terça-feira, 30 de novembro de 2010

TvPrime... agora como revista digital on-line

Há uns meses atrás surgiu nas bancas uma nova edição dedicada ao mundo das séries e que também prestava uma olhar ao cinema.
Chamava-se tvPRIME e atirava-se à tarefa difícil (e pouco recompensada) que é abordar os conteúdos de TV.

Contudo, investir em séries e conteúdos TV ainda não é a mesma coisa como se vê suceder com o cinema e não aguentou além 1ª edição e o projecto ficou-se por este número único.
Tal como já dizia na altura sobre a única edição impressa da tvPRIME que o mercado conheceu, a revista "mereceria ter tido melhor sorte nas bancas e se ter aguentado para lá da primeira e única edição. É que esta era única ao se dedicar exclusivamente a séries de TV..."

No entanto, o facto de perecer em formato fisico fez com que a equipa passasse a dar um foco maior na existência digital e como tal, o site da ex-revista e a forte presença no Facebook, têm mostrado provas de que é um projecto para ficar e se estar atento.

O mais recente passo que a equipa deu foi fazer regressar a revista, só que desta vez em formato digital on-line permitindo ainda ser descarregada (é Flash e não PDF - e é uma pena).


Assim, contamos com mais uma excelente web-magazine.
Esta é ainda uma primeira edição, mas onde em apenas 18 páginas revela perfeitamente bem as intenções do que se propõe abraçar: conteúdos TV e cinema.


E fá-lo com muita categoria e genorosidade.

Sim: é também gratuita!
Uau! Temos mais uma revista digital!!!

Ver a edição de Novembro apartir do site da tvPRIME, ou clicando aqui.
Recomendo!

Barcelona atropelou Real Madrid... Mourinho resignado (Tadinho!)

Coitadinho do Mourinho, que tem um enguiço qualquer perante o Barcelona, nos momentos cruciais.
A aparente superioridade táctico-técnica cedeu perante as maravilhas do futebol catalão.

Torci pelo nosso "Mou", e a sua branca equipa, para que superasse o Barcelona e ficasse isolado na frente do campeonato.
Acabou por sair tudo ao contrário e o que se viu foi o Real Madrid ser atropelado pelo Barcelona com uma goleada de 5-0. Digamos que o todo poderoso Real Madrid, com o melhor treinador do mundo e um dos melhores jogadores do mundo... foram banalizados.
(Pareciam o Benfica perante o grande FCPorto e até com o mesmo resultado!)

5-0 Mourinho? Uiii....


Conforme noticia o Record:
"Não é humilhante! É uma derrota fácil de digerir porque não houve possibilidades de ganhar... É pior quando tens oportunidade de ganhar e não ganhas. O resultado é um prémio para a equipa que jogou bem e um castigo para quem jogou mal", explicou o português que garantiu ter dito aos seus jogadores que "o campeonato não acabou".
(...)
"O campeonato será equilibrado até final. Não ficou decidido aqui. Sempre disse que o Barça é um produto acabado, no sentido de um trabalho de muitos anos. O resultado é um prémio para quem jogou muito bem e um castigo para quem jogou muito mal”, referiu Mourinho."

E falou bem.

iPad em Portugal oficialmente. Hoje? Sim!

Caraças, as lojas mais conceituadas estão em reboliço a anunciarem para hoje a chegada oficial do iPad em Portugal.
Practicamente todos menos a Apple... e acho que a Apple não se terá distraido e esquecido de promover o seu próprio produto em Portugal.
O que me leva a crer que anda alguém adiantado neste processo...
iPad em Portugal oficialmente e já hoje?
Hummm...



Adenda:
Afinal, quanto á chegada do iPad a Portugal para hoje... é um redondo sim!

Da parte da manhã, o iPad já era anunciado no próprio site português da Apple, apesar de não constar na Apple Store.
E assim o iPad, é oficialmente mais um produto para se pensar neste Natal.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cassetes...

