segunda-feira, 6 de outubro de 2008

5 de Outubro: Cavaco, FC Porto e Gato Fedorento

Ontem tivemos um feriado ao Domingo e esse é o ponto negativo do dia.
Deveria ter "calhado" numa segunda-feira, que era bem mais apreciado...

Apesar disso este feriado trouxe alguns momentos positivos, que se puderam apreciar pela janela que é a TV e os pontos positivos que saliento do dia 5 de Outubro são:


1- O excelente discurso de Cavaco Silva

Cavaco tem feito muito por fazer com que as suas mensagen sejam relevantes e que toquem a nação portuguesa. No fundo, precisamos mesmo que o vá fazendo pois a realidade do nosso país precisa que se ponha o dedo na ferida, facto que normalmente os governos não gostam de fazer.

Cavaco retratou o país duramente realista: "Muitas famílias têm dificuldade em pagar os empréstimos que contraíram para comprar as suas casas. Há idosos para quem a reforma mal chega para as despesas essenciais. Há jovens que buscam ansiosamente o seu primeiro emprego. Há homens e mulheres que perderam os seus postos de trabalho."

E disse aquela que será mesmo a mais importante afirmação do seu discurso:
"O que é vivido pelos cidadãos não pode ser iludido pelos agentes políticos. Quando a realidade se impõe como uma evidência, não há forma de a contornar."

Continuou com mais observações: "Portugal tem registado fracos índices de crescimento económico. Afastámo-nos dos níveis de prosperidade e de bem-estar dos nossos parceiros europeus. Ainda não invertemos a insustentável tendência do endividamento externo".
Lembrou ainda que "nascem novas formas de pobreza e exclusão social, e, em paralelo, emergem chocantes disparidades de rendimentos."
Cavaco afirmou também que os portugueses "têm o direito a esperar do Estado que faça bem o que lhe compete fazer. Que seja rigoroso e ponderado no uso dos dinheiros públicos e que os impostos sejam justos e razoáveis".


Acho que um país só pode evoluir se souber olhar para si próprio e souber analisar o seu próprio estado, a sua condição real e a partir daí fazer o que é necessário para se levar o país a um nível melhor. Obviamente que se deve começar pela verdade e não pelas ilusões. Disfarçar a realidade para dar razões de confiança aos investimentos poderá ser útil no momento mas a longo prazo trará as suas consequências. O problema português é que se continua eternamente a adiar o confronto com a situação real do país...


2- A vitória do FC Porto


Depois do desastre europeu... a salvação nacional! Finalmente o F. C. Porto de Jesualdo Ferreira conseguiu vencer o Sporting de Paulo Bento. E fá-lo só à terceira temporada ao comando da turma azul... Uma vitória por 2-1 (sobre um Sporting que parece estar em queda) que ajuda a afastar um pouco do crescente desagrado com a equipa nova que apresentou este ano... finalmente á sua imagem. Desta vez ganhou -e muito bem ganho até- mas espera-se consolidação da equipa, dos resultados e da imagem que esta nova equipa projecta.

Fiquei satisfeito por ver sair um novo tecnicista Bruno Alves e por ver em Nuno E. Santo, um bom guarda-redes seguro e que sabe comandar a defesa.


3- O regresso do Gato Fedorento


Por fim, o regresso pela SIC dos 4 humoristas em versão "Zé Carlos" e ao bom estilo do que faziam na RTP.
Como sempre corrosivos, sarcásticos e cheios de descontracção desfilam as suas "fedorentas" criações.
Mesmo com algumas mudanças é sempre bom ter humor deste nível... pois tirando o programa "VIP Manicure" da Ana Bola com a Maria Ruef... o bom humor português parecia ter arredado da televisão.
E sim acho os programas "Os Contemporãneos" e "Telerural", da RTP, de fraca categoria ou muito irregulares...  mas é o que se arranja, não é?

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei principalmente da noticia do Porto e da do gato fedorento.
É claro que gostos são gostos mas para mim o programa vip manicure não tem qualquer piada. Os contemporaneos e o telerural estao muito acima.

ArmPauloFerreira disse...

Esses dois programas de humor vivem no fio da navalha... há sketches bons no meio de porcaria.
Tenho achado imensa piada ao VIP Manicure... com pouco a Ana Bola consegue fazer muito. Eu aprecio o humor dela e ela é única.

Pedalando & Olhando disse...

A respeito do seu primeiro tópico, a posição de seu presidente [estou no Brasil, lembra!], achei-a muito bem posta, corajosa mesmo. Não é todo dia que alguém faz um "mea culpa" assim... bem lembrado que vcs são parlamentaristas, portanto,isto vai ficar "o dito pelo não dito"... se fosse seu primeiro ministro, ai podia-se ver algum futuro... acho que li em algum lugar que é da natureza humana pensar éticamente nas nossas relações pessoais, mas não ser muito ético quando estamos tratando dos interesses da coletividade: por isso tantos políticos corruptos! Toca o barco que o mundo continua girando!

ArmPauloFerreira disse...

@ Rogério Leite: É verdade que o nosso sistema de governo não é bem igual ao vosso mas achei importante o presidente apontar o dedo ao que se passa e principalmente agora que estamos numa altura de crise económica e financeira à escala mundial. Perante semelhante panorama expôr a verdade é o primeiro passo certo a dar.