quarta-feira, 31 de março de 2010

Series TV: "Aquaman"... a serie que nunca passou do piloto

Quase sempre que vejo a série "Smallville" e surge o Green Arrow, recordo-me de uma série que não passou do piloto.
Justin Hartley, há uns anitos atrás (em 2006) esteve para ter a sua própria série, que era sobre o Aquaman, uma personagem da DC Comics.



O episódio piloto foi bastante jeitoso e prometia pegar até. Recordo-me que na altura até chegou a ser um dos episódios mais descarregados da iTunes store, quando esta passou a vender videos.

Contudo, as decisões de quem manda não deram o aval para avnçar a série regular e apenas se ficou pelo episódio piloto. Até porque chocava com Smallville, pois o actor iria confundir-nos ao ser numa o Green Arrow e na outra Aquaman… quando precisamente em Smallville já havia outro actor a fazer de Aquaman também.

Foi uma pena pois parecia vir a se tornar interessante.

Ideias... Infinite USB

Se há coisa que se massificou absurdamente até, foi a ligação USB.

Longe vai já o ano em que a Apple lançava o iMac em 1998 (com o famoso tom bondi-blue) e nele apenas usava ligações USB, quando o mundo ainda estava amarrado ás ligações SCSI, serial, adb e etc.
Eram ligações especificas para cada género de dispositivo (por exemplo: teclados e ratos tinham a sua própria ligação, os scanners e armazenamento externo era por SCSI...).

Actualmente o USB2 tornou-se um standard global.

Contudo, a massificação da ligação USB fez com que a totalidade dos dispositivos para ligar por cabo aos nossos computadores seja por USB e isso faz com que as portas disponíveis nunca cheguem de facto.

O designer Gonglue Jiang, teve a feliz ideia de desenvolver um novo conceito de fichas USB onde a possibilidade de ligar inúmeras ligações USB numa só porta é uma nova e interessante abordagem.
O projecto chama-se Infinite USB... e já ganhou o prémio IF Concept Award 2010.


Consiste numa ideia para fichas USB onde a própria pode receber outra e assim funcionar em cadeia. Teve ainda a bela ideia de dotar alimentação por USB (com um adaptador com o mesmo conceito) para quando a cadeia se torna grande ou a energia é necessária.

Não foi á toa que escolheu um MacBook Air para ilustrar a sua ideia... pois este só tem uma única porta USB.

Até faz pensar como nunca ninguém se lembrou disto.
Brilhante!

Apple actualiza... OS X 10.6.3 + iTunes + QuickTime + iPhoto + Aperture + Segurança + etc

Caramba! O iPad está mesmo a dias de chegar e isso originou dentro da Apple à libertação de uma catrefada de updates que se parecem estar a extender à maioria do software Apple.
Só falta sair mais um Safari novo ou um update ao iPhone OS 3... pois a lista de updates não tem parado.

Os updates são de peso... e logo agora que a ZON nos anda lixar com forte traffic-shapping e limitar-nos em 80%...



Mac OS X 10.6.3... chegou!
O update é massivo e pode variar de ±400Mb ou ±700Mb...
Mais na página do update ao OS X.


Mac OS X Server 10.6.3
A versão servidor também recebeu o respectivo update... e ainda mais gordinho: tem mais 800Mb
http://support.apple.com/kb/DL1020



+

O iTunes 9.1 contém várias funcionalidades novas e melhorias, entre as quais:
• Sincronização com o iPad para desfrutar da sua música favorita, dos seus filmes, dos seus programas de TV, livros e muito mais, onde quer que se encontre
• Organização e sincronização de livros descarregados do iBooks no iPad ou adicionados à biblioteca do iTunes
• Alteração do nome, reorganização ou remoção de misturas Genius
Encontrará informação adicional acerca do conteúdo de segurança desta actualização no site: http://support.apple.com/kb/HT1222?viewlocale=pt_PT



O QuickTime 7.6.6 é recomendado a todos os utilizadores do QuickTime 7 e contém alterações que aumentam a fiabilidade e melhoram a compatibilidade e a segurança, incluindo:
• Melhoramentos gerais a nível da fiabilidade para o iMovie.
Encontrará informação detalhada acerca desta actualização no site: http://support.apple.com/kb/HT4008?viewlocale=pt_PT.


