sábado, 11 de julho de 2009

Música da Semana: Sonic Youth de regresso com "The Eternal" e mais sobre a banda

Os Sonic Youth têm um novo álbum, o "The Eternal" o seu 16º que foi recentemente lançado em Junho.



Video oficial de "Sacred Trickster" dos Sonic Youth em "The Eternal" (2009)
(esta faixa é também uma oferta gratis da banda -revejam neste artigo)

Não o ouvi todo ainda mas este "The Eternal", fez-me lembrar "Sister"/"Daydream Nation". A faixa promocional "Sacred Trickster" é mesmo espantosa e prova que apesar dos anos terem avançado a estranheza experimental deles continua e está magnifica.
Quando penso em Sonic Youth recordo imediatamente alguns dos seus álbuns iniciais impressionantes.
Sim: sonoramente impressionantes!
Na minha (ida) faceta alternativa, esta banda representava o máximo do género. Tinham um estilo experimental e arty, que despejavam sobre o punk e o psicadelismo que muito admirava. Ao mesmo tempo conseguiam honrar o legado de bandas magistrais como os The Velvet Underground, os Pink Floyd (da era Syd Barret) e outras bandas desses tempos, tornando-se os Sonic Youth contemporâneos dessa herança.
Faziam uso do ruido da guitarra (literalmente ruidos por vezes) de uma forma encantadora.
Marcaram a cena underground totalmente e tenho-os, eu e todo o mundo, como ícones da cena alternativa.

Recordo aqui alguns momentos marcantes desta banda e que muito rolaram no meu Walkman.
Nota: como não se arranjam videoclips, ficam aqui diversas actuações ao vivo...


Confusion Is Sex (com Kill Yr. Idols EP) (1983)
A magnifica faixa "Kill Yr. Idols" foi um marco underground. Foi o começo da banda nos discos... e que começo! Sabe a banda de garagem em fúria e a querer provar que merecem atenção (e todos demos, claro!). Perturbante por vezes, furioso muitas vezes, duro e rude quando tem de ser e brutalmente psicótico.
Ainda hoje acho perturbante escutar na voz pseudo-inocente e angelical de Kim Gordon na faixa "Protect Me You" em sintonia com todo aquele baixo poderoso e hipnotizante.

"Kill Yr. Idols" (live 1985)



Sister (1987)
O álbum que poderia ser a obra-prima se eles não tivessem feito a seguir outro, impossivelmente ainda melhor e mais completo. Um álbum de pura genialidade e criatividade. Para ouvir de novo faixas como "Schizophrenia", "Stereo Sanctity", "Pacific Coast Highway" e "Cotton Crown".

"Pacific Coast Highway" (live 2009)



Daydream Nation (1988)
Um complexo álbum duplo, e a obra-prima do experimentalismo da banda!
É quase injusto apontar apenas algumas faixas mas estas são para reter: "Teenage Riot", "Silver Rocket", "Eric's Trip", "Total Trash", "Rain King" e todo aquele final com meddleys e dispachos de fúria.
Soberbo, inteligente e marcante!

"Teenage Riot" (video com imagens da tour de 1991)



Dirty (1992)
Foi confundido na altura como mais um da cena grunge... mas depois de se o ouvir percebe-se bem porque transcende a cena da altura. Destaco as paredes sónicas contemplativas em "Theresa's Sound-World" ou "Drunken Butterfly", entre muitas outras muito boas que faziam recordar a genialidade do antigo "Sister".

"Theresa's Sound-World" (live 1992)



Depois daqui... ora bem... foi difícil acompanhar.
Há muito bom material deles que foram lançando e que dei atenção também mas o grunge (sim os Nirvana e afins) e a cena electrónica alternativa (trip-hop, drum'n'bass, bigbeat, etc) começou a dar frutos que desviaram o rumo...


Sem comentários: