sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos de Pequim 2008: Let the games begin!

Arranca hoje oficialmente os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Desejo aos atletas, à nossa "equipa", que participará em Pequim, os maiores êxitos desportivos.

Na foto (do Record) a nossa comitiva olímpica com o primeiro-ministro José Sócrates... falta lá a Vanessa Fernandes, que acredito nos dará alegrias "medalhadas" desta vez.



Sobre o país que recebe o evento

Desta vez o evento desportivo mais universal passa-se numa cidade e país controverso para os valores dos jogos olímpicos.

Não me estou a referir às infra-estruturas que desenvolveram, na verdade, autênticas e imponentes maravilhas da mais moderna arquitectura. São de criar inveja ao mundo tudo o que eles desenvolveram para estes Jogos Olímpicos. Nesse aspecto estão de parabéns... 

Controverso pelas condições atmosféricas para a pratica de desporto pois é somente a zona mais poluída do mundo, onde a população até chega a envergar máscaras para filtrar o ar, fica portanto no sentido oposto das melhores condições desportivas. 
Controverso também porque a China não é exemplo do espirito de liberdade e democracia para com o seu povo e porque é também um país com costumes e de gastronomias bizarras para o resto do mundo ocidental.

Sendo uma cultura opressiva e de restrição dos direitos humanos, onde o governo impede o acesso livre à informação (controla o que podem ou não saber), um país onde ter mais que um filho é proibido e uma abominação (ao ponto de os pais terem de as matar á nascença ou abandonar na rua  ou vender ou esconder as crianças impedindo-as de nunca conviverem fora de casa e com a sociedade), uma comunidade que comercialmente não tem escrúpulos para atingir os seus fins.... não vale a pena inundar aqui com mais argumentos que toda a gente sabe.
Deixo-vos pensar com um só ponto (clique na pergunta):

Eu acredito, que a organização responsável pelos jogos Olímpicos entendeu ser uma grande oportunidade para a China se redimir e melhorar muitos dos seus aspectos negativos e condenáveis. Tamanha exposição mundial poderia funcionar como uma operação subtil de pedir essa mudança. O pior é que não se pode ensinar novos truques a burro velho.

O governo chinês libertou um pouco mais o acesso pela Internet de diversos conteúdos para que os jornalistas possam fazer o seu trabalho... mas se alguém pesquisar certos assuntos poderá ser perseguido ou indiciado para investigação. A gastronomia menos aceito pelo mundo ocidental teve uma interrupção durante o tempo dos jogos olimpicos... já não aparecerão nas ementas carne de cão, gato e outras bizarrias para nós mas parece que umas espetadas de insectos não tem problema.
Enfim...


O logotipo dos jogos de 2008

Tenho apreciado imensas vezes o logotipo dos jogos e acho-o fraco pois permite fazer interpretações inadequadas do boneco vermelho com um furo no peito. Não sei como isto foi aprovado mas acredito que será a segunda acção subliminar da responsabilidade do comité que organiza os jogos.

Deixo-vos umas imagens que hipotéticamente explicam como se obteve este logotipo...




...e ainda estas interpretações que também circulam por aí.





Uma última observação...

Por fim, acho que a designação "jogos" que se atribui a este evento universal do desporto, é inadequado. Afinal, ninguém joga nada aqui. Competem desportivamente!
As nações envolvidas, competem com os seus melhores atletas no intuito de apresentar os melhores resultados na arte desportiva de praticar cada modalidade. Nunca entendi porque chamam a isto "jogos". Eu entendo que o termo "jogar" pressupõe dar o seu melhor desportivamente perante um ou vários adversários. Jogar ao futebol... jogar ao salto em comprimento... jogar ao triatlo... jogar ao judo... soam-me todos estranhamente.

Eu acho que faria mais sentido se fosse "Competições Olímpicas..."  ou "Desportos Olímpicos..." mas "Jogos Olímpicos..." é estranho para mim desde sempre.
Mas que não seja por isso que eles não se realizem.

Como diziam os romanos no Olimpo (quando começaram isto tudo):
"Let the games begin!"

2 comentários:

Anónimo disse...

bom sorte para os atletas.... e se possível que tragam umas medalhitas para portugal.

Bibitcanus disse...

Caro Paulo,

Realmente a opotunidade das Olimpíadas reacende várias polêmicas relacionadas ao "país do centro". O todo da cultura de facto é estranho aos nossos olhos ocidentais, um livro que ilustra esse estranhamento com maestria se chama "Henfil na China", recomendo. Henfil foi um grande Cartunista brazuca que conheçeu a terra chinesa no final dos anos 70 como parte de uma experimentação política - quis ver o que era ser comunista de "pé roxo".
A delegação portuguesa foi muito simpática durante a apresentação, desejo-lhes muitas felicidades.
Quando ao termo "Jogos" isso não é nada mais que parte da estratégia de Fairplay que o COI busca promover.
abs