quarta-feira, 30 de junho de 2010

Que selecção temos afinal? Pensamentos sobre o descalabro do costume...


Quando Portugal é eliminado numa competição internacional, acaba sempre tudo em polémica...

"Explicações? Ide perguntar ao Carlos Queirós!", mais ou menos desta maneira dizia indignado o capitão de equipa da selecção portuguesa.
Sim, é o Cristiano Ronaldo e de uma vez por todas provou porque não se deve dar a braçadeira a um jogador só porque ele é o mais talentoso e mediático.
De todas as declarações, Eduardo, o guarda-redes, soube ser muito mais capitão que o próprio "minhino" da Madeira.

Mais uma vez perdemos nos momentos decisivos ou importantes.
Portugal só ganhou à selecção mais fraca do Mundial e perante outras melhores só obteve empates a zero. Com a Espanha sofreu apenas 1 golo. O único golo sofrido por Portugal durante o Mundial FIFA 2010 mas o suficiente para vir embora da prova.


Explicações sobre o habitual descalabro?


Não será somente de Carlos Queirós e até de muitos dos jogadores... A culpa do infortúnio do costume será bem mais complexa e que nem a saberei apontar.


Queirós é um grande homem do futebol português, pode é não ser um grande treinador e como seleccionador, nesta campanha do Mundial falhou ao ser ilógico todas as vezes nos seleccionados.
Ele foi o primeiro que não promoveu um grupo coeso ao inserir na fase final gente que nunca lá esteve antes. Nem nos amigáveis (que se podem meter montes de jogadores) ele os usou.
Ele deveria ter ao lado dele um adjunto mais valioso do que aquele que tem, ao nível de lhe alertar das suas próprias decisões, para ter com quem discutir e debater o jogo. Bom mas isto daria pano para mangas.
Mas temos de nos mentalizar de uma coisa: o seleccionador nacional não pode escolher todos os que quer na equipa.

Salva-se na minha opinião, por ter feito onzes iniciais que na verdade estavam tacticamente bem adequados ao jogo. Mesmo havendo um ou outro questionável, fez boas escolhas de titulares. Na teoria e na prática resultaram. O Problema dele é depois pensar nas substituições a fazer, que é onde transformava a equipa para algo diferente, por vezes pouco melhor e no último jogo de grande fatalidade. Neste último jogo, percebi que ele já tinha as substituições previamente imaginadas, e isso é de bom treinador. Agora deveria ter analisado se, o que pensou antes, era realmente adequado ao jogo que decorria. Aí deveria ter repensado a estratégia que montou. O que fez foi continuar a sua ideia de que naquele período de tempo o Hugo Almeida já estaria estourado. E não estava... Depois faz entrar uma das suas obsessões, o Danny, que é simplesmente um bom jogador mas que no panorama da selecção, já provou, de todas as vezes que jogou, ser uma nulidade total na equipa. Com ele em campo, parecia que a equipa só tinha 10...


Depois há um outro factor que gostamos sempre de ignorar. Do outro lado existe sempre um adversário e desta vez era nada mais que a toda forte Espanha, que é somente a recente campeã da Europa. Cuja selecção é toda ela composta por jogadores a jogar em Espanha (excepto um ou outro), e que já vem de muitos anos a praticar um grupo de futebol coeso. Eles jogam uns com os outros de olhos fechados e não sofrem de factores de vedetismo galáctico. São bons jogadores mesmo e fica tudo dito.
A selecção da Espanha não é a Coreia do Norte...

A verdade é no fim, saímos da prova toureados pela Espanha!

O Record até fez a sequela à capa frontal do dia anterior... novamente admirável!




Que selecção temos afinal?

Na nossa equipa portuguesa, o seleccionador apenas parece poder escolher jogadores do mesmo empresário: Jorge Mendes, da Gestifute.

