domingo, 21 de setembro de 2008

David Gilmour a solo e o Live in Gdańsk

Sai apartir do dia 22 de Setembro, o novo registo de David Gilmour a solo: Live In Gdańsk

É o primeiro lançamento em formato CD de David Gilmour em álbuns ao vivo da sua carreira a solo. Esta edição em duplo disco extende-se também por várias edições especiais (com DVDs e mais extras), com o registo do concerto que deu em Gdańsk Shipyard (Polónia) com uma orquestra de 40 elementos, registando assim o final da digressão de "On An Island" perante uma assistência de 50.000 pessoas.

Trailer promocional:



Mas quem é David Gilmour?

Para quem não conhece David Gilmour... basta dizer que "foi apenas" várias coisas: o vocalista, o virtuoso guitarrista e o último líder da banda Pink Floyd... banda esta que dispensa apresentações.

Os Pink Floyd pararam de lançar material original novo em 1994 com o álbum "The Division Bell".
Desde essa altura que Gilmour havia mantido a actividade participando em concertos por aí com outros músicos célebres, facto que lhe fez renascer a vontade de reactivar a sua carreira a solo parada desde 1984 (com o "About Face", que havia sido antecedido por um outro homónimo "David Gilmour"em 1978).
Em 2003, lança o DVD David Gilmour In Concert, com duas actuações memoráveis (Meltdown Concert e Royal Hall Festival Concert). Neste DVD toca imensas canções dos Pink Floyd, deixando um sabor a pouco, que poderia fazer mais e melhor ainda. Tem como convidados Bob Geldoff, Robert Wyatt e ainda Richard Wright (onde interpreta a célebre "Breakthrough").

Regressa em 2006 (22 anos depois) então com um novo registo de originais, o maravilhoso "On An Island".

Em “On An Island”, Gilmour brinda-nos com um álbum muito elegante e sedutor. Reflecte o seu estado de espírito positivo e por isso, traz a ajuda da esposa e de muitos amigos neste seu regresso a solo.
Repleto de bons convidados, tem inclusive Richard Wright (infelizmente recentemente já falecido) nas teclas de todo o álbum e a fazer dueto com a voz de Gilmour (ao bom estilo antigo floydiano) na canção “The Blue”, para além de Wright ainda fazer alguns coros noutras faixas…

Aliás, este álbum poderia até ser entendido como uma espécie de sucessor do "The Division Bell" (1994) dos Pink Floyd (a sua banda), dadas as semelhanças consistentes em faixas como Castellorizon; On An Island; The Blue; Take a Break; Red Sky At Night; etc. As canções têm as medidas certas, os sons adequados, as vozes em equilibrio, os arranjos que precisam (inclusive orquestrais)... tudo está bem!
Sobressai neste álbum a sensação de unidade, do tipo escutar tudo de seguida de uma vez como um todo, em crescendo. O carisma de David Gilmour sobressai na sua abordagem ao som que o próprio co-produz, que nos dispõe toda a sua mestria nas guitarras e ainda revela os seus dotes no saxofone também.
Podem apreciar os dois videos no YouTube: On An Island e Smile.

David Gilmour edita novo DVD, o “Remember That Night” (2007), onde com o já referido Richard Wright integrado na sua banda de suporte, tocam vários temas dos Pink Floyd (alguns nunca registados e apreciados ao vivo, tais como faixas dos tempos iniciais da banda Pink Floyd e de álbuns como "Meddle", “Obscured By Clouds” ou “Atom Heart Mother”) e o seu "On An Island" na integra. Curiosamente não inclui no alinhamento nenhuma das faixas dos seus dois álbuns anteriores (os tais de 1978 e 1984).
Na minha apreciação, este é um exemplo do que deve ser um DVD musical... tem de tudo! Boa actuação, bons convidados (Robert Wyatt, David Crosby, Graham Nash, David Bowie, etc), muitas cenas de bastidores, ensaios, actuações exclusivas, aparições dos amigos (inclusive Nick Mason perto da bateria...), um encontro com Roger Waters (onde se cumprimentam e conversam), muitas fotos e muitos mais extras dignos de não perder todo o fã dos Pink Floyd ou de David Gilmour. Esteticamente tem ainda um design muito apelativo, tanto a caixa em digipack como os menus e a navegação pelos discos (2 DVDs).
Recomendo a terem-no na vossa colecção!




Live In Gdańsk (2008)


No total existem várias edições: de 2 discos (só audio), 3 discos (2 Cd + 1 DVD), 4 discos (2Cd e 2DVD), 5 discos (3 CD e 2 DVD) e ainda edição em vinyl (5 discos).
Tantas edições da mesma coisa leva a perguntar o que diferem entre elas. Para isso recomendo que apreciem a tabela (que junto ao lado) que bem distingue todas estas edições gradualmente bem apetrechadas.

Talvez a edição mais adequada será a de 4 discos (2Cd e 2DVD) pois não exagera com o 3º CD com outras actuações (algumas canções são repetidas) pelas cidades da Europa e já trás o segundo DVD que tem a particularidade de ter a reedição de "On An Island" em som 5.1 em Dolby Digital e DTS (uau!).

Na verdade, o 3ª CD pode ser descarregado através de um link que está no 1º DVD. Regista-se no site e mensalmente podemos descarregar um só canção das 12 disponíveis (portanto leva um ano a tê-las todas) e é por essa razão que a edição de 5 discos é bem interessante pela conveniência de ter essas 12 faixas já em CD... lá isso é bem conveniente!
A edição mais completa de 5 discos (3CD+2DVD) traz ainda um booklet maior e com mais páginas e a edição é no formato digipack estilo DVD (e não no mais simples tamanho do CD).

No fundo, edições para todas as carteiras...

Podem confirmar na Amazon.

Este novo registo que acaba de lançar, o "Live In Gdańsk" (2008), digamos que é uma forma de capitalizar mais uma vez a mesma coisa que já existia em "Remenber That Night", só que passa do registo em sala fechada para a actuação ao ar livre.
E que palco espectacular teve em Gdańsk!
Os seis ecrán verticais sob o palco dão um novo sentido aos concertos ao vivo, pois cada ecrãn foca um músico do palco constantemente, para além de servir para mais utilidades. E é claro que existe toda a parafernália de efeitos de luzes, fumos, etc...

Tem, é claro, o grande Richard Wright a dar ainda mais brilho a tudo isto! No verdade, não é só ele que nos chega oriundo dos Pink Floyd... muitos dos membros da banda de suporte das tournées dos Pink também abrilhantam a actuação: Dick Parry, Jon Carin, Guy Pratt e ainda Phil Manzanera dos Roxy Music, sem esquecer que os arranjos de alguns temas dos Pink Floyd foram feitos por Michael Kamen.
No fundo esta é uma edição com perfume floydiano... e é claro que isso é bom!

Como podem ver pelos seguintes videos:

Astronomie Domine


Confortably Numb





Saiba mais sobre David Gilmour pelo:
site, blog e assista a mais videos pelo canal oficial dele no YouTube.



2 comentários:

Jorge disse...

Tens uma bela colecção "física" de música. É um hábito que se está a perder.

ArmPauloFerreira disse...

Apesar de já rendido a ter colecções digitais em formato não-fisico, há muita coisa que adquiro pelo processo clássico. E nestas fotos apenas se vislumbra dum artista (David Gilmour) e os DVDs relacionados com Pink Floyd e membros.