quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Richard Wright: Biografia e legado musical

Para melhor contextualizar o legado deixado por Richard Wright, membro falecido dos míticos Pink Floyd (o segundo depois de Syd Barret), publico aqui mais informações sobre a sua obra (vou tentar não ser muito extenso).


Biografia (via Wikipedia, com mais alguns detalhes que adicionei)

Entrou para a escola particular Harberdashers, e aos 17 anos foi para a Escola de Arquitetura. Lá conheceu o baixista Roger Waters e o baterista Nick Mason. Fizeram um grupo na faculdade e escolheram seis meses depois Syd Barrett para a guitarra.
O único nascido em Londres entre os integrantes do Pink Floyd, Richard Wright sempre foi o terceiro compositor e vocalista do grupo, tal como como George Harrison nos Beatles e John Entwistle no The Who.

Os membros fundadores dos Pink Floyd, respectivamente (da esquerda para a direita):
 Roger Waters, Nick Mason, Syd Barret e Richard Wright.

Como compositor Wright contribuía com duas ou três músicas por álbum, ou colaborava na estruturação de obras coletivas como "Echoes" (Meddle - 1971) ou "Time".
Dark Side Of The Moon (1973) representa seu ápice no Pink Floyd: os teclados se equiparam a guitarra de Gilmour e cinco das dez música são de sua autoria. Em Wish You Were Here (1975), onde seus teclados estão onipresentes, Wright trouxe grandes contribuições para o álbum, sobretudo na suíte "Shine on you crazy diamond".

A partir do disco Animals (1977) iniciou-se o processo de domínio do Pink Floyd por Roger Waters, apesar de neste disco Rick Wright ter realizado um competente trabalho no comando dos teclados da banda.
O sucesso começou a afetar as relações pessoais dentro do grupo. Trabalhos solo eram a única saída para os demais integrantes da banda e Wright realizou Wet Dream em 1978, acompanhado por Mel Collins (sax), Snowy Whithe (guitarra), Larry Steele (baixo) e Reg Isadore (bateria).

Quando os Floyd começaram a gravar The Wall em 1979 Roger Waters tinha assumido o total controle da banda. Rick Wright foi afastado do processo de criação e concepção, o que culminou com sua expulsão da banda durante as gravações de The Wall, apesar de mais tarde participar dos shows.
Depois da saída do Pink Floyd, Wright juntou-se com Dave Harris no grupo chamado "Zee" e gravaram "Identity" em 1984.

O retorno de Wright ao Pink Floyd se deu em 1987, nas gravações de A Momentary Lapse Of Reason. Ele chegou no meio das gravações, ocasião em que não trouxe contribuição relevante para o álbum, mas participou da turnê mundial de promoção do disco.


Já em The Division Bell, Rick Wright voltou a participar ativamente do processo criativo, retomando-se a cooperação coletiva que se havia perdido nos anos 70. Wright é co-autor de "Wearing The Inside Out" com Anthony Moore e das músicas "Cluster One", "What Do You Want From Me", "Marooned", e "Keep Talking" com David Gilmour.

Em 1996 Rick Wright lançou seu terceiro álbum, Broken China, gravada no estúdio da sua casa na França. Ele mesmo produziu o disco, junto com Anthony Moore, que também escreveu as letras. Foi mixado por James Guthrie. Participam deste álbum os guitarristas Tim Renwick, Dominic Miller e Steve Bolton, o baterista Manu Katche e o baixista Pino Palladino. E mais, Sinead O'Connor canta em duas faixas - "Reaching for the Rail" e "Breakthrough".

Apesar do papel coadjuvante, é quase consenso entre antigos fãs que os teclados de Richard Wright apresentavam-se como elemento fundamental para a constituição do som do Pink Floyd.
Morreu em sua casa em Londres, em 15 de setembro de 2008, a informação foi revelada por um porta-voz do grupo, e em seguida, divulgada expressamente do web-site da banda. Wright estava com 65 anos e sofria de cancro.

Álbuns a solo de Richard Wright
Wet Dream (1978)
Identity - sob o nome Zee, (com Dave Harris) (1984)
Broken China (1996)





Para ouvir:

Algumas criações de e com Rick Wright...

"It would be so nice" (Single 1968)





"Paint box" (Single 1968)





"Careful with that axe, Eugene" (single B-side 1968)





"The Great Gig In The Sky" (The Dark Side Of The Moon - 1973)
Curiosamente, nesta canção é proferido isto:
"And I am not frightened of dying. Any time will do.
I don’t mind. Why should I be frightened of dying?
There’s no reason for it - you’ve gotta go sometime."





Keep Talking (The Division Bell - 1994)
Enorme hit, onde faz um magnifico e importante solo a ombrear com o da guitarra...





"Arnold Layne" (David Gilmour DVD "Remember That Night" 2007)
Uma actuação de antologia protagonizada pelos dois (nos concertos de David Gilmour a promover o seu álbum "On An Island"), aqui a interpretar a primeira canção dos Pink Floyd com edição discográfica (single de 1967). No mesmo DVD, interpretaram juntos mais míticas canções da banda como "Astronomie Domine" ou "Echoes", entre outras.



O impossível novo álbum e o Live 8

Para quem alimentava a esperança de ver surgir um último novo álbum dos Pink Floyd com a formação completa, depois de os termos visto, finalmente juntos, todos os 4 membros mais de 20 anos depois, no Live 8... que se desenganem que ficou definitivamente impossível agora.
Fica assim a valer para a história como documento muito importante (já o era) a actuação dos 3 membros com Roger Waters, no Live 8 com o mini-concerto que deram juntos.
Não se vai mais repetir.



Adeus Richard Wright, obrigado!


2 comentários:

Bruno M C Castro disse...

Excelente post...
Grande tributo que lhes estás a fazer.
Eles merecessem!

ArmPauloFerreira disse...

São membros da banda que sempre adorei.
Não poderia ficar indiferente ao Rick Wright, que contribui imenso para o estatuto que a banda ganhou.
E na verdade até me deu gosto fazer este e outros artigos relacionados com eles.