Porque acham que o Moutinho não está lá nos escolhidos?
Não é representado por Jorge Mendes...
Porque será que ele teve de "escolher" jogadores ainda a recuperar de lesões, outros que passaram a época toda no banco e por aí fora? Porque tinha de ser os que estavam contratualizados previamente e que asseguravam o retorno no investimento dos patrocinadores e no marketing. E também os jogadores que servem os interesses especulativos dos negócios no mundo do futebol.

O nome vale mais que o próprio jogador, e se esse nome tiver "pergaminho longo" vale mais. Ricardo Costa já se promoveu e vai mudar-se para Espanha. Fábio Coentrão e Eduardo passaram a valer mais e são agora nova fonte negocial.

Jorge Mendes é o homem por trás de quase tudo o que acontece em grande no futebol.
Cristiano Ronaldo no Real Madrid? Ele tratou disso.
José Mourinho no Real Madrid? Ele tratou disso também. E de muitos outros... incluindo a selecção nacional, que deve de certo receber um catálogo do que pode escolher para fazer uma equipa.
Sem total liberdade de escolha... acontecem fenómenos como vimos. Escolhas estranhas, jogadores a entrarem na convocatória final e que nunca lá tinham jogado sequer. O caso de Rúbem Amorim é gritante. Nunca participou na selecção e é chamado de última hora para ser titular... e nunca mais o vermos. às vezes há lesões que dão jeito para despistar opiniões externas e internas.


E o dinheiro?


Para a selecção ser patrocinada tem de se submeter a factores externos que a condicionam também. Luta de marcas, normalmente uma para pagar mais que a outra há concessões a dar (Nike vs. Adidas).
Sinceramente chego a acreditar que quando o Nani (um lesionado na língua, tal como o Deco e por fim Ronaldo) foi convidado a vir embora (antes de ser apanhado por dopping, é o que diziam) porque também não estará de acordo com muito do que se vive internamente. Nani é um irreverente... e não lhe deve ter caído bem tantas dúvidas sobre se jogavam os poucos que estavam em boa forma ou se eram titulares os em tratamento de lesões ou sem ritmo competitivo.


Para mim, o modelo da selecção está podre e tem um culpado pelo monstro em que se tornou: começa naquele que preside a Federação Portuguesa de Futebol!


Já notaram que a FPF e o seu presidente, mais parece apenas somente dedicada à selecção nacional sénior. As camadas mais jovens chegam aos sub-21 e terminam as suas carreiras na FPF. Muitos poucos passam à selecção A.
E os clubes e o estado do futebol nacional, cujas consequências descambam também na selecção nacional, da parte da FPF nunca se a vê a agir ou a alertar ou a criar estratégias nacionais. Nada!
O Madail quer é fazer inaugurações e estar nos negócios de prestigio internacional.
Com o resto não se lhe pode aborrecer... os outros que resolvam. A partir daqui tudo fica minado e não se poderá vislumbrar melhor selecção nacional porque a estrutura e estratégias não existem como se gostaria que fossem. Existe sim é uma estrutura negocial em torno da selecção.
Porque acham que é o banco BES o patrocinador? O "hype" rende...

MyJukebox: Emma Pollock - Limbs [do "Watch the Fireworks" - 2007]

Emma Pollock
Canção: "Limbs"
Álbum: "Watch the Fireworks"
Ano: 2007

Nada como uma boa canção melancólica... e esta é tremendamente espantosa.
É das que tem umas obrigatórias 4 estrelas aqui no meu iTunes. É pena o iTunes não dar para votar meias estrelas... esta é quase 5!



Página web de Emma Pollock

terça-feira, 29 de junho de 2010

E Portugal vem embora do Mundial...

Terminou a aventura sul africana.
O filme já se previa e este é dos que não tem um twist no final... eliminado é eliminado.
Acabou-se!



Fonte da imagem / póster : "Reflexões de um cão com pulgas"


Estava tudo bem até Queirós fazer as más substituições que faz sempre. Perdemos aí quando ele inventou e mexeu na estrutura da equipa. A insisttencia na nulidade Danny deu nisto...

Bamos lá cambada! O Esteves é que sabe!