Quando era novo não existiam os processos digitais dos nossos dias de agora, que nos inundaram do comodismo do mp3, do streaming, do YouTube, etc. Para ouvir musica, ou era pela radio, pelos discos vinyl... ou então pelas cassetes. E é sobre as cassetes que evoco a memória...




As cassetes tinham a vantagem de poderem ser de fonte originale oficial (alternativa pratica ao disco vinyl) ou então permitia-nos gravar de qualquer fonte a musica que queríamos ter. Da radio (era estar atento às melhores emissões musicais e ter dedo rápido para não apanhar a voz do locutor), dos discos vinyl e melhor ainda, serviam de fonte pirata nalgumas feiras manhosas (até se podiam encomendar...).

As cassetes era algo que trazia sempre comigo, que se aproveitavam as viagens de transportes públicos (tal como nos dias de hoje) para dotar de banda-sonora essas viagens. E não havia nada melhor do que ter cassetes com as melhores músicas do momento.
Os montes de cassetes que gravei nesse tempo, só para ter boas "playlists" para o walkman, para a aparelhagem hi-fi (de tamanho midi) e mais tarde para o carro.

À custa das gravações mexia em discos vinyl, limpava-os, punha gotas de água nas trilhas para o som não ter fritados, etc... Que tempos tão bons... e laborosos.

As cassetes que mais gravava eram as Sony, TDK, as That's mas sempre de tipo 4, Metal, porque o som não se deteriorizava. Ou era de Chrome ou Metal... das Normal só se não ouvesse mais nenhuma.
O quanto eu adorava as cassetes da Sony série Walkman, que foram desenvolvidas especificamente para se usar em walkmans, tinham um curta faixa branca para que o auto-reverse fosse imediato.




No carro, havia sempre por lá escondida, uma jukebox, que era nada mais nada menos que um porta-cassetes repleto de cassetes preparadas para sonorizar as viagens de carro.

Depois veio o CD e ainda fazia o mesmo com gravações de cassetes... mas só a era iTunes é que deu cabo de tudo isso.
Do Cd-R de compilações, passei a criar playlists no iTunes para o iPod nano e actualmente no iPhone. Actualmente até já nem me dedico a fazer uma playlist sequer.
A evolução dos tempos....


Fica aqui um endereço para que os suadosistas das cassetes reencontrem as que mais usava:
http://tapedeck.org/

Safari crashou e a culpa é do Flash


É raro ter um crash com o Safari mas tenho de dar razão ao Steve Jobs: o Adobe Flash player é a razão de muita chatice em Mac OS X.

"We also know first hand that Flash is the number one reason Macs crash. We have been working with Adobe to fix these problems, but they have persisted for several years now. We don’t want to reduce the reliability and security of our iPhones, iPods and iPads by adding Flash."

Subtilezas da Wii... alertas de updates (em stand by)

Nunca fui um gamer e por essa razão nunca me deu para ter uma consola. No entanto, acabei por dar o braço a torcer perante a Nintendo Wii que me convenceu desde que a vi e usei há uns anitos no El Corte Inglés (e na FNAC... e na MediaMarkt, etc). No momento ainda não é uma consola ultrapassada como se possa pensar, apesar de não exibir imagem HD como as outras concorrentes ou não ter a nova moda da captação de imagem video (com reconhecimento 3D). Mas  esse facto também não me faz diferença ainda pois aqui ainda vejo TVs com imagem do século 20...


Uma das coisas apreciáveis na Wii é a forma como avisa ter um update quando está desligada.
Acho mesmo admirável a ideia de a drive óptica exibir uma iluminação pulsante que, no escuro, surte um belo efeito néon azul.
Quando surge uma actualização de software, ou algum alerta ou mensagem importante da Nintendo... a Wii fica brilhante em stand by!
Cool!!!

domingo, 28 de novembro de 2010

Ainda assim empatamos...

O FCPê jogou ontem contra duas equipas em simultâneo: uma vestida de verde e outra de preto.
Mesmo assim não perdeu.
É obra mesmo!!!


Só prova a grandeza do clube azul!!!
Bibó Puorto, carago!

sábado, 27 de novembro de 2010

FNAC: Dias aderentes com MacBook Air 11" (com extras) a 899€... uau!!!

Os Dias Aderentes da FNAC costumam apresentar propostas super apelativas.

Mas ver o novo MacBook Air 11" a 899€, já com o aumento de RAM para 4Gb e ainda a oferta de um disco externo LaCie com 320Gb... é de fazer revirar os olhos!!!

De repente a FNAC dispõe, momentâneamente, do MacBook Air ao preço que ele deveria ter.

Apple, de Portugal... aprende com a FNAC, OK?

Cine-cena: Roger Rabbit 2 screen test...

Quem é que não conhece o "Quem Tramou Roger Rabbit?" ("Who Frammed Roger Rabbit"), o mítico e maravilhoso filme que cruza imagem real com cartoons?



O quão maravilhoso é este filme. Deslumbrante e um casamento perfeito entre animação e live-act.
Na altura foi um colosso e lembro-me bem que até abriu telejornais esta criação delirante de Robert Zemeckis!

Em 1998, pretendia-se relançar este franchise. Chegou-se a fazer um estudo para uma sequela de Roger Rabbit, que não foi avante mas o resultado do teste dessa altura foi recuperado há uns meses atrás. O que se vê durante alguns segundos, é um Roger Rabbit recriado por animação de computador. E para o ano que era, até estava bem feito mas...



Era para ser animação por CGI mas o desenho tradicional dá mais encanto neste caso, por ser mais surrealista e com mais vivacidade artística. O 3D tornaria tudo isto até muito mais realista de maneira quase fotográfica... e isso já não daria o mesmo feeling do original.
Suspeito que se corresse mal, iriamos saber literalmente quem "tramou" este novo Roger Rabbit...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Nostalgia: Bombardeiro X (ou Star Fleet)...

Momento nostalgia...
Quando era pequeno, o programa infantil que considerava ser o topo de gama dos meus favoritos era o "Bombardeiro X", que passou na RTP em 1981~83 (salvo erro).

Como não eram desenhos animados mas sim bonecos verdadeiros, aquilo tudo que por lá desfilava era o máximo porque parecia mesmo a sério.
Era tudo passado num futuro onde uma 3ª guerra mundial (e universal) havia destruido tudo e havia uma resistencia que ia combatendo as forças maléficas... Os humanos viviam escondidos abaixo do solo... mas tinham a "Star Fleet", organização de estilo militar aérea com desenvolvida tecnologia para nossa protecção e... bom era algo assim mas totalmente o máximo!

A nave, a X-Bomber, era ainda mais fixe que a Enterprise (de Star Trek) ou a da Galactica. E depois a "série" fervilhava de criatividade Sci-fi infindável... em linha com Star Wars/Espaço 1999 mas mais excêntrica.

Quando passava na tv o "Bombardeiro X", a malta desaparecia toda da rua... ia tudo para casa!!! (Nem era preciso chamar...)

A intro de Bombardeiro X (ou Star Fleet... ou X-Bomber):


A X-Bomber e um dos seus truques laser X...


As várias naves a transformarem-se no imponente robô de guerra, Dai X...


Xiça, que até se fazia construções disto em Legos...

Que nostalgia se abateu agora...

Canais TVCine (Novembro'10): Alice In Wonderland; Os Irmãos Bloom; Enfin Veuve; A Melodia do Adeus; Por favor, Rebobine; Skellig

A recta final dos canais TVCine no mês de Novembro'10, representa além das estreias diárias, também a arrumação de imensos títulos, que assim terminam o seu ciclo de exibições.

Sexta, 26
Em estreia:
"Alice no País das Maravilhas" de Tim Burton

É a estreia mediática da semana e do mês de Novembro.
Tim Burton, ao serviço da Disney, insuflou nova vida a esta história intemporal. A Alice é desta vez, não uma criança mas sim uma jovem adulta, que entra em colapso perante um pedido de casamento indesejado e ao fugir, cai na toca do coelho... e volta a reviver novas aventuras no Pais das Maravilhas ao embarcar numa fantástica viagem para encontrar o seu verdadeiro destino e acabar com o reino de terror da Rainha Vermelha. (puxa... que a sinopse até me saiu bem!)