+

iPhoto 8.1.2
Esta actualização, recomendada a todos os utilizadores do iPhoto ’09, visa pequenos problemas relacionados com a importação e sincronização com o iPhone, iPod e Apple TV.
Caso necessite de informação adicional acerca desta actualização, consulte o site: http://support.apple.com/kb/HT4052?viewlocale=pt_PT

+

Aperture 3.0.2
iPad... bla, bla, bla... mais aqui

+

Segurança 2010-002... apenas só mais uns 210Mb.
Pouca coisa... um "xisquinho" só...


+ e ainda, porque é pouco:
MobileMe Control Panel for Windows + iPhone configuration utility for Windows + Bonjour para Windows

terça-feira, 30 de março de 2010

Iron Man 2: poster internacional + spot tv + poster IMAX

"Homem de Ferro 2"... chega a 29 de Abril.

O "product placing" em funcionamento no filme... o super-herói faz uma pausa para... comer um donut!
E parece que o poster de "G.I. Joe" já tem seguidores, pois a Scarlett Johanson surge aqui no mesmo estilo... toda de preto e de costas, ou seja muitas curvas...

Poster Internacional

Tv Spot



Poster IMAX

iPad... videos "Guided Tours" on-line

A Apple já tem no site os iPad Guided Tours, que são diversos videos (11) onde nos é apresentado o modo de funcionamento das diversas características do iPad, com um nível consideravel de detalhes e informações sobre o software (Apple) do iPad.



Obs. (1):


Ao ver os Guided Tours, saltam de imediato algumas observações, tais como:
- o interessante uso do dock-conector para fazer adicionar fotos externas directamente para dentro o iPad (um adaptador por USB e outro para cartões) que fará imenso jeito;
- o modo de moldura fotográfica do iPad, para deixar a exibir fotos sobre um móvel;
- o belissimo novo slideshow de fotos, que nem sequer o temos no iPhoto mais recente;


- o facto de aplicação Mail mostrar uma mailbox única que torna bastante mais práctico ver todos os e-mails das várias contas (no iPhone torna-se aborrecido quando se tem várias contas diferentes e cada uma tem um ou mais novos e-mails);
- a aplicação iPod ser finalmente muito semelhante ao iTunes do Mac/PC - contudo, não notei a possibilidade de criar playlists no iPad (continua a chatice!);
- o YouTube tem talvez a mais interessante interface e funcionamento que já vi;
- por fim, o facto da presença de mãos africanas (pele negra) nalguns dos videos... um belo gesto sim, senhor!;



Obs. (2):

Não deixo contudo de ficar intrigado como um outro facto (que já não vem de agora até).

O iPad, tal como esperado, apresenta-se mais iPod touch do que iPhone, e a partir daqui acho que entendo a opção de ver aplicações separadas para "Videos" e "iPod".
Agora o que não me parece correcto e é até confuso é, manterem a designação da aplicação que nos liga à iTunes Store com um simples "iTunes". Esta é uma situação com barbas já desde que surgiu o iPhone e que no meu entender ficaria bem melhor se fosse mais coerente com termos como "iTunes Store" por exemplo.
Afinal, no computador seja Mac ou PC, usamos a aplicação iTunes e lá dentro encontramos a Store (loja) e a Library (com a música, vídeos, podcasts e não só). Entendo que toda a segmentação que sempre se verificou no iPod touch e agora no iPad, poderia muito bem ser unificada (e ser coerente com o iTunes do computador) ou então que façam o mesmo para o iPhone (que nunca teve a separada app Videos por ex).

Para mim o mais coerente seria removerem o nome "iPod" á aplicação e darem o nome correcto, que é "iTunes" e a aplicação para ir á loja ser "iTunes Store". E deveriam espalhar a regra pelo iPod touch e pelo iPhone também.
Sinceramente, toda esta discrepância de títulos nem parece típico da Apple...

iPad... vai permitir melhores (e maiores) aplicações

Caramba, que se no iPad, até a AppStore vai ser um espéctaculo, como serão as aplicações?

havia referido antes que a aplicação de Mail já estava um sonho, depois no iPad usar a internet vai ser uma experiência que acredito vir a ser marcante (ter a página aberta e mexer mesmo nos itens tocando neles no acto... ui... será ainda mais interessante que o "limitado" iPhone até), fazer anotações e a agenda é qualquer coisa impressionante.

Agora... basta ainda imaginar as novas possibilidades das aplicações que irão surgir a servirem-se do ecrã maior e da mior potencia do iPad... ui...

Por exemplo, reparemos na diferença desta aplicação para piano, a Nota, num iPhone (no canto inferior direito) e no iPad (não só com mais teclas mas até com duplo keyboard...). Nota-se bem as "maiores" possibilidades...



Não é por nada mas no iPad é tudo visualmente cativante... mais que no iPhone e que até no Mac!
(Isto é preocupante até!)

Quanto custa? O quê?
Estamos em crise... é mesmo. E a carteira tem mais ar que sei lá quê... e o dinheiro não nasce (aliás com o euro passou a desaparecer em demasia até)... senão...

segunda-feira, 29 de março de 2010

iPad... com nova AppStore (mesmo vistosa!)

O Apple iPad, está mesmo quase a chegar.
Está confirmada a estreia comercial para 3 de Abril, um Sábado, a entrega das primeira unidades em solo americano (yankie basterds).
Segundo todas as noticias até então o iPad tem já mais pré-encomendas do que teve o próprio iPhone. Os pedidos ultrapassam já as mais de 150 mil encomendas... loucura mesmo! E segundo se diz estes poderão até o receber mesmo antes do dia 3!



Recentemente descobriu-se que irá já contar também com um nova apresentação da AppStore. Cover-flow, várias colunas, aplicações XL (em tamanho maior, que apelidam já de HD ou XL), não falat lá nadinha.
Que está mesmo vistosa é uma verdade... e o seguinte video comprova-o.





Fonte (video e informações): Blog do iPhone

Blogger: estreia editor de templates interactivo (finalmente!)

Até que enfim o serviço Blogger (da Google) apresentou um editor de templates para os blogs (blogspot).

Este era para mim, na verdade, um dos pontos mais vergonhosos do Blogger pois não se podia personalizar facilmente o aspecto do blogspot (se não se percebe-se um pouco mais do que o habitual) além de se usar um template pré-definido.
Assim tudo mudará e assim poderemos ter facilmente espaços com mesmo muito bom aspecto.

É um editor totalmente interactivo e que pode para já ser utilizado acedendo pelo "Blogger In Draft", que é onde se vão lançado novas funcionalidade para teste (e até ir já adoptando as novas ferramentas mesmo sabendo que estão ainda em desenvolvimento).

Está realmente muito práctico e funcional (ensaiar) esta ferramenta nova, que é muito benvinda à plataforma pois colmata uma das grandes lacunas do serviço.
E num instante conseguem-se combinações espantosas!


Os layouts fazem lembrar os blogs do Wordpress e os do Sapo (principalmente os deste serviço), onde tudo é totalmente personalizável.
Desde um esquema do template (com várias colunas, ou de lado ou em cada lado, etc; ou com a imagem a preencher a totalidade do fundo se quisermos; ou uma área para posts transparente; escolher conjuntos de cores a gosto e por aí fora; está demais... mas pelo seguinte video ainda se percebe melhor o potencial desta nova capacidade.


Para já a única critica é não ter notado nenhuma função para acertar a gosto a largura da área dos posts (tal como o template que uso que ronda os 600px). Dá muito jeito e torna os artigos muito mais curtos...

Vou aguardar que passe a oficial e quem sabe refresque aqui este meu espaço, para que o aspecto desta espelunca fique um pouco melhor... mas só quando tiver tempo, claro. (Que é o que menos há por sinal...)