A poucas horas do grande embate do dia, o Portugal vs Espanha, nos oitavos de final do Mundial FIFA 2010, veio-me à memória aquele que será o hino mais certeiro de incentivo à nossa selecção.

Afinal de contas, haverá melhor canção que a "Bamos lá cambada!" cantada pelo icónico José Esteves (Herman José) nos anos 80?

Qual "Waka waka", "feelings para logo á noite" ou "como uma força!" qual quê... é: "bamos" lá cambada!!!
É de "futebol total" que queremos ver a Espanha ser esmagada... ou toureada... ou... tem de ser uma vitória com muito ketchup!

Bamos lá!!!


(Ai... esta euforia toda... que corra tudo como queremos, senão... ui...)

Portugal vs Espanha... a imprensa

Em dia de grande embate, que decide qual dos dois paises ibéricos continuará na prova, nada como dar uma espreitadela pela imprensa.

Não é de admirar que sejam os desportivos a fazerem as honras maiores. E novamente "A Bola" e o "Record" a fazerem, mais uma vez, belíssimas capas de incentivo.

(Uma nova versão do monumento... eh, eh, eh!)
(Ólé!!! Falta é saber quem vai ser toureado...)

Depois surgem alguns que mais discretamente trazem a selecção à primeira página.
O jornal de Negócios faz uma curiosa relação entre os dois paises, onde a politica e futebol se encontram em embate momentaneo. Inteligente!

O JN lembra a prova dos 9... hã... agora é a prova dos 7?
Está bem então!



O Primeiro de Janeiro consegue fazer uma horrivel capa de um jornal (não se percebe, pois tem sido norma até... feias, feias, feias...), contudo ninguém lhes pode negar o patriotismo exacerbado.

Do lado de lá é, principalmente, a imprensa desportiva é quem mais destaca este confronto e obviamente que é Cristiano Ronaldo quem centra as atenções todas. Afinal, é o maior astro do futebol em terras espanholas... e eles não só o respeitam como também o temem muito!

Magnetica magazine... revistas on-line Junho'10

Apesar de Junho estar a poucas horas do seu final, destaco a revista on-line e gratuita, a Magnética Magazine, que desde o inicio de Junho tem on-line a respectiva edição mensal.

É uma boa revista cultural sempre interessante e feminina em demasia (o que tem arrefecido procurá-la e até esmoreceram os destaques neste espaço).

Hélás!!! E mas não é que desta vez dedicaram um pouco do seu espaço ao futebol?
Uau!!!

(clicar no nome)



Desta vez vale mesmo a pena apreciar as páginas desta revista. Até o José Mourinho foi "convocado" a figurar nas páginas...



Ainda bem pois a revista é demasiado "fora" e "woman-oriented" em excesso para os meus gostos.
Tem lá muita cultura para absorver e como tal é altamente recomendada.
Mesmo que a poucos dias de aparecer o próximo número, fica aqui a recomendação tardia.

Jornais: 24 Horas e Global... o fim!

O pasquim jornal "24 Horas" chega hoje ao fim, juntamente com o gratuito "Global" que também vê o seu final amanhã. A Controlinveste, avançou com despedimento colectivo no 24Horas e no gratuito Global, devido ás profundas alterações estruturais do mercado de imprensa que exigem decisões estratégicas.

A capa do 24 Horas de hoje (29/06/2010) é bastante "sui generis" no momento da despedida:



Actualização, 30/06/2010: a última edição do jornal gratuito Global.
Curioso como a frase "Foi bom, mas acabou!" além de dedicada á selecção, de forma subliminar remete para o fim deste jornal.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

MobileMe renovado... que se lixe o MobileMe! Paga-se... (Opinião)

Bonito visualmente este MobileMe renovado... mas... não me motiva nadinha enaltecer este serviço.
Que se lixe o MobileMe! Mais ou menos...


Tudo porque a grande característica que se esperava deste serviço era... se tornar gratuito e não aconteceu.
Assim, continuarei a nem sequer o testar pela demo gratuita de 60 dias...