Não posso dizer que no geral seja um grande filme (é mais para o oposto) mas no campo visual é um delírio criativo magnifico e cheio de personalidade (apesar de parecer ter o estilo de Tim Burton muito forçado - talvez por ter tanto CGI).
É um filme de aventura e fantasia, muito imaginativo e recomendável a pequenos e graúdos. Vale muito mais pela excentricidade visual do que pelo aspecto de reinvençao (neste ponto é fracote).
Eu, sendo um seguidor de Tim Burton, obviamente que não me passaria ao lado, de maneira alguma uma nova criação dele, mas este realizador já fez tão melhor que isto (o "Big Fish" foi o último)...

Re-entram: "Malcolm X" e "O Regresso" (2006)
De saida: "Punisher - Zona de Guerra" e "As Garras do Mal"



Sábado, 27
Em estreia: "Os Irmãos Bloom" e "Enfin Veuve"
Re-entradas: "Tempo para Amar" (2006)
De saida: Anjos e Demónios", "Guerrilha", "Barry Lindon", "Novas Fábulas: A lebre e a tartaruga", "Air Bud - Volta a atacar" e "Thelma e Louise".



Domingo, 28
Em estreia: "A Melodia do Adeus"
Re-entradas: "Mrs. Henderson"
De saída: "Knowing - Sinais do Futuro", "Há dias de azar", "Freedomland - A Cor do Crime", "Nascido para matar", "Janela Indiscreta, 39", "A arte da vida" e "Cidade dos Homens".



Segunda, 29
Em estreia: "Por favor, Rebobine"
De saída: "No Limite do Amor" e "Bibliotecário - A Maldição de Judas"



Terça, 30
Em estreia: "Skellig"
Re-entradas: "A ciência dos sonhos"


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jesus viu os discípulos fazerem...greve?

Ontem foi dia de greve nacional e os discípulos de Jesus parece que aderiram.
Para quem dizia que ia ganhar a Champions...

Machete, Unstoppable, O Americano, L'immortel, O Mundo é Grande e Le concert... desde 25Nov'10 nas nossas salas


Machete
Machete

Realização: Ethan Maniquis, Robert Rodriguez
Com: Danny Trejo, Carlos Gallardo, Jessica Alba, Lindsay Lohan, Robert De Niro, Steven Seagal, Daryl Sabara, Michelle Rodriguez, Rose McGowan, Don Johnson, etc...

A grande estreia da semana!
Danny Trejo em grande!!!





Imparável
Unstoppable

Realização: Tony Scott
Com: Rosario Dawson, Denzel Washington, Kevin Dunn, Jessy Schram, Chris Pine








O Americano
The American

Realização: Anton Corbijn
Bruce Altman, George Clooney, Violante Placido, Thekla Reuten





22 Balas
L'immortel

Realização: Richard Berry
Com: Jean Reno, Kad Merad, Marina Foïs, Jean-Pierre Darroussin




O Mundo é Grande
Svetat e golyam i spasenie debne otvsyakade

Realização: Stephan Komandarev
Com: Miki Manojlovic, Carlo Ljubek, Hristo Mutafchiev



O Concerto
Le concert

Realização: Radu Mihaileanu
Com: François Berléand, Valeriy Barinov, Mélanie Laurent, Dmitri Nazarov, Aleksei Guskov



Infos: Trailers.com.pt

Steve Jobs... como um verdadeiro "one more thing"

Decidiram-se a fazer uma action-figure de Steve Jobs...


Eh, eh, eh!
Até tem um iPhone na mão e tudo!
Agora sim... é um verdadeiro "one more thing" para os mais fanáticos terem junto do Mac.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MyJukebox: "Batman & Robin" OST- o álbum... (e um pouco sobre o filme)


O filme "Batman & Robin" (1997) de Joel Schumacher, foi desde que saiu duramente criticado e em termos sequela dos filmes anteriores, bem o mereceu!

