sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Mais séries de TV... regressos, em exibição e estreia

Hoje os americanos vão ter direito a grande sessão de TV. Na mesma noite poderão assistir a uma matiné com "Battlestar Galactica" (4T), o regresso de "Terminator: TSCC" (2ªT) e a estreia de "Dollhouse".
Uma noite sci-fi em grande! (Por cá, nós só pela manha seguinte os apanhamos pelos torrents...)


Heroes
(segunda parte da 3ª Temporada)


Regresso ao mundo destes heróis, que depois da paragem desde Dezembro (que finalizou o volume "Villains"), voltou no inicio deste mês de Fevereiro com o novo volume "Fugitives" (já é o 4º vol. pois a série é composta por volumes dentro de cada temporada, tal como se fosse um livro de banda-desenhada). Longe vão os tempos da excelência da 1ª temporada mas temos que dar o braço a torcer pela série pois os produtores tentam passar porcima do que se passou na 2ªT e estão a tentar alcançar o bom nível de qualidade e interesse na 3ªT ao bom estilo da temporada inicial.
A série tem dado voltas e voltas, sem que realmente chegue a algum lado estimulante... mas quem leu em tempos muita BD, não fica nada chateado com isso e quer é sempre mais e mais... Heróis!!!


Terminator: The Sarah Connor Chronicles
(2ª parte da 2ª temporada)


O regresso depois da paragem de mid-season...
Esta série apesar de funcionar num ritmo dolente, de ter os acontecimentos a não serem seriados em continuidade... consegue despertar sempre de forma interessante todos aqueles que em tempos apreciaram muito os dois filmes inicias do Terminator. A segunda temporada trouxe mais peripécias, novas situações, novos factos e novos robôs exterminadores (o modelo T3001, aqui representado pela vocalista dos Garbage).
Depois da paragem em Dezembro... novos episódios!




Dollhouse
(estreia)

Ora bem, o hype em torno desta nova criação de Joss Whedon (o criador de "Buffy" e "Firefly") tem sido tão forte que não se pode ignorar a estreia desta série em tudo invulgar e que pode até levantar imensas questões éticas.

Imaginem que se descobriu uma forma de inserir no cérebro de álguém tudo aquilo que compõe a personalidade de uma pessoa, desde a identidade, temperamento, cultura, conhecimentos, memórias de infância nunca vividas, habilidades, experiências e por aí fora...
Agora imaginem igualmente que uma entidade secreta desenvolveu essa tecnologia e a usa em "agentes/cobaias" que ficam desprovidos da sua própria personalidade e num estado de stand-by (desactivados e mergulhados em liquido), aguardando a sua próxima missão onde lhes será inserida (obedientemente) uma qualquer personalidade adequada ao serviço. E quando se diz serviço... significa mesmo qualquer tipo de serviço... para atingir os fins.

A questão que resta é se estes agentes podem ainda ser considerados pessoas (ou escravos?) uma vez que têm o cérebro vazio e podem ser qualquer um sem nunca mais o voltarem a saber... mas terão alma?
Dá que pensar... e vai dar que falar!





True Blood - Sangue Fresco
(em exibição no MOV e já perto do final)


Esta série tem gerado um imenso hype e quando foi anunciada a exibição no nosso canal MOV, dei o beneficio da dúvida. Ainda só vi os primeiros episódios mas o veredicto para já é este: é excelente!
Alan Ball, o mesmo criador da série "Sete palmos de terra", faz uma incursão invulgar pelo mundo dos vampiros e dizer invulgar é pouco pois a situação é oposta ao que normalmente se faz com este tema.
Os vampiros são retratados um pouco ao estilo do que acontece com os mutantes nos filmes X-Men (1 e 2). Eles vivem normalmente juntamente com os humanos mas a diferença é que estes já não precisam de atacar os mortais para se alimentarem de sangue pois foi desenvolvida uma bebida sintética -a Tru Blood- ao estilo de uma cerveja. No entanto, não significa que todos convivam em paz...
A verdade, é que nesta série existe uma mensagem bem potente mas camuflada: o racismo. Os vampiros são tratados de forma racista, por serem diferentes dos mortais




Eleventh Hour
(em exibição no TVC4/TVC4 HD)

Os canais TVCine apostaram em também exibir séries (à lá Hollywood). Começaram com apenas duas séries nos fins-de-semana para ver como resulta com as audiências.
Para já até vai correndo mais ou menos. O 1º episódio de "Eleventh Hour" no TVC4HD foi mesmo muito mal transmitido: sem legendas, falhas no formato 16:9. No 2º episódio, novas falhas 

Esta série é em muitos aspectos semelhantes a "Fringe", embora menos conseguida mas de certa forma muito interessante pois lida com situações resultantes do uso errado da ciência.
A dupla de investigadores é composta por uma agente policial e um cientista, que se vêem sempre em situações bem complicadas e pouco óbvias.
É fixe e dá para passar um bom bocado...




Consulte ainda mais artigos sobre séries:
Dollgrind = ? + ?
Séries de regresso... Dexter no FX
Séries de regresso...
Séries de qualidade: temporadas 2008-2009... (parte 3)

2 comentários:

David Martins disse...

Estou sempre ansioso pelo novo episódio da Galactica, apesar de significar que está cada vez mais perto do fim.

ArmPauloFerreira disse...

Deixa lá que depois do final de galactica haverá a consolação com a prequela Caprica. E vai ter saida logo a seguir com um filme.