Todos os produtos Apple têm sempre preços mais puxados que as outras marcas do mercado e a Apple ainda acha-se no direito de cobrar um serviço premium como o MobileMe. O MobileMe seria óptimo para dar mais valor às aquisições e não nos querer extorquir mais umas possiveis massas a cada cliente.


Realmente é uma pena enorme esse serviço não ser gratuito.
Acho que neste caso a Apple deveria de tornar o serviço como uma forma de dar uma gratificação aos seus clientes, os que compram os seus produtos, Mac / iPhone / iPad e outros. Acho que a gama iPod não deveria ser incluído na oferta, excepto o iPod touch.

No fundo o MobileMe é a abordagem cloud que a Apple fez como um serviço. Seria mais interessante ver o MobileMe manter o seu conceito mas ao mesmo tempo ser redirecionada como uma parte componente também do Mac OS X e do iOS (neste último faria imenso jeito até).


Em suma, no MobileMe podemos ter uma conta personalizada, onde além da conta de e-mail sincronizada com o computador (no fundo já são assim todas as contas IMAP), os contactos e calendários unificados e também o acesso ao armazenamento na internet (20Gb) para fotos, ficheiros, etc... e ainda um serviço de localização remoto do iPhone/iPad (incluindo bloquear o aparelho em caso de roubo).


Seria assim uma forma de a Apple se apresentar ainda mais completa, auto-suficiente e de ver os seus clientes ficarem menos dependentes dos serviços de outros, como por exemplo o Google (o Gmail na Mail.app, o GoogleTalk no iChat, são dois exemplos que muitos mac-user usarão como serviços).



Ao mesmo tempo seria uma maneira prestigiante para os clientes ao terem ligações e endereços que bem poderiam ter apple na designação/domínio/endereços (seria uma forma de marketing discreto).

A Apple bem que até deveria acrescentar formas de lá colocar publicidade (aos seus produtos por ex), nomeadamente aplicar de forma contida o seu recente serviço iAd no MobileMe e obter daí os seus dividendos para os custos com o serviço.
No fundo dinamizava ainda com mais força a App Store, a iTunes Store e a recente iBooks Store. Basta imaginar o potencial que seria para os programadores de aplicações para iOS ao chegarem a todos os users fora da própria plataforma. Davam-se a conhecer a um enorme potencial de interessados e verdadeiramente utilizadores dos produtos da marca que criam aplicações e outros produtos.

Bastava se comprar um qualquer Mac, iPhone, iPad ou iPod touch e imediatamente se teria o serviço oferecido, provávelmente apenas só depois de o produto ser registado no site da Apple.
(Sim, quando se adquire um Mac deveria se registá-lo na marca sempre - assim cada produto passa a ser identificado de quem é o dono da aquisição - se acontecer um azar...).

Acho que seria vantajoso para todas as partes mas é apenas a minha maneira de ver este caso, pois acho que manter como serviço pago é que não terá muito futuro e gradualmente os utilizadores serão cada vez menos.
Mas isto sou eu que gosto de dizer coisas...

domingo, 27 de junho de 2010

JavaZone Trailer: Java 4-ever

O quanto me fez sorrir este video no Facebook estes dias.
Um trailer de um filme imaginário sobre a tecnologia Javascript...
Os nomes do elenco, a indignação perante o uso de Java... tudo está magnifico!

É um inteligentíssimo marketing da JavaZone para o seu evento brevemente.


Mas o melhor é vê-lo...

sábado, 26 de junho de 2010

Michael Jackson com outras estrelas (do cinema, pt4)

Depois de 3 artigos com fotografias de famosos do mundo do cinema, nada mais directo do que rematar esta série, com um videoclip do próprio Michael Jackson onde ele reuniu imensos famosos do showbiz dos anos 80.



Liberian Girl videoclip ("Bad" - 1987)
É uma autêntica parada de estrelas: Whoopi Goldberg, Stevem Spielberg, John Travolta e muitos, muitos outros.