Traiu completamente o que Tim Burton havia estabelecido em 1989 e 1992 e fez descer a um nível baixo o que se entendia por adaptações de BD, incluindo arrastar com ele o "Batman Forever" (clicar para rever artigo sobre a OST e filme) que o mesmo realizador tinha feito antes deste com algum jeito.

Mesmo assim o que mais se pode ainda salvar do filme são os dois vilões de serviço, interpretados por Arnold Schwarzenegger e Uma Thurman (ambos com muito pouco ainda souberam divertir com os seus vilões "marados").

Contudo, se há aspecto super positivo que os dois filmes de Joel Schumacher deixaram pelo Batman foram as banda-sonoras "pop". Com dois filmes vimos U2 e The Smashing Pumpkins assinarem canções espantosas e já antes na fase de Tim Burton Prince também contribui muito bem. Curiosamente, a fase Nolan não deixou nada assim além dos (bons) scores clássicos.

Os Smashing Pumpkins assinaram não uma... mas sim duas canções principais para o filme!
Em torno do mesmo assunto criaram duas variantes à canção em estilos opostos e com resultados mesmo memoráveis... a começar logo pelo intrigante título das faixas:

"The End Is The Beginning Is The End" (no grande estilo rock da banda)...

The Smashing Pumpkins - The End Is the Beginning Is the End
Carregado por Tunashaker. - Videos de musica, clipes, entrevista das artistas, shows e muito mais.

...e "The Beginning Is The End Is the Beginning"
(uma deliciosa incursão da banda pelo trip-hop e pessoalmente a minha preferida - É tão boa que Zack Snyder não resistiu e a usou para marcar o tom no 1º trailer do filme "Watchmen")
Na altura era tão fã dos Smashing que até cheguei a encomendar por importação o EP de 4 faixas que os Smashing Pumpkins fizeram para o filme. Custou mais do que as faixas valiam... mas enfim. (Ai se na altura existisse a web de hoje...)

Mas regressando á OST "Batman and Robin", de 1997, é uma espécie de colectânea de canções pop, rock, dança e a electrónica do altura. Foi muito destacada a canção de R.Kelly mas como nunca gostei desta nojenta canção (e do estilo) nem vale a pena escrever mais que estas linhas. Contudo destaco a participação dos Moloko (Fun For Me), Jewel (Foolish Games), Underworld (Moaner), Lauren Christy (Breed) e muitos outros como R.E.M. ou Soul Coughing.

No final do álbum a presença duma versão compactada do score instrumental de Elliot Goldenthal com o fenomenal "Batman Overture" (um instrumental que em poucos minutos oferece um mix dos temas principais do score original).

Termino com a balada de Jewel, "Foolish games":

Jewel - Foolish Games
Carregado por magik-man2. - Buscar outros videos de Musica.

Novela portuguesa ganha um EMMY AWARD... uau!


A novela portuguesa "Meu Amor" , exibida na TVI, ganhou um International EMMY Award na categoria novelas.
Fonte: Splitscreen

Parabéns aos envolvidos na novela.



Contudo, não deixa de ser curioso que o mais mal-fadado produto da nossa criação televisiva tenha sido aquele que ganha uma distinção deste gabarito. E agora? Será que vão repetir a novela toda de novo?

Muito honestamente as únicas novelas que tenho espreitado nos tempos recentes são até as da SIC, a anterior exibida e a actual no canal. Não são melhores mas sendo uma só, o foco é maior.
A TVI tem montes de novelas toda a noite e constantemente andam a mexer nos horários delas que segui-las é só mesmo para os seguidores e crentes. Contudo, deve se dar o merecido mérito pois há vários anos que no panorama nacional não se faz neste género produções melhores do que a TVI exibe.
Well done!


