quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Google Android G1 (por via HTC)

Puxa que ainda não havia falado aqui do telemóvel da Google, o Android G1 (metido num HTC) e quando reparo já ele está disponível no mercado americano.
Sendo assim deixo a informação da Cibéria que diz que:

"Um jovem estudante que esperou mais de 10 horas pela abertura da loja da T-Mobile em São Francisco, foi a primeira das 150 pessoas que aguardavam para a comprar o G1, o primeiro telemóvel baseado na plataforma Google Android.

O novo smartphone que muitos consideram um rival do iPhone foi lançado na quarta-feira nos Estados Unidos por 179 dólares em conjunto com um contrato de dois anos - sem contrato o preço sobe para os 399 dólares.

Apesar de se terem formado filas à porta de várias lojas da T-Mobile espalhadas pelos Estados Unidos, não se viram pessoas a dormir na rua desde a noite anterior como aconteceu aquando do lançamento do iPhone.

O G1 possui algumas características que o posicionam como um concorrente directo do iPhone 3G, incluindo o ecrã táctil, suporte para redes 3G, conectividade Wi-Fi e GPS.


Existem contudo diferenças significativas entre o G1 e o telemóvel da Apple, a maior das quais reside no facto de o seu sistema operativo, o Android, ser de código aberto - a Google disponibilizou esta semana o código fonte.

Isto permite que qualquer pessoa com os conhecimentos técnicos necessários possa desenvolver novas aplicações e melhorias para a plataforma sem as restrições que a Apple impõe aos programadores que desenvolvem para o iPhone.

Esta filosofia está também presente na loja virtual Android Market, onde as aplicações não estão sujeitas a um processo de aprovação e selecção como acontece na App Store, o serviço equivalente para o iPhone e iPod touch.

Quanto à disponibilidade do G1 fora dos Estados unidos, o mercado britânico deverá recebê-lo em Novembro e o resto da Europa no primeiro trimestre de 2009.
"




Gosto muito da versão em branco... no entanto acho que tem demasiadas artimanhas para se fazer qualquer coisa... e demasiados botões também. Não sei porquê mas entendo que não vai incomodar o iPhone mas sim todos os outros iphone-killers (Nokia, LG, Samsung, etc).

No geral o G1 parece-me bem!
E até já reparei em pormenores que seriam engraçados no iPhone...

Actualização:
Eu considero o iPhone 3G e o G1 como dois produtos muito alternativos para dois tipos de users informáticos que estavam sem representação no mundo mobile.
O open-source no G1 remete-nos para o pessoal Linux (serão esses os mais fervorosos adeptos do G1) e o iPhone OS X para os apreciadores Mac.
Os Windows users já tinham a plataforma Windows Mobile, imensos dispositivos para escolher e conseguem ter ainda a vantagem de também juntarem agora o G1 e o iPhone.
Na verdade, continua a ser os Windows users os que estão mais bem servidos em termos de opções, compatibilidade e conectividade. It's unffair but...

2 comentários:

Anónimo disse...

"O G1 possui algumas características que o posicionam como um concorrente directo do iPhone 3G, incluindo o ecrã táctil, suporte para redes 3G, conectividade Wi-Fi e GPS."

Tal como o Armindo disse, e bem, vai incomodar os outros smartphones, não me parece que o faça ao iPhone.

Tem ecrã táctil mas que não é multitouch. Tem vista em portrait e em landscape, mas não é de modo automático, já que não tem acelarómetro, e só muda para vista em landscape após a abertura do painel do teclado.

Depois há outros pormentores de utilização, patentes numa review do Walt Mossberg (Wall Street Journal) que cada vez me convencem mais que não é concorrência para o iPhone.

Ah! Para não falar que não sincroniza os contactos dos livros de endereço de um Mac ou PC, apenas dos contactos armazenados na conta do Gmail!!!

ArmPauloFerreira disse...

@ iTuners (Carlos): É realmente assim como informas no teu comentário e acrescentas mais dados sobre este G1.

Eu considero o iPhone 3G e o G1 como dois produtos muito alternativos para dois tipos de users informáticos que estavam sem representação.
O open-source no G1 remete-nos para o pessoal Linux (serão esses os mais fervorosos adeptos do G1) e o iPhone OS X para os apreciadores Mac.
Os Windows users já tinham a plataforma Windows mobile e conseguem ter ainda a vantagem de também juntarem o G1 e o iPhone. Na verdade são os Windows users os mais bem servidos em termos de compatibilidade e conectividade.