quinta-feira, 16 de julho de 2009

Balanço: Top de browsers

Fui apreciar as estatísticas sobre os browsers que desse lado vocês usam para visitar aqui o blog e os resultados são realmente curiosos. Chegam mesmo a estar em linha com os resultados de um outro blogue que inspirou esta investigação.

Em 15 Julho 2009:
1º- Internet Explorer (todas as versões juntas) 57,3%
2º- Firefox (todas as versões) 31,0%
3º- Safari 9,0%
4º- Chrome 1,6%
5º- Opera 1,0%
6º- Outros (Camino, etc) 0,1%


Em 31 Dezembro de 2007:
1º- Internet Explorer (todas as versões juntas) 47,4%
2º- Firefox (todas as versões) 28,0%
3º- Safari 22,3%
4º- Opera 1,1%
5º- Outros diversos ...o restinho da %

De notar que os valores que apresento pouco valerem, pois os dados de 2007 eram ainda de um blogue muito pouco visitado. Outro aspecto que demonstra um uso forte do Safari deve-se ao facto de na altura publicar artigos mais virados para o mundo Apple (actualmente aqui o espaço é mais diverso nos temas). Assim o que acaba por valer é as posições de cada browser neste top...

Conclusão: o Internet Explorer continua no topo dos mais utilizados e é seguido imediatamente pelo Firefox, que me parece estar a roubar-lhe bastantes utilizadores de forma gritante. Afinal se 90% dos utilizadores de computadores usam Windows... claramente que muitos utilizadores não usam o IE.
Depois no terceiro lugar e bem consolidado permanece o Safari.

Quem realmente fica mal neste apanhado é o Opera. Um browser que anda há tantos anos no mercado, antes do Firefox, do Safari e do Chrome... e não consegue ganhar mercado. Não deve ser certamente só técnico pois o Opera é um browser que adopta os standars até antes de todos os outros e em termos de inovação têm sido muito atrevidos desde sempre.
Há algo que está a falhar na estratégia do Opera: é o marketing!

7 comentários:

Geração HD disse...

Já agora deixo do meu ...

1 Firefox 33.38%

2 Safari 32.61%

3 Internet Explorer 25.38 %

4 Chrome 5.96%

5 Opera 2.41%

6 Outros 0.25%


O Caso do Opera ... é um excelente browser mas , com tanta oferta no mercado ... as coisas são mesmo assim. Na minha opinião se tudo continuar assim, o Opera vai acabar por ser "engolido" por outra empresa.

A Microsoft se fosse esperta ... comprava . O IE está obsolento face ao WEBKIT da Apple ( usado em varios Browsers ) ... era uma mais valia ... e um novo folego aos IE 9 e 10. Não podemos esquecer também, que o IE está prestes a perder cota de mercado ... não se sabe quanto ... mas vai ... Pois o Windows 7 não virá com o IE pré-instalado. Agora sim , vamos ver quem é fiel e quem não é , ao Internet Explorer.


Actualmente uso Safari em Ambiente Windows ... antes usava o Opera.

Nuno Pereira disse...

Uso o Firefox, mas também há algo no Opera que me agrada muito..... no entanto não sei mas não acredito muito nesta estatistica, ou então parece-me que os valores do IE estão trocados pelos do Firefox

ArmPauloFerreira disse...

@ Geração HD: Com mais tempo na blogoesfera os resultados tendem a alinhar-se com todos os outros. Penso eu... mas foi o que verifiquei também!
Realmente o Opera nunca foi o meu browser de eleição. Bem que tentei na altura em que não havia Safari... mas depois foi Safari forever!

@ Nasp: não me enganei e os dados são mesmo esses. Já experimentaste (se é que tens possibilidade) verificar os teus dados?

Nuno Pereira disse...

Sim, mas não serão dados provenientes de alguma fonte da MS.....

No entanto ha que contar com os computadores das empresas e esses são milhares com o Windows/IE

ArmPauloFerreira disse...

@ Nasp: Os dados são do Histats.com para o meu blogue.

Carlos Martins disse...

Então tenho tido sorte (ou será pelo meu blogger estar a dar problemas com o IE! :)

% de visitas ao meu blog,

no ano passado:
FF: 54.65%
IE: 38.09%

Este ano
FF: 64.26%
IE: 11.98%

Depois ainda temos o Chrome, que já conta com 10% das visitas;
e o Safari, que passou de 2% para mais de 8%; o Opera manteve-se nos 3%.

João Sousa disse...

@Geração HD: Duvido que o IE não vir por defeito instalado no Seven cause uma grande mossa na sua quota. Imagino que os fabricantes de computadores não se impeçam de colocar um browser na pré-instalação e, vá-se lá saber porquê, não os estou a ver mordendo uma das mãos que os alimenta.

"Ai instalaram o Firefox ou o Safari no nosso Seven? Então vão passar a pagar mais 30 dólares pelas licenças."

Mais a mais, agora que a Microsoft vai criar uma cadeia de lojas "à la Apple Store", não estou a ver as marcas fazerem algo que os impeça de ter acesso a esse ponto de venda privilegiado.