quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Apple: as novidades do evento musical "Let's Rock"

Pois é... ontem a Apple lá apresentou um novo evento para mostrar novidades, desta feita, dedicadas exclusivamente ao seu negócio multimedia.

Sendo assim apresentou:

- novo iTunes 8 (já disponível para Mac e PC); 

Destaca-se pelos novos modos de apresentação da "discoteca", agora com a estreia de um novo método de visualizar em grelha todas as covers, tem ainda a função "Genius" par nos oferecer recomendações de outras músicas baseado na que está escolhida ou a tocar e onde se inclui ainda a possibilidade de oferecer recomedações também para comprar na iTunes Store. Dispõe ainda de funcionalidades de acessibilidade por voz para pessoas com dificuldades e de novos visualizers 3D.


- os novíssimos iPod nano (a 4ª geração - 2008);

O regresso do nano á forma inicial, estreito e alto, bem diferente da anterior geração em formato quadrado. Este novo nano tem um novo aspecto muito bem conseguido, novas cores (um arco-iris de cores mesmo) novo sistema de navegação pelos conteúdos, onde à interface se juntaram alguns truques do iPod touch ou iPhone, como a possibilidade de rodar o ecrã com a rotação do próprio iPod ou abanar para alterar as faixas aleatórias por exemplo.


- o redesign do iPod touch (2ª geração - 2008);

Re-styling do touch ao encontro do estilo e aparência do iPhone 3G, onde se destaca uma nova parte traseira. Na verdade este touch até parece agora esteticamente mais bonito que o próprio iPhone 3G... novo software operativo em versão 2.1 e finalmente a posibilidade de usar (só com este novo modelo) o kit Nike +.

- a capacidade do iPod classic;
Não sofreu alterações estéticas mas apenas uma organização na capacidade, que passa a dispor "apenas" dos enormes 120Gb.

- as novas cores "vibrantes" do iPod shuffle;

Sim... só isso mesmo... só as cores foram mexidas.


Resumindo:

A gama iPod depois deste evento passa a ser conforme exemplifica a seguinte tabela comparativa.



e ainda...

A Apple lançou uns novos auscultadores in-ear com duas colunas internas para uma melhor reprodução sonora isolada (dentro dos ouvidos) e estes têm ainda controles no fio para volume/play-pause/avançar-e-recuar. Bem porreiros!

Foi anunciado também a nova versão de software do iPod touch 2.1, já disponível e que apartir da próxima Sexta-feira, estará também disponível a versão de actualização do software do iPhone (que trás diversas melhorias de funcionamento e suporte).

O iTunes 8 passa a apresentar conteúdos em HD (720p) da iTunes Store, onde se destaca o regresso da NBC e dos seus conteúdos (portanto a maioria das melhores séries). É pena que estas novidades relativas á Store continuem apenas contemplar o território americano. Para Portugal... nada de novo com os conteúdos de video da Store.
E os habituais updates ao QuickTime (Mac e PC) e ao Front Row (Mac apenas) também sairam...

Sem comentários: