quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Detalhes... sobre as novidades do evento Apple "Let's Rock"

AppleTV

É curioso notar que nem uma palavra ou acção tomaram para com o AppleTV.
Nenhuma alteração ao dispositivo ou ao seu software... é estranho pois o AppleTV completa o iTunes-ecossistema (iTunes > iPods/iPhone > Airport Express > AppleTV + Front Row) que é por onde fluem todos os conteúdos da iTunes library (incluindo obviamente os da iTunes Store).

Logo este dispositivo que precisa de ser revitalizado pois quase ninguém o consegue recomendar ou justificar comprar, devido á falta de conteúdos de videos -filmes e séries- em Portugal. Nas lojas que vendem Audio/Video, qualquer vendedor foge dele... e nem pensar em o recomendar a clientes! É pena...



iTunes 8

Está engraçado este novo iTunes!
A função Genius é muito interessante pois as recomendações que nos dá são bem à maneira e muito próximas da faixa exemplo.
Este é um sistema inteligente (e que aprende consoante as escolhas que vamos fazendo), muito semelhante a um que já havia usado aqui há uns anitos atrás (mas que agora não recordo o nome, sorry) e que me chateou pois inundava a side bar do iTunes com muitas playlists desnecessárias.

É curioso notar que a função tão inteligente Genius não reconhece nada que seja dos Beatles. Hummm, há aqui qualquer conspiração nesta subtileza...

Um outro facto, que me desiludiu, foi notar que desta vez não tivemos direito a um ícone novo, ou nova cor na nota musical para a nova versão 8.
As versões do iTunes da 1 á 4 tiveram ligeiras mudanças, e mantive-se igual nas versões 4, 5 e 6. A versão 7 regressou com a mudança para a cor azul. Mas agora esta versão 8 ficou-se novamente pelo o ícone igual à 7. Fogo!!!
Poderiam ter alterado para uma nova cor a nota musical pelo menos...



Apple In-ear headphones

A Apple por vezes faz coisas que aborrecem a malta. Então não é que fizeram este auscultador in-ear bem porreiro e o muniram de controles no fio à lá auriculares/auscultadores do iPhone... mas só que este ainda faz mais coisas... pois controla também o volume e permite retroceder as faixas... caramba que assim não vale!
O discreto comando do auricular do iPhone apenas faz play/pause e avança -além de atender e desligar chamadas claro!
As pequenas teclas para o volume e retroceder as faixas até que eram bem jeitosas...



iPod nano 4ª geração

Uma das coisas mais curiosas foi notar o regresso à forma original do nano. Na altura o lema dele era "impossível ser mais pequeno"... o nano do ano passado era mais pequeno (mais baixo mas mais largo também) mas teria talvez uma estranha forma
Lembro-me do dia, em Dezembro de 2005, em que olhava para o meu nano da 1ª geração e pensava cá para mim assim muitas vezes:
"A Apple faria um imenso sucesso se tivesse descido a click-weel um pouco mais para baixo e tornasse o visor maior e na vertical. Este espaço sem nexo que existe entre a click-wheel e o visor ficava mais bem aproveitado." - pensei eu muitas vezes.
E não é que desta vez foi o que a Apple fez ao iPod nano 4ªGer!!!
Reuniu os predicados do nano de 1ª e 2ª geração... mais os materiais do da 3ª geração, novo software e zás... aí está ele!
Vai ser um enorme sucesso este novo nano...



Outra coisa que já referiram (o pessoal da MacWorld.com no seu podcast) é que este novo nao tem a função shake. Quando ele está a tocar, se o agitar (abanar rapidamente) ele mudará de música... fixe mas o mais curioso é ele escolher uma faixa que contenha no nome a palavra "shake".
Eh, eh, eh... estão a imaginar a coincidência? Subtilezas...


Enfim, detalhes curiosos que me assolaram a mente...

... mas o melhor do show foi até a graçola de Steve Jobs acerca dos rumores que circulavam por aí afirmando que ele tinha morrido... ele até tem sentido de humor engraçado!


3 comentários:

Unknown disse...

realmente os novos ipods estão fantásticos, e então o iPod touch esta lindo.

quanto o iTunes 8, não teve direito a um novo icon, nem nada de especial, essa coisa de Genius Sidebar, não me interessa minimamente nem sequer a activei, esta versão devia ser a versão 7.8 e não a versão 8.

Seria por exemplo bem mais interessante se pudéssemos colocar pastas nos podcats para uma melhor organização dos mesmos etc etc e etc..

enfim a Apple começa a habituarmos a estas coisas, ou seja nada que não já se tivesse previsto.

recomendo o post do David Rodrigues no qual concordo plenamente http://sixhat.net/2008/09/09/o-evento-apple-ponto-por-ponto/

um abraço

Rui Silva

www.artesfinais.com

Anónimo disse...

O facto dos Beatles não serem reconhecidos pelo Genius deve ser pelo mesmo de eles não estarem à venda na iTunes Store!

Quanto à AppleTV é de esperar que esta seja actualizada em Janeiro junto com o Mac mini, os dois "pretos" da família...

ArmPauloFerreira disse...

@ Tiago Teixieira: pois não mas poderia muito bem funcionar com a nossa própria discoteca... é uma subtil forma de pressionar para obter o catálogo dos Beatles na Store, percebes.
Os Metálica tinham muita anti-conversa... mas ó... já se encontram na Store e a vender bem!

@ Rui Silva: Já percebi que não valorizas a cultura da música e da 7ª arte... assim o iTunes, e tudo o que ele faça para nos fazer ouvir mais músicas, passa a ter pouco valor para ti nesse âmbito.

Já tinha visto o artigo do David Rodrigues. Concordo em parte com as observações dele mas acho que ele levou o que pensa para o exagero também. Mas é a opinião dele também...


A Genius Bar é uma função para recomendar músicas da loja iTunes Store, é certo mas até faz sentido (é outro dos negócios da Apple, não é?).

Agora a função Genius (e não a Genius Bar que é só para a iTunes Store) é para a nossa library do iTunes e apartir dela nos pêr a ouvir a nossa música no mesmo "mood". É simples de usar e vale a pena!

É apenas seleccionar uma faixa e de seguida clicar na estrela genius e aparecerá na playlist Genius as 25 recomendações para ouvir logo de seguida. Não nos pede nada... e está bem interessante pois com as nossas "discotecas" cada vez maiores por vezes até perdemos o rasto ou a ideia de ouvir determinada faixa.

O evento "Let's Rock" foi algo fraquito em novidades puras mas acho que não devem esperar que a Apple se saia sempre com produtos "mágicos" cada vez que anuncia um evento... e que salve o mundo também!

E este evento era só para música e conteúdos... não deverias esperar por anúncios de novos Mac Pros e afins.

Os eventos da Apple estão todos muito bem seccionados por géneros e públicos específicos. Acredito que depois deste surgirá talvez (ou não) outro com novidades para os Macs portáteis e depois em Dezembro um retoque na capacidade do iPhone 3G...

Pastas para podcasts no iTunes???
Para quê??? Se os podcasts estão subscritos, então automaticamente estão muito bem organizados. Basta encolher ou expandir as setas... Também não há pastas para a música e os videos... e consegue-se ter tudo muito bem organizado e de rápido acesso.