sábado, 25 de outubro de 2008

Música da semana: Spiritualized "Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space"

Continuação do anterior artigo sobre Spiritualized...

A obra-prima de Jason Pierce...

"Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space" (1997)

A evolução do projecto Spiritualized, sentia-se pelos dois álbuns anteriores. Mas ninguém estava preparado este terceiro álbum...
É um álbum não imediato, aparentemente estranho como toda a obra de Jason Spaceman
Assumindo o som hipnótico e psicadélico, Jason Spaceman, contextualizou esta edição como se de um medicamento se tratasse, tratando o álbum em tom progressivo-sinfónico, com formato conceptual e expandindo o que já haviam feito antes para um novo nível.
Não se limita a ser rock alternativo só, sendo muito mais do que isso. As influências deste passam pelo som gospel, pela folk, pelo blues, pontuado pelo uso dos instrumentos típicos de música clássica com imensos instrumentos simfónicos em simultâneo (banda rock eléctrica com imensas camadas de cordas e metais), violinos imersos de tristeza, vozes sussurradas, percussão magnífica, etc.

Foi considerado um dos melhores do ano 1997 por toda a crítica especializada (teve direito a remistura electrónica assinada pelos Chemical Brothers num tema). A mente criativa de Jason Pierce brindava-nos com a sua obra-prima continuando ainda hoje a ser o seu melhor trabalho.
É um álbum que nos propõe fazer uma viagem por territórios ora calmos, ora electrizantes, ora celestiais e etéreos ora de caos absoluto emerso em ruido (jams de noise puro) mas sempre doseado e tratado de forma genial.
Não é um álbum para ouvidos mainstream e destreinados do mundo alternativo, pois à medida que vai avançando o desafio de o ouvir é cada vez maior.

Não é à toa que mal começa é dada a comunicação que se "está a flutuar no espaço" (até se ouvem beeps da nave) e que à 3ª faixa nos embatemos com a celestial "I Think I'm In Love", uma espécie de lobo em pele de cordeiro que se vai instalando pelo disco e que tomará novo rumo em "Broken heart" (pontuada por um ritmo quase fúnebre). Passamos por momentos da passagem para o caos crescente iniciado em "Home Of The Brave" e que culmina no adorável instrumental avassalador "The Individual". Em seguida somos dirigidos para o confronto religioso com direito a fanfarra de rua em "No God, Only Religion" e culmina na dura realidade de "Cop Shoot Cop" (longo tema com recursos a jams de noise).

Broken Heart (actuação ao vivo no programa de tv "Later with Jools")


Talvez nos dias de hoje e neste século super-acelerado se torne difícil de lhe dedicar a atenta escuta, mas na verdade, é que este álbum é intemporal pois poderia ter sido feito tanto há 20 anos atrás como poderia ainda ser só estreado daqui a 10 anos - não tem sinais de tempo algum.
É magnifico!!!
Uma obra-prima psicadélica e o melhor de sempre dos Spiritualized.

video de "Come together" (1997)


Na altura que "Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space" saiu para o mercado, teve durante tempo limitado uma edição especial. Ora a edição especial era uma caixa idêntica às embalagens de medicamentos, que tal como na capa do disco se refer era composto por uma tablete com um "comprimido" (o CD), e a tablete tinha de ser rasgada tal como as dos comprimidos para retirar o disco. incluia o folheto com a informação da "composição", a indicação, efeitos secundários, cuidados a ter com a prolongada exposição ao "produto".

Depois da obra-prima o projecto Spiritualized lançou um disco ao vivo, vários álbuns, EPs e colectâneas (antologias de faixas soltas e versões alternativas)... e recentemente, já em 2008, o álbum "Songs In A&E".




Sem comentários: