terça-feira, 21 de outubro de 2008

Jornal Público com site próprio para iPhone

O iPhone cada vez mais conquista a admiração das instituições portuguesas.
Depois da revista Turbo, do canal de tv SIC... eis que se junta agora mais um elemento: o jornal Público.

"O Público apresenta o PUBLICO.PT para iPhone, a versão optimizada do site Publico.pt para todos os leitores que utilizem iPhone e queiram estar informados a qualquer momento, de uma forma totalmente enquadrada na experiência de navegação proposta pelo terminal da Apple.

Numa primeira fase o PUBLICO.PT para iPhone oferecerá toda a informação de última hora publicada pelo PUBLICO.PT ao longo do dia, estando previstos novos conteúdos e funcionalidades nos próximos tempos, de modo a tornar cada vez mais o PUBLICO.PT para iPhone a primeira escolha junto dos utilizadores iPhone.

O PUBLICO.PT para iPhone não tem qualquer custo de utilização associado que não o custo de tráfego internet que o leitor contrata com a sua operadora nem exige a instalação de qualquer aplicação.

Para visitar o PUBLICO.PT para iPhone basta aceder ao endereço i.publico.pt no browser internet do IPhone (Safari) para num instante aceder a toda a informação do momento.
"

Continuo a achar que é bom pensarem desta forma. Mas também acho que há aqui uma subjugação de valores e que me levam a questionar as razões.

Se o iPhone tem um excelente browser e apresenta os sites iguais como num computador... para que serve andarem a fazer sites específicos?


Actualização:
Concordo plenamente com a criação destes sites específicos que agilizam imenso a navegação com o iPhone. Acho igualmente admirável o detalhe que as instituições já têm perante o iPhone, que o vêm como uma plataforma móvel de interesse.

A minha observação sobre os sites dedicados ao iPhone é no sentido de comparar esta situação aos tempos dos sites wap, que não passou do interesse inicial. Apercebo-me que há real interesse em providenciar conteúdos para as capacidades do iPhone mas só espero que não seja uma moda efémera e que venha para ficar. E que isso não seja uma desculpa para tornarem os sites oficiais normais, mais dificeis de navegar para o iPhone com a desculpa de existir uma mini versão touch (mas que se encontrem actualizadas).
A minha preocupação é mais profunda pois espero daqui a algum tempo ver os sites completos a continuarem a abrir...

9 comentários:

Anónimo disse...

"Se o iPhone tem um excelente browser e apresenta os sites iguais como num computador... para que serve andarem a fazer sites específicos?"

Eu pessoalmente acho muito conveniente a existência de sites próprios para iPhone. É verdade que o iPhone tem um óptimo browser, e também que apresenta os sites (quase!) iguais como num computador.

No entanto, alguns problemas levantam-se: para quem, como eu, dá muito uso à conectividade 3G, e que tem um plafond limitado, a existência destes sites reduz sobremaneira o tráfego que se realiza.

Outro dos problemas existentes, tem mesmo a ver com o browser, e a sua compatibilidade com alguns sites. Um dos meus vícios, o Hattrick, tem um site simples, não muito pesado, e no entanto, sempre que quero aceder ao site pelo iPhone, é uma guerra. Ao colocar o cursor no campo de login, o "teclado" deixa de responder, tenho de introduzir uma letra, esperar que ela apareça no ecrã, depois introduzir outra letra... e por aí fora.

Para além disto, temos a própria limitação de 128Mb de RAM do iPhone, que leva a que por vezes tenhamos crashes absurdos no iPhone, às vezes enquanto estamos a ler uma notícia que até já carregou por completo.

O iPhone é sem dúvida a máquina mais fantástica que alguma vez me passou pelas mãos, mas pode ainda ser bastante melhorado.

Abraços amigos,
Carlos Oliveira

João Sousa disse...

O tamanho do ecrã? Reorganizar a informação para que seja visível num ecrã de menor dimensão?

ArmPauloFerreira disse...

Compreendam que aprecio bastante estas iniciativas de fazerem sites ainda mais práticos e dedicados, às potencialidades do iPhone. Não é isso que ponho em causa... Por acaso acho até muito bom este do Público (navegando até ao fim surgem as secções e tudo) e o da SIC é também muito original.

O tamanho do ecrã não é problema para o iPhone pois ele é muito dinâmico a aumentar/reduzir e a ajustar os sites ao ecrã (nas duas posições até).

agora o que acho é que a situação se torna bipolar uma vez que assim se caminha para os mesmos principios da era dos sites Wap.
Era bem melhor os sites serem mais simples, leves e fáceis de carregar em qualquer plataforma...

Anónimo disse...

Pois, mas infelizmente, e à medida que os anos vão passando, os sites vão ficar mais e mais pesados.

Além de que o Mobile Safari tem algumas limitações. Com ligações WiFi "ultra-rápidas", o desempenho do Mobile Safari no carregamento das página não melhora. Isto porque há uma limitação na capacidade de processamento do Mobile Safari (ou do próprio hardware do iPhone) pelo que a velocidade de carregamento das páginas está limitado pela plataforma, e não pelas velocidades de acesso.

Penso que não há risco de regressarmos à era WAP, já que fica sempre ao critério do utilizador aceder pelo site normal, ou pelo site optimizado pelo iPhone.

Bruno Ramalho disse...

e o melhor dos dois mundos não te parece bem? ;)

nem percebo a tua pergunta sinceramente... É óbvio que aceder a um site formatado para o dispositivo que levas na mão é muito mais prático/útil/friendly, o que torna o seu uso e consulta muito mais fácil.

A questão da memória aí em cima do Carlos Oliveira é bem pertinente. Há sites que são simplesmente pesados demais e podem dar origem a um crash do browser. Por isso, obrigadinho por nos darem o melhor dos dois mundos. Se quero ver o site completo, posso sempre fazê-lo, o que é muito melhor! :D

Um abraço.

ArmPauloFerreira disse...

Entendam por favor que não pretendo dizer mal desta ideia de fazerem mini-sites-touch. Venham mais até...

Bruno Ramalho disse...

eu não entendi mal, dá cá o teu iphone, oupa! ;D LOL

eu gostava de saber onde é que há mais sites destes em Portugal, isso sim... parece que é segredo! Por exemplo o Banco BPI já tem versão para o iphone! Eu não sabia porque não tenho conta lá, mas se fores ao site também não diz lá nada... cromos! Mas está muito porreiro pelo que diz o Carlos Martins. :)

Anónimo disse...

Armindo, não foi de todo minha intenção criticá-lo, peço desculpa se passei essa ideia.

Respondi em jeito de diálogo, de discussão saudável, nada mais. ;)

Aliás, acho até saudável a existência de pontos de vista diferentes dos meus, já que com a sua existência obriga também ao pensamento, à reflexão, e à expansão de horizontes.

Abraços amigos!

ArmPauloFerreira disse...

@ Naovouporai: Eh, eh, eh!..
Dar o MEU iPhone?! Nah... nem penses nisso nem a brincar! Naõ uso BPI por isso desconhecia...

@Carlos Oliveira (iTuners): Isso nem me passou pela cabeça e aprecio a elevação de todos quando se debate questões como esta. Eu concordo contigo... apenas estava a ver mais longe no tempo...