terça-feira, 31 de maio de 2011

MyJukebox (lyrics): Tricky - For Real (Juxtapose, 1999)

Som do meu subconsciente...


Tricky
"For Real" (do "Juxtapose" - 1999)




You watch too many films
Too many films for real
And something else you take too seriously
Your record deal

A record deal pays bills
Pays bills and feeds a family
And your profile is too big
How ya gonna be a crime family

Too many films for real
You watch too many films, too many films for real

Don't get me wrong, I know you got guns and your not scared to use them
But is there money being made around these guns or lives until you lose them

You watch too many films, films for real (2x)

Some of those people have to live that life, for real
I don't have to, I got a record deal
For real, you heard, I chill and smoke herb
And how about these sexy singers, sex gods, talking about hitting girls in a turn
You're fantastic, you're super sperm

Yeah, I'm a player hater, I hate when players can't take their turn
And when a record company drops me, that's when I learn
It's not real, it's just passing time
It's not real, all I do is rhyme
It's not real, it's just passing time
All I do, all I do is rhyme

You heard, you heard
"You go Romeo" girls say
You look tall in the video
And the color girl sings

Get money (4x)

And no one sings the blues and everyone sings the greens
Someone said keep your eye on the prize
How you lose the dream
Who am I to say, I know you need cash... in this hundred yard dash
I moved awhile ago and past through New York
I'll be back in a minute, it's my turn to talk
For Real, you heard



1999... um ano que me foi importante, a muitos níveis, não só na parte pessoal (sim, foi) mas também na cultural (sim, imenso). Um ano que me foi um ponto de viragem. Alguns dos melhores filmes que já vi culminaram em fascinio nesta fase. Uma vez que a canção vai referindo "You watch to many films for real", é sem dúvida uma grande verdade mas não é só isso que a canção me diz, pois ela está empregnada de muitas outras coisas. A nível musical, também foi importante e se entre muitos grandes artistas que descobri neste ano, alguns atingiram mesmo o estatuto de "discos da minha vida"... pelo meio encontra-se Tricky, que tem sido sempre um grande farol de admiração.

Tricky foi sempre um workaholic musical, e praticamente lançava um disco todos os anos... mas em 1999 não surgiu sozinho. A companhia de Grease e do DJ Muggs (o DJ dos Cypress Hill - grandes!), potenciaram Tricky com novos estimulos sonoros, que mais do que uma colaboração, resultou numa justaposição da visão dos 3 elementos... e até tem uma canção sugerida em duas versões tal terão sido os braços de ferro entre eles.

"Juxtapose" é o álbum que se segue à separação de Tricky da sua até então editora, foram tempos de duras divergências com a Island por quererem discos menos "cavernosos" do "maldito" (e não deixa de ser irónico, o tipo de discos que ele veio a fazer a depois da separação...).
"Juxtapose" é um álbum não muito longo, diria mesmo que curto por saber a tão pouco... mas a verdade é que nele estão presentes algumas das faixas irrecusáveis deste maldito. "For Real", "Contradictive", "She Said", "Hot Like a Sauna" (principalmente a versão "metal mix") e por fim a grande pérola do álbum todo, a brilhante e pertinente "Wash My Soul".

Mas regressando ao motivo do post... "For Real" é para mim uma canção que marca um novo tempo, e tal como o som de inicio parece querer indicar o esplendor de um novo dia, é a potencia das palavras de Tricky, que desta vez as diz com uma resignação que não era tipico dele, mas estão ali plenas de imensas verdades. E isto é tocante, isto marca... mas diria que a canção com os anos manteve-se perturbantemente actual na sua mensagem e nenhum do seu brilho desvaneceu. Pelo contrário...

Por fim, o video... Tricky surge aqui como um galã bem vestido, homem de respeito, nunca se o tinha visto assim... tão clean... identifiquei-me com ele (pá, até na roupa...) pois tudo isto surge do desencanto que a vida conduz o ser humano, a resignação, até que..."that's when I learn, It's not real, it's just passing time, It's not real, all I do is rhyme".
Fica dito tudo isto perante uma mera canção de Tricky, marcante e valiosa sim, que me fez escrever mais do que esperava (e queria). Só de pensar que nem sequer é a minha absoluta favorita deste "maldito", e escrevi logo tanto... sim, mas isto saiu... de verdade. For real!

Sem comentários: