - parte 2" e ainda usaram um sample da voz do Papa João Paulo II, mas foram apenas um dos muitos one-hit-wonders do mundo da música... não vingaram.)


Continuação (clique aqui)...


7 comentários:

Anónimo disse...

Estou atrasado porque os 3 últimos trabalhos de Enigma (incluindo este mais recente) eu não conheço. Do que conheço, identifico The Screen Behing the Mirror como o que tem mais misticismo e toques de sensualidade.

ArmPauloFerreira disse...

Agradeço o comentário a este artigo sobre os Enigma e fico satisfeito por mais gente apreciar este projecto. Ninguém da imprena especializada anda a dar valor aos Enigma e ao fazer os artigos até pensei que iriam troçar... mas adiante.

Os 3 últimos álbusn depois do greatest hits foram explorações de possibilidades para renovar o som Enigma. Valem o que valem, sendo que acho o mais fraco o "A Posteriori" e o "Voyager" bastante interessante no seu todo (mas com um punhado de faixas tão boas que até são viciantes)... o recente deste ano é... bom de ouvir e melhora a cada vez que se o escuta.

O "The Screen Behing the Mirror" tem momentos bem valentes (ver os destaques no artigo seguinte).

Anónimo disse...

Depois de ter ouvido bem este mais recente deles, tenho para mim que a faixa que mais prende, possivelmente o ponto alto do disco, é a minimalista "Touchness".

ArmPauloFerreira disse...

É muito boa essa faixa sim. A cada vez que aumentamos o número de escutas algumas tornam-se mais evidentes e interessantes que outras. Essa é uma das que mais agrada juntamente com os destaques que já havia colocado no artigo.
Se tens (ou obteste) a edição especial com o segundo disco extra, uma outra pérola reside por lá também: "Sunrise (Instrumental)".

Uma Gaja disse...

Olá Paulo.
Obrigado por teres visitado o meu Blog e teres comentado.
De facto Enigma é algo mágico, gosto bastante...acompanho o trabalho deles desde o Sadness.
Também devo dizer que gostei de visitar o teu blog, informação variada...não falta.

Eu além deste blog também tenho outro mais pessoal.
http://confissoesparati@blogspot.com
Dá uma espreitadela..
Se não te importares adicionei o teu blog à minha lista.

Fica bem

ArmPauloFerreira disse...

Ok. Fiquei satisfeito de ver mais gente a falar de Enigma... só isso.
O seu espaço tem é na verdade temas bem deslocados da minha área de blogar... e de certa forma do meu interesse também.
Agradeço igualmente o comentário ao meu artigo.

Unknown disse...

Boa noite,
Gosto muito de Enigma.
Michael Cretu de certo, marcou os nossos coraçoes para sempre.

As suas musicas, nao sao de todo, de facil interpretaçao.

Muito espirituais e com mensagens profundas, por vezes, em tom romantico, de meditaçao, de oraçao ou relaxamento, em ritmos Gregorianos, Hindus, Chill Out ou Transe, expressam a forma de como o Homem lida com as suas emoçoes\ sentimentos (Amor\ Sexo), com Deus (sendo uma energia criadora e independente de qq religiao, cultura ou raça) e mesmo, com o Universo em si… A evoluçao da nossa propria Espiritualidade.

« Gravity of Love », reflecte que vivemos num mundo de aparencias falsas, de ilusao e superficialidade.

No seguimento do videoclip, supostamente os individuos da Alta Sociedade e da Igreja, defensores dos bons costumes e de uma moralidade socialmente correcta… no fundo… vivem em jogos de poder, preversidade, corrupçao\ distorçao, escravizando o Sexo e o Amor retirando lhes, toda a pureza, beleza e sacralidade – a outra faceta do Amor…o Imoral…mas tambem… nao deixando de ser Amor.

« The Experience of Survival » consiste em mantermo nos em alerta, e de experienciar, tanto o Imoral, como o Sagrado, para no final... saber escolher o caminho a seguir.

Viver e Arriscar... ir até ao Limite... mas no entanto, saber controlar os nossos desejos e emoçoes, sem deixar, de sermos nòs proprios...

Manter viva a Criança em Nòs, a espontaneidade de como sentimos, mas… saber protegermo nos e encontrar o equilibrio entre a Mente e o Coraçao... para evitar de sermos consumidos e escravizados… pelos nossos proprios vicios e desejos, ou mesmo…por parte dos outros.

Nao permitir, inflamar ou corromper, o que de mais genuino possuimos…a nossa Inocencia, a Criança em Nòs, a nossa Identidade e, por isso, temos que nos manter em Defesa e Vigilantes… e devemos experienciar, os dois lados da cortina\ do espelho, e so assim, podemos valorizar e conferir, a sacralidade do Sexo e do Amor

« Gravity of Love » é a força da atraçao da energia do Amor... que nos unifica e, que vive em Nòs … que nos rodeia, podendo ser vivida, de forma Sagrada ou Imoral…No final… cabe a Nòs, a derradeira escolha... .

Parece contraditorio, o que disse...Mas a verdadeira, « Chave da Sobrevivencia » é, Viver e Experienciar ao maximo...,so assim, é que poderemos conhecer a Vida como Amor… Mas de olho sempre aberto... .