quinta-feira, 23 de julho de 2009

Operadoras round-up: Vodafone (serviço Casa agora com TV, musica ilimitada)

Um apanhado de alguns tópicos e novidades das operadoras no mercado.
Alvo escolhido: Vodafone
Ora aí está a evolução lógica do serviço duplex da Vodafone, que funciona por linha telefónica: agora (também) com serviço de TV!

Se pensarmos muito bem, a Vodafone já tinha uma oferta de pacotes de canais de TV mas só que eram para telemóveis. Quando experimentei o serviço de TV no iPhone, questionei-me várias vezes: "Fogo, se conseguem ter canais para télelés porque não conseguem meter TV na oferta Duplex?"
E aí está o serviço de triple-play da Vodafone, que concretiza o que pensava e logo com preços de arromba: começa nos 19,90€!
Isto serve para dizer que o IPTV em Portugal está ao rubro!

Também significa que a Clix e o Meo, vão ter concorrência na mesma linha telefónica. Quanto á ZON deverá ficar bastante atenta a este novo rival também... ao menos há o consolo de não terem logo avançado para a moda da fibra óptica. Ia ser mais um com um nome original: Vodafone Fibra. Mas isto é outra conversa para outra altura...


Musica Ilimitada
Ora aí está um serviço novo e acabado de chegar mas que vem cheio de caprichos antigos, tais como o DRM e a obrigação de usar Windows e IE.
Logo agora, quando todos os outros estão a abandonar o DRM (por ex: as faixas na iTunes Store já não o têm há muito) e mais ainda sendo um serviço não permite a gravação das faixas para CD ou usar noutros leitores de MP3 e que apenas funciona a partir de computadores com o Windows e o Internet Explorer instalado... o que se pode pensar de bom daqui?
7 euros por mês para ter acesso a muita música, quando o catálogo da Vodafone apenas consegue ter um milhão de faixas á escolha. Para se escutar é necessário a instalação de uma aplicação própria chamada Vodafone Music Manager. Mas lembrem-se que depois de deixarem de pagar, acaba-se a música toda. É uma espécie de aluguer: deixa de pagar... já não tem!

A Vodafone gosta mesmo dos portugueses e deve pensar que somos tolos...

Sem comentários: