sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Séries de qualidade: temporadas 2008-2009... (parte 3)

...3ª e última parte dos artigos dedicados ás "Séries de qualidade nas nossas TVs..." ver (parte 1) e (parte 2)

Falar de séries num blogue pessoal envolve obviamente abordar aquelas que mais apreciamos e seguimos. Quando se gosta muito de uma série acabamos por não conseguir esperar que elas passem na TV. Até porque nem sempre conseguimos conciliar os horários e os vários canais onde passam e principalmente porque as TVs normalmente passam algumas séries com as temporadas em atraso considerável.

Não é de espantar que a maioria da malta as encontre "naquela loja especial" (a internet).
Assim conseguimos acompanhar as séries à medida que elas vão sendo exibidas na TV americana (sim, a maioria vem de lá).
As temporadas para 2008-2009 já arrancaram há umas boas semanas (desde Setembro que foram arrancando). Como não é possívels seguir todas, "apanho" as que mais me interessam e relego outras para quando passarem nos nossos canais de cabo.

É sobre essas que passarei a dedicar uma palavrinha de apreço...


Ghost Whisperer - season 3

Por cá mais conhecida por "Entre vidas" (SIC/Fox Life).
A 3ª temporada não tem nada de especial e é mais do mesmo com a diferença de contar com uma nova personagem para ocupar o lugar do professor que ajuda a personagem  Melinda Gordon (Jennifer Love Hewitt).
O futuro desta série não me parece nada promissor por se ter tornado pouco inventiva e repetitiva no seu modus-operandi.
Mas é preciso dar o beneficio da dúvida e manter a esperança que terá bons momentos como aconteceu na 1ª temporada. Até porque tem material para isso... ...pois basta descair um pouco para um lado mais negro e continuar a ideia que as assombrações têm um plano maior como chegou a dar a entender.


Knight Rider (2008) - Season 1

Prometeu demais com o telefilme piloto (anda em exibição no TV Cine) mas a evolução da série está a evoluir para a patetice total.

Este novo KITT fala tanto que até chateia... mas lá se vai vendo e dá-se o sinal de dúvida pois pode evoluir para um caminho bom...
Eu espero o surgimento de rivais como o KARR (nem falo no Goliath) ou até mesmo uma participação especial do antigo KITT dos anos 80 conduzido pelo próprio David Hasselhoff (os acontecimentos e origem deste remake -ver episódio piloto/telefilme-  permitem essa possibilidade).
Sempre ajudaria a espicaçar um pouco mais o entusiasmo por este show, que anda algo imberbe...


Terminator: The Sarah Connor Chronicles - Season 2

Esta é uma série muito interessante pois situa a acção depois dos acontecimentos do filme "Terminator 2" (1991) e acompanhamos a ascenção de John Connor como o lider que será um dia no futuro contra as máquinas.
É uma série sci-fi com andróides e alguns paradoxos temporais (inicio da 1ª temporada) e que na segunda temporada contamos com a nova ameaça do androide T-1001 (novo modelo semelhante ao T1000 do filme T2 -feito de metal liquido) protagonizada por Shirley Manson (cantora dos Garbage, agora actriz).
E as noticias de vir a ser cancelada foram afastadas com a produtora a dar luz verde a mais episódios... e nós agradecemos. 



Medium - season 4 & 5

Ora aqui está uma série dramática e fantástica em simultâneo. Uma mulher, Allison Dubois (Patricia Arquette) tem uma capacidade extra-sensorial muito avançada, e que recorrentemente através de sonhos tem visões de acontecimentos que já siucederam... ou irão suceder. Essas visões surgem como pedidos de auxilio e só terminam depois de ter contribuido para a resolução de cada caso. Allison passa a colaborar com as autoridades e investigadores, como consultora mas sem que a sociedade saiba que é uma medium. Na 3ª temporada, foi desmacarada pelo desenrolar de um caso muito especial e acabou proscrita (4ª temporada) de qualquer envolvimento com a justiça...mas as visões continuam. Esta série é fabulosa porque não tem artificios mirabolantes (como Ghost Whisperer por ex) e é filmado com a câmera ao ombro, providenciando-nos uma sensação intimista e realista. Ao mesmo tempo é uma série familiar pois Alison também é mãe (de 3 filhas e já se percebeu bem que todas elas têm o mesmo dom porque é hereditário) e esposa. E como todas as pessoas reais, vive os problemas do dia-a-dia... incluindo não a falta de dinheiro para as despesas.
A 5ª temporada também já arrancou nos EUA e anda a passar no AXN a 4ª temporada todas as segundas feiras ás 21:30h. Recomendo!