Adenda:

Pelos vistos a vitória da TVI, despertou imensa atenção nos americanos.
A presença da "nossa" Rita Pereira, provocou alguma agitação e percebe-se bem o porquê quando ela é entrevistada por Jeannine Morris, do site Beauty Sweet Spot. (mais no Destak)

Dá para se perceber bem as razões... é que um grande decote faz milagres!
Não me espantaria se ela fosse convidada a fazer algo em Hollywood...




Contextual Link Building Service

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Escutando podcasts... Ante-Cinema e os seus 2 webcasts

Desta vez o destaque recai sobre 2 podcasts dedicados ao cinema, provenientes duma mesma entidade.

Na verdade não os considero até como podcasts verdadeiros, do género de descarregável. Não dão para serem escutados como qualquer outro podcast num iPod/iPhone e semelhantes, não dá para serem seguidos automáticamente pelo iTunes (e parecidos) ao não dar para os subscrever.
No fundo, não são podcasts mas sim webcasts, só possíveis de ouvir com uma página de internet dedicada.
Neste caso a página é a do blog Ante-Cinema...


...e o "webcast" audio é o "Ante-Cinema Podcast", que é muito interessante e recomendo descobrirem. Dedica-se abordar a semana de estreias, ou pelo menos uma parte em grande destaque e várias informações sobre o mundo do cinema. Ouve-se muito bem, não abusa na duração e está fixe pelo seu lado de "revista" informativa com uma locução em estilo comercial (tipo radio/tv) de Ricardo Daniel, o responsável por esta área no blog.

Clicar aqui para aceder á lista de "emissões" audio já "no ar" desde Setembro'10.

Ante-Cinema Podcast9 by Ante-Cinema

+


O outro webcast digno de nota é o mais recente "AnteCinema TV", que esporadicamente explora com imagem, entrevistas, cobertura de eventos, etc e abre um futuro com um infindáveis possibilidades.
Torna-se valioso no sentido de nos darem a conhecer eventos/locais/intervenientes que de outra forma até passariam ao lado no actual esquema mediático.
É uma iniciativa, que se continuar a prestar atenção, com o seu "jornalismo cinéfilo", ao que se passa nas franjas do mediatismo, será um recorrente ponto para termos em muita atenção no futuro.

Clicar aqui para "sintonizar para as emissões deste canal".




Notas finais:
Recomendo apreciarem ambos os webcast, cuja iniciativa é deveras meritória.
Contudo, para mim ao não serem podcast convencionais e por só funcionarem por streaming (de audio/video), obrigando a ter uma página web aberta... pessoalmente acho que já não é a mesma coisa e perdem alguma da piada (que os podcasts "normais" têm).
E isto conduz ao grande ponto negativo, que é sem a subscrição (como há via iTunes)... basta esquecer de visitar a página ou não abrir o feed RSS deste blog... que já passou ao lado a relevância momentânea destes webcasts.
Mesmo assim recomendo

Apple actualiza... iOS 4.2.1 update done!


E pronto!
Actualização anunciada do iOS 4.2... e já está instalado no iPhone 3G!
É... até pareço old-school com um modelo destes.

A primeira impressão é que está a funcionar muito fluido e reage bem... e isso para o modelo que é... é bom e positivo!



O iOS que chegou vem já na versão 4.2.1 e significa que já teve internamente uma primeira actualização mesmo antes de chegar aos utilizadores finais. Aliás, esta foi inclusive a razão de o iOS 4.2 ter sofrido um adiamento de semanas. Chegou como iOS 4.2.1 e é positivo.
Mais positivo deverão estar a esta altura a sentirem os utilizadores de iPad, pois passam finalmente a contar com a língua portuguesa -a PT e a BR - no iPad e de imensas habilidades da versão 4 do iOS (especialmente o multitasking... que é uma funcionalidade que o iPhone 3G nunca pode contar e teria-me dado imenso jeito...)

OK and that's it!

Para saberem mais sobre o que trouxe o iOS 4.2 (além de AirPlay e AirPrint) clicar aqui para ver na página da Apple.