Canais TVCine (Junho'10): "Ano Um" e "És o maior, meu!" em estreia na TV

Este último fim-de-semana do mês, não se passa nada de especial nos canais TVCine.
Poucas estreias e em contraste imensas últimas exibições (é assim tipo limpezas aos canais). Mesmo assim ficam aqui os destaques das novidades nos TVCines...

Sexta: "Ano Um"
Uma comédia que parece ser interessante (este espero ver quando nem estiver a contar com ele)


Sábado: "És o maior, meu!"
Mais uma comédia para animar a malta.


Domingo: "Alvo Letal" (muita acção)


"Sozinha em Tóquio" (oportunidade para ver um dos últimos filmes da recente falecida Brittany Murphy)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Portugal vs Brasil... vamos acreditar! (Mundial FIFA 2010)

É o jogo mais importante do grupo e era bom a vitória lusa.
Mas o empate também serve...

Michael Jackson com outras estrelas (do cinema, pt3)

Como não há dois sem três, mais um 3º artigo, precisamente no dia em que faz um ano da morte deste entertainer.  Portanto, mais fotos onde outras estrelas do cinema estiveram com Michael Jackson.


Com Francis Ford Coppola e George Lucas
(Coppola realizou e Lucas produziu, o filme 3D "Captain EO", um exclusivo absoluto da Disneyland - exibido somente nos parques de diversões durante um certo tempo)





Com Steven Spielberg
(trabalharam juntos, e com Quincy Jones, na edição de uma história sobre o E.T)



Com Brett Ratner  "X-Men 3"
(nunca chegaram a colaborar num mesmo projecto mas eram muito amigos)




Com Bryan Michael Stoller + Eric Roberts
(rarissimo filme de baixo orçamento, onde este realizador e amigo de longa data, teve o apoio de Jackson no filme. O actor Eric Roberts também participou no filme e até tem deixas a falar de... Michael Jackson!)


Por fim, com Sophia Loren e Silvester Stallone

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Duas Mulheres, When in Rome, Sin Nombre... desde 24Junho10 nas nossas salas

Tantas estreias...




Duas Mulheres
Realização: João Mário Grilo
Com: Beatriz Batarda, Nicolau Breyner, Virgílio Castelo, Débora Monteiro...
(Pelo trailer este promete... tem uma produção de bom nível!)



Em Roma / When in Rome
Realização: Mark Steven Johnson
Com: Kristen Bell, Anjelica Huston, Josh Duhamel...


Toy Story 2 - Em Busca de Woody 3D / Toy Story 2 - 3D)
Regresso da sequela agora em 3D...


Atraídos Pelo Crime / Brooklyn's Finest
Realização: Antoine Fuqua
Com: Richard Gere, Ethan Hawke, Don Cheadle, Wesley Snipes...


Sem Nome / Sin Nombre
Realização: Cary Joji Fukunaga, Paulina Gaitan
Com: Edgar Flores, Kristyan Ferrer, Tenoch Huerta Mejía, Diana García...


Partir
Realização: Catherine Corsini
Com: Kristin Scott Thomas, Sergi López, Yvan Attal...


Flor do Deserto / Desert Flower
Realização: Sherry Horman
Com: Liya Kebede, Sally Hawkins, Anthony Mackie, Timothy Spall...


Shirin
Realização: Abbas Kiarostami
Com: Rana Azadivar, Niloofar Adibpour, Khatareh Asadi , Juliette Binoche...

Michael Jackson com outras estrelas (do cinema, pt2)

Regresso à 2ª parte e continuação do artigo anterior (rever aqui a 1ª parte) dedicado a estrelas de cinema com Michael Jackson, quer seja por amizade ou por terem colaborado com ele profissionalmente.

Joe Pesci
(fez o vilão Mr.Big no filme "Moonwalker", onde brilhou e legitimou o filme de Jackson)


Com Macaulay Culkin
(participou no video "Black or White"... mas foi por esta altura o inicio dos grandes problemas, com alegadas acusações de abuso de menores contra Jackson)


Com Eddie Murphy
(que participou no video de "Remember The