quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Em torno dos feed RSS


Um destes dias apreciei deveras um post do kanhas, onde ele falava sobre os benefícios e tal... disto que é o RSS.
Ele até tem pra lá um video bem elucidativo e olhem que vale bem a apena dar lá um saltito para fazerem bem uma ideia desta tecnologia..
Deixei lá uns comentários (que aqui para este post os resgato para fazer economia de energias)

Na verdade não sou grande adepto disso do RSS.
É sem dúvida muito útil mas aprecio entrar em cada site/weblog e apreciar a vista mesmo que esteja tudo na mesma.

Penso que quando nos baseamos muito no RSS a ideia de consultar o sitio se perde um pouco. Como temos só os títulos e uma pequena descrição do texto pode por vezes acontecer de fazermos a consulta na “diagonal”… E na pratica acabamos por não consultar realmente. Por vezes um site/weblog poderá ter updates de outra ordem, reorganização dos elementos, uma pergunta nos chats na lateral, uma votação, imagens novas, etc e tudo isso passa ao lado do RSS.
Contudo, é a minha observação aos RSS’s e a minha opinião.

Com as tabs do Safari (os outros browsers também o vão fazendo) aprecio mais fazer essa gestão. Descubro um local interessante, coloco-os no mesmo menu/pasta, abro-os todos de uma vez e corro-os um a um. Obviamente que existem alguns que vemos mais e outros apenas esporadicamente e aí basta termos várias pastinhas no browser com as selecções que preferimos e zás… está tudo a ser visto.

Agora existem sitios que têm tantas actualizações que só mesmo com RSS (por exemplo o Hotvnews, Planet Geek e outros por aí).

Aproveito para perguntar o seguinte:
Além da ajuda que dá o RSS ao pôr tudo simplificado em títulos, o RSS tem alguma influência na visibiliade do blog?
É que tenho reparado que muitos só falam em feeds práqui, feed prácolá e tal…
Dá-nos beneficios subscrever a feeds RSS?

Na verdade não entendo muito bem esta matéria e como sou um pouco old-school (gosto de abrir os sites um a um), se calhar perdi uma oportunidade para estar calado, não?

Enfim isto é um assunto confuso.



Pequenos avanços que já dei...


O Mac OS X Leopard tem imensas novas funcionalidades. O novo Mail tem incluída nele a função de destaques RSS. Pois bem, decidi adicionar ao Mail todos os blogs que mais aprecio (os que estão presentes neste blog -vejam os Ecos interessantes de Outros) e assim entrar nisto dos RSS. O Safari já tinha isto do RSS e apreciava bem certos feeds que tinha lá como "marcadores"/bookmarks. Mas agora interessa é o Mail...

No Mail, que a propósito está um GRANDE ESPECTÁCULO, gere de forma muito curiosa os feed de RSS. Abrimos o Mail ele pesquisa as nossas contas de e-mail e dá-nos os novos e-mails para consultarmos. Ao mesmo tempo passa por todos os blogues que lhe adicionei e indica aqueles que foram actualizados com numeração de quantos posts novos têm, dá-nos os títulos e um excerto inicial do texto e apresenta uma ou outra imagem dos respectivos posts. Se quisermos saber mais sobre esse posts, o Mail faz abrir o Safari e é apresentado unicamente o post seleccionado (para o resto do blog tem de se ir ao inicio pelo cabeçalho ou o home). No fundo, temos os títulos RSS como se fossem e-mails e estes são geridos por tempo (especificamos uma semana de permanência ou outra regulação).
Enfim funcional e muito práctico.

Depois de alguns dias nesta forma de ir à net. Comecei a pensar que poderia estar no bom caminho mas...
...lá está, sou old-school mesmo!

Experimentei de novo abrir tudo em tabs de forma normal e gostei mais. É que por vezes assim navegamos pelos blogues e voltamos a apreciar o que já tínhamos visto mas a sensação é muito mais saborosa (para mim). E assim recordo aqueles posts que me agitaram mais e que não tinha tido tempo de comentar e lá o faço.
É um prazer ver o total de certos blogs e a experiência de visitar é maior e melhor.

Por outro lado aconteceu outra coisa inesperada mas que poderá ser preocupante. Nós lemos os titulos dos posts do RSS e se eles não nos interessarem pelo inicio e tema, passamos a outro título ou a outro feed de outro blog. Nesta situação acabamos por não fazer a visita que o blogger do outro lado espera receber.

O mesmo acontecerá com o meu blog... Vocês prá aí lêem o títulos, se não interessar nada vão para outro lado (e mandam-me também para aquele sitio) e lá perderei uma visita (preciosa porque este sitio é muito pouco frequentado...).
Como os feeds não contam como visitas, ficamos a pensar que temos o blog às moscas...

Para mim, um feed RSS é fixe porque alerta no momento e é de rápida enumeração das novidades mas tem as suas desvantagens e altera o normal navegar na net (chega a não ser navegar até).

É a minha opinião e desculpem lá as barbaridades que desfilei para aqui.
Sou cabeça dura mesmo!

Citando o Scolari:
Bla, bla, bla... E o burro sou eu???!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo na vida tem vantagens e desvantagens. E as desvantagens do RSS é precisamente essas que disseste.

ArmPauloFerreira disse...

Kanhas, tens razão mas até que ando a achar graça aos feed RSS. O novo Mail do Leopard, tem uma abordagem muita fixe! É como se fossem e-mails mas só de infos que ficam a bold se não os virmos e que mais tarde desaparecem da lista... Estou a gostar!