Uma coisa é certa, vai ser bem mais fácil no blogspot ter um blog totalmente afinado a gosto.
A plataforma vai ver um surto de rejuvenescimento dos espaços subitamente...

Podem saber bastante mais no blog oficial do Blogger, clicando aqui.

Fonte: Aberto até de madrugada

Apple actualiza... iMovie 8.0.6


Já foi há uns dias (dia 25) que saiu esta actualização...

domingo, 28 de março de 2010

E tinha realmente...

sábado, 27 de março de 2010

MyJukebox: Dead Can Dance "Within The Realm Of A Dying Sun"


Dead Can Dance
Álbum: "Within The Realm Of A Dying Sun" (1987)
"Anywhere Out Of The World" + "Windfall"


O álbum tem um inicio com duas maravilhosas faixas que representam o expoente máximo do que gosto dos Dead Can Dance. Mas há muitas mais e boas... mas estas duas arrebatam-me!


Adenda: ver artigo dedicado a exibir as letras da "Anywhere Out Of The World", clicando aqui.

Earth Hour: Darth Vader salva o planeta!


Se até o Darth Vader decidiu ajudar a salvar o planeta... até nos fica mal não o ajudarmos também.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Millennium 2, Parnassus, The Blind Side, etc ... desde 25Mar10 nas nossas salas

Uma semana cheia de filmes a estrear nas nossas salas.

Para começar o grande filme da semana:
 

Flickan som lekte med elden (também por Millennium 2 - The Girl Who Played with Fire)
/  Millennium 2 - A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo

+ Inclui a exibição de "As Maltratadas"

Realizador: Daniel Alfredson
Elenco: Noomi Rapace, Michael Nyqvist, Sofia Ledarp, Lena Endre, Georgi Staykov, Micke Spreitz, Tanja Lorentzon, Annika Hallin, Peter Andersson, Per Oscarsson, Yasmine Garbi…

Sinopse: Baseado no livro do escritor Stieg Larsson, conta a história de Lisbeth que é acusada de triplo assassinato e com a imprensa a acreditar nisso. A excepção é Mikael Blomkvist, da revista Millennium, que fará de tudo para provar a inocência daquela que, dois anos antes, lhe salvara a vida…

Obs.: Só este título português bate tudo o que há de piorzinho! É tão idiota que afastará possíveis interessados a verem este potente filme que deve ser visto somente depois do Millennium 1.
Absolutamente fabuloso... e que chegue com brevidade a 3ª parte desta trilogia.
A Suécia está em grande mesmo em matéria de cinema!




 

The Imaginarium of Doctor Parnassus  /  Parnassus - O Homem que Queria Enganar o Diabo
De: Terry Gilliam
Com: Johnny Depp, Heath Ledger, Jude Law, Colin Farrell, Christopher Plummer, Tom Waits...

Obs: Este é que foi realmente o último filme de Heath Ledger e que devido a ter morrido antes de terminar as filmagens, colocou este filme numa espiral de sarilhos e obrigou a reinventar o filme (com mais actores a fazerem a mesma personagem).



E ainda:



The Blind Side / Um Sonho Possível
Realizador: John Lee Hancock
Com: Sandra Bullock, Tim McGraw, Quinton Aaron...

Obs: Foi com este filme que a Miss Hollywood, aka Sandra Bullock, ganhou o Oscar de melhor actriz.



Dear John / Juntos ao Luar
Realizador: Lasse Hallström
Com: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Richard Jenkins



Everybody's Fine / Estão Todos Bem
Realizador: Kirk Jones
Com: Robert De Niro, Drew Barrymore, Kate Beckinsale...



How to Train Your Dragon / Como Treinares o Teu Dragão
Realizador: Dean DeBlois, Chris Sanders
Com vozes de: America Ferrera, Gerard Butler, Jay Baruchel...

Zwame Magazine #4... revista online

A edição nº4 da revista Zwame já se encontra on-line e disponível em PDF.