Smallville - season 8

As aventuras do jovem Kal-El, também conhecido por Clark Kent e que será um dia o Super-Homem. A série continua a sua toada da evolução do mundo de Superman enquanto jovem.
Na 8ª temporada, Clark é finalmente reporter do Daily Planet e até faz dupla jornalistica com Lois Lane. Esta é uma série que teve na 1ª temporada imensas ideias para alargar o mundo deste futuro super-herói, renovando-o desde a sua origem com intrigas e enredos muitos interessantes.
Deixou de me cativar nalgumas temporadas pois parecia funcionar em piloto automático, repetitivo até, mas foi ao atingir a 5ª temporada que começou a ter um novo fôlego, onde até começaram a surgir com muita força personagens do mundo da DC Comics (também ainda jovens claro). Desde aí prendeu-me totalmente!
As temporadas seguintes são muito boas pois tem poucos episódios "com palha para encher o show" mas que seguem uma linha narrativa muito peculiar e com cada vez mais gente que será também um dia super-heróis como acontecerá com Clark. Já tivemos direito à jovem Liga da Justiça (com Flash, Cyborg, Green Arrow e Aquaman junto de Clark Kent), o aparecimento sempre curioso de Martian ManHunter, Brainiac, a Supergirl, Bizarro, Krypto (o cão super), Canário Negro, etc. Nesta 8ª temporada temos a maior ameaça de Super-Homem: Doomsday, o único ser que conseguiu matar o Super-Homem (quando há muitos anos li essa BD até fiquei emocionado). Ver a personagem de Doomsday a evoluir para algo negro e esperar pelo embate com Clark Kent... é imperdível.


Heroes - season 3: Villains

Esta série teve na primeira temporada um nível tal que me fez catalogar da melhor série da altura. Ainda para mais usa um mundo imaginário de personagens mutantes tipo super-heróis à lá X-Men. A segunda temporada não foi assim tão boa como a primeira e esta 3ª pretende voltar á forma inicial, juntando novas situações e imensos paradoxos na linha temporal (a mesma pessoa do futuro com a do tempo presente). É obviamente de seguir e esperar que aumente de nível relativamente à curta 2ª temporada.
No entanto, devo salientar que para já o arranque está algo wild e a apontar em várias direcções...
Uma delas é interessante a ideia de os mais perigosos vilões terem escapado da prisão ao mesmo tempo que alguns daqueles que tínhamos como heróis caminham para um lado negro... o show ficou complexo!
Fez-me recordar o épico da DC Comics com a Crise nas infinitas terras...


Fringe - season 1

Esta é uma nova série em estreia e tem-me colado totalmente. A cada episódio melhora e torna-se tudo mais intrigante e fascinante. É a uma criação de J.J. Abrahams, o mesmo que criou "Alias" e "Lost" e é uma espécie de cruzamento de X-Files, da The Twilight Zone ou Night Stalker, com o imaginário sci-fi de cariz ciêntífico e situações quase cibernéticas (futuristas).
É para já muito rica em situações bem inteligentes, bem pensadas e... adoro e recomendo!!!


Mas muitas outras já arrancaram também como o "Sobrenatural", "Prison Break" (haverá ainda pachorra para mais disto), "Dr. House", "Anatomia de Grey" ou "Donas de Casa Deseperadas".
Estas 3 últimas vão em Novembro passar já na nossa TV nacional, numa tentativa de combater os downloads da internet e para também ficarem disponíveis os pack muito próximo de acabarem de passar na TV (e não um ano depois).

"Caprica" está quase aí a estrear (spin-off da BS Galactica e que resulta numa prequela, com os acontecimentos a surgirem antes de tudo o que surge em BSG).

"Lost" e a continuação da "BS Galactica" (a segunda parte da 4ª temporada - a 4B), só em inicio de 2009...


De notar que já me enjoa (e me recuso a ver até) as séries policiais e sobre a lei.
Será que os canais têm todos de alinhar pela mesma bitola de advogados e investigadores policiais?
É por isso que admiro o MOV e o FX... são bem diversificados.

2 comentários:

Carlos Martins disse...

Haja tempo para ir vendo tudo. :)

ArmPauloFerreira disse...

Esse é que é o problema maior. O que nos vale é depois de ter os avi os podermos ver va´rios episódios de um show de rajada... É melhor que esperar semana após semana.

Nota: Adicionei mais umas linhas de texto e a série Medium também (faltava esta).