terça-feira, 16 de setembro de 2008

Normalize o som das musicas do iTunes: iVolume

Um dos sintomas mais desagradáveis quando ouvimos música variada (por via digital, os mp3 e aac) é o nível de som que cada faixa tem.
No iTunes, em qualquer iPod ou no iPhone, as mudanças bruscas do volume de som são uma chatice.
É desagradável ter de andar sempre aumentar ou diminuir o volume do leitor, principalmente quando se está ocupado com alguma actividade (ginásios, corrida, etc...) e lá surge uma canção que até nos assusta quando toca nas "alturas".
Ir ao iTunes e afinar manualmente o volume da faixa não consegue mesmo assim dar resultados agradáveis. E depois há a situação que é ter música no iTunes que são provenientes de diferentes fontes: a importação via CD, downloads (ilegais sobretudo), em MP3 ou AAC (ou outros), diferentes bitrates, etc...


Eis que alguém se lembrou de resolver esta situação e criou um utilitário que normaliza o volume de todas as faixas da "discoteca" do iTunes: iVolume.

O iVolume, é um utilitário shareware a pagar mas que pode ser utilizado gratuitamente, tendo limites no número de faixas seguidas que consegue analisar e normalizar.
Na verdade, é um excelente companheiro para o iTunes e deve ser aplicado em todas as faixas de música que temos e adicionamos à biblioteca de música (library).


O iVolume não faz alteração nenhuma nos ficheiros, não volta a ripar as músicas nem nada semelhante, pois apenas se encarrega de analisar a informação de volume que o iTunes tem e substituir essa informação por outra calculada para normalizar o volume. 

Não sendo pago, analisar todos os Gigas de música vai ser uma tarefa árdua pois ele a determinado momento convida a comprar o utilitário ou continuar (nesta opção obriga-nos a esperar alguns segundos em contagem decrescente). Se tiver paciência terá a Bibioteca toda normalizada...
Talvez a forma mais rápida será começar por normalizar as faixas que mais ouve e aquelas que usa no iPod.

O iVolume tem a particularidade de apenas analisar faixas seleccionadas no iTunes, o que torna tudo muito mais interessante e directo. Assim quando ripar um novo CD ou importar aquelas faixas que descarregou por aí, basta as seleccionar a todas e pedir ao iVolume que lhes normalize o volume do som.


Uma das formas de poder verificar quais são as que já foram normalizadas é verificar na Biblioteca, em modo de lista, pois o iVolume acrescenta aos comentários de cada faixa o momento em que foi corrigido o volume.

Com este utilitário ouvir música no computador e afins (iPod, iPhone, Front row, etc) em mudo aleatório (shuffle) ou melhor ainda usando a excelente função Party Shuffle (Sessão aleatória) do iTunes, vai passar a ser um prazer para os nossos ouvidos!


O iVolume é um utilitário muito útil e que recomendo.
Tem disponível versão para Mac e para Windows e pode ser descarregado pelo site do criador em www.mani.de/ivolume

2 comentários:

PPPPPP disse...

Um blogue muito interessante (e completo!), e que vai concerteza merecer bastantes visitas da minha parte, até pela partilha de interesses comuns.

Em relação a esta entrada em concreto, achei esta aplicação muito interessante. Vou em breve experimentá-la, já que não estou satisfeito com a função Sound Check do iTunes, já que geralmente reduz-me o volume das músicas que ouço, tendo que colocar o volume do Macbook ou do iPhone quase no máximo, para conseguir ouvir num volume aceitável.

Obrigado pela dica! ;)

ArmPauloFerreira disse...

O iVolume não tem como missão fazer as músicas tocarem mais alto mas sim assegurar que todas elas tocarão ao mesmo nível de volume.
E faz isso muito bem... a função Sound check passa a fazer ainda mais sentido com as faixas niveladas por ele.

Agora o acaso do MacBook... não há nada a fazer. São realmente computadores que poderiam tocar muito mais alto, sim.