Consultar a revista no respectivo site da Zwame.
Vale a pena...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Musica da Semana: Tindersticks "Falling Down A Mountain", o novo álbum (pt2)

De novo com o mais recente álbum da banda indie Tindersticks, o "Falling Down A Mountain" (2010), desta vez já finalmente eleito a Música da Semana (o requisito é ter um video e como felizmente já o há...).
Consultar a 1ª parte deste artigo, clicando aqui, que servia para o apresentar apenas.



"Falling Down A Mountain" (2010)



Segue os caminhos abertos com o registo anterior, o "The Hungry Saw" conseguindo evidenciar uma nova e refrescante liberdade de opções e sem receios de arriscar outras soluções.

Curiosamente, deixa também um certo travo do primeiro álbum da banda, pela maior carga rock (as guitarras e teclas estão muito mais presentes). Facto que já se pressentia no video de apresentação, que era uma espécie de cartão de visita desta revigorada banda (que tem novos elementos, com destaque para o guitarrista David Kitt).

É um álbum mesmo muito bom e viciante, criado com enorme um sentido intemporal.
Qualquer um distraido poderia afirmar que este é um álbum com anos ou décadas.

A destacar faixas como "Falling Down a Mountain" (belíssima longa faixa semi-instrumental), "Keep You Beautiful", "Harmony Around My Table", "Peanuts" (um dueto viciante e pessoalmente a melhor faixa do disco), "Factory Girls" ou o magnifico instrumental "Piano Music". Deixo para o fim o destaque para uma das melhores faixas a "Black Smoke", que representa muito bem o novo estado da banda.

De tão bom que é, chega mesmo a parecer um álbum muito curto (± 45 min) ... e que deveria ter ainda mais algumas faixas (tem 10), pois sabe mesmo a pouco...

Black Smoke

Termino com um video dos fãs, onde junta relacionou a canção "Peanuts" com a antiga série de animação com o mesmo nome.

Peanuts (Feat. Mary Margaret O’Hara)

Series TV: "FlashForward"... de regresso ao AXN!

É hoje que a série "Flash Forward" regressa ao AXN.


Esperemos que a paragem de 3 meses que fizeram á série (para a melhorar e houve também alterações na equipa que a faz), tenha servido para relançar a série a melhores níveis de interesse, pois até aqui o que foi visto na 1ª parte já exibida, a coisa não estava assim lá muito famosa perante a enorme ambição que a série trazia. Se ao menos criarem mistérios que... se mantenham mistériosos mesmo depois de sabermos um pouco mais sobre eles, já é um ponto muito positivo. É que até aqui as situações não passavam de serem resolvidas e esclarecidas no próprio episódio. Um outro aspecto que fazia manter o interesse eram um finais em cliffhanger, que abriam o apetite para ver o episódio seguinte. Vamos a ver no que dá...


Deixo para terminar, umas belas imagens publicitárias relacionadas com a série (do FlashForwardZilla), bastante curiosas (clicar para ampliar):


 

Adobe Creative Suite 5 apresentado a 12 de Abril

A Adobe anunciou um evento para 12 de Abril para apresentar a Creative Suite 5 (CS5).


Não se sabem ainda que novidades trará esse evento mas os interessados podem se inscrever para assistir on-line esta apresentação. Pessoalmente espero que o Illustrator CS5 traga belas e úteis adições á aplicação. E espero também boas novas para o Photoshop, InDesign e o Acrobat/Distiller.

O resto (principalmente a parte Flash/Web) não me aquece nem arrefece nadinha... Mas será de contar com ferramentas nesta área para passar aplicações Flash a serem compatíveis directamente com aplicações para iPhone OS... ou algo assim parecido.

No site da Adobe já há uma página dedicada ao CS5e está em contagem descrescente.
Clicar aqui.

quarta-feira, 24 de março de 2010

MyJukebox: Spiritualized "Lazer Guided Melodies"


Spiritualized "Take Your Time" (Lazer Guided Melodies -1992 -ver review aqui)

Ideias... a iDesk

Chama-se iDesk e este projecto tem o conceito de secretária a combater ao máximo a evidência de fios.
Tem ainda uma doca para iPhone e iPods...






Mais no site do produto iDesk