quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Dica para organizar os feeds RSS no Mail.app

Quando se acompanha vários sites ou blogues, poder ver só os artigos mais recentes de cada um desde o ponto que vimos anteriormente é uma excelente ajuda.
Nesse aspecto temos de recorrer aos feeds RSS dos que vamos acompanhando e com isso apreciar em jeito de listagem os novos artigos publicados. É mais imediato do que estar a abrir todos os sites e blogues no browser um a um e acabar por verificar que em muitos não há nada de novo.
Ter um agregador de feeds RSS é plenamente indicado e há imensas soluções por aí, com aplicações tanto para desktop como por via web, dedicadas a gerir todo esse fluxo.

Como gosto da simplificação de processos e de aplicações no Mac OS X, usar apenas a aplicação de correio electrónico Mail.app do Mac OS X, juntamente com o Safari, foi a minha escolha.
E tem resultado muito bem...

Consultem o meu artigo "Em torno dos feed RSS" para perceber um pouco mais sobre isto do RSS.

Com o Mail.app podemos ter os feeds em sintonia com o que é visto pelo Safari. Quando se cria uma bookmark de um feed RSS podemos guardar em ambas as aplicações que ficam logo apartir daí sincronizados.
A abordagem da Apple poderá parecer diferente de usar agregadores dedicados mas resulta perfeitamente e funciona bem.
Quando um artigo novo é publicado o Mail indica com um número quantos novos têm por ver, da mesma forma que o faz com os e-mails.

Se no Safari podemos guardar os feeds dentro de pastas destinadas a isso, o Mail.app também o permite e é isso que passo a demonstrar com um simples exemplo.

Vamos partir do principio que já tem vários feeds RSS na coluna lateral da aplicação Mail. O passo seguinte passa por criar pastas como entendermos ser melhor para acompanhar tanta informação dos vários sites e/ou blogues. Desta forma passaremos a ter os feeds agrupados.


Passo 1:
Criar a pasta, usando a função de criar uma nova mailbox (nova caixa de correio)


Passo 2:
Atribuir o nome à pasta e guardá-la em RSS


Passo 3:
Mover os feeds para as pastas.

...Et voilá. It's done!

É simples e muito útil. Desta forma podemos encolher as pastas e reduzir a quantidade de itens à barra lateral.
Outro beneficio curioso é que também podemos clicar na pasta e passaremos a ter todos os feeds desse grupo seguidos por ordem cronológica.
Espero que tenham apreciado a dica e a perceberem ainda mais o potencial que o próprio Mac OS X nos dispõe. Não é preciso mesmo mais nadinha...

3 comentários:

Uni~Q disse...

excelente explicação , vou tentar...obrigado...

by da away , este blog vai direitinho para os meus favoritos , muito bom, parabens...

Anónimo disse...

Bendito post!

Por acaso andava com algumas complicações nos meus feeds, já que eu utilizo-os também no Mail.app, e como tenho bastantes, tinha de andar sempre a fazer scroll... nunca (!!!) me tinha passado pela cabeça criar pastas para o efeito.

Muito, mas MUITO obrigado! ;)

ArmPauloFerreira disse...

Um pequeno truque mas valioso!
Para quem gere os feeds RSS pelo Mail, juntamente com o Safari, é muito jeitoso e até se pode ter em sintonia com as pastas de feeds do Safari.