quarta-feira, 7 de maio de 2008

Portishead Third... novo membro na minha discoteca



Portishead "Third". Desde que saiu para as lojas estava na minha mira...
A semana passada lá fui à FNAC buscar o novíssimo álbum dos Portishead.

A review já tinha sido aqui feita, pois já o tinha em ante-mão (cortesia da net e dos torrents).

O álbum nada mais tem de diferente para lá das 11 canções já conhecidas e que já andavam a circular. Obviamente que o som está bem melhor no CD e foi convenientemente importado para o meu iTunes em AAC (192).

Nas fotos podemos ver o Third, junto da restante "família" editada pela banda. Em cima, respectivamente, "Dummy" (1994-estúdio), "Portishead" (1997-estúdio), o ao vivo "PNYC" (CD 1998-ed. especial em box) e as edições de video VHS e DVD.

Curioso é também constatar a mudança dos tons negros para o azul-verde do "Third". Todas as anteriores edições os próprios discos eram id~enticos estéticamente e tinham em comum o facto da cor preta por toda a "rodela". O Third também mostrou aí frescura. Acho muito interessante esta cor usada pois é um tom de cor que proporciona um ar de requinte e luxo.


Os que gostam de Apple há algum bom tempo, vão concerteza se lembrar desta cor que era denominda de bondi blue e era usada no iMac original e no PowerMac G3.

Por falar em Apple... Os novos tempos fazem pensar um pouco, pois dão-nos mais opções (legais) de ter um mesmo álbum musical.

- A edição física em CD (que tem um caixa de plástico igual às que se usavam nos SuperCD Audio e que agora chamam de algo como super box -abre pressionando a lateral) custou algo como €17. 
- A edição digital via iTunes, custa €9,99. Dá-nos mais uma faixa extra ao vivo (We Carry On), sendo todas em AAC 128 e ainda um PDF com a edição digital do livreto do CD.

Um outro facto de alegria para aqueles que fizeram pré-encomenda pelo iTunes durante o mês passado é que ainda têm direito a uma 2ª faixa extra ao vivo (Threads), que parece que agora já não se encontra disponível pois era promocional apenas. Lucky bastards!!!

Ou seja, a edição digital é mais barata que a física mas tem protecções DRM. Não tem mal nenhum mas depende do caso de cada um. Se a ideia é ter no imediato para por no iPod, é uma boa opção. Se é para por a tocar noutros dispositivos não-Apple, tipo telemóveis e outros leitores digitais, já não tocam estas faixas.
Já a fisica, é só colocar no computador e ripar para a nossa discoteca digital, da forma que nos dá mais jeito e depois passar para um dispositivo e ouvir.
Mesmo mais cara, gosto mais da edição clássica (física). Neste caso sou mesmo old-school...

Sem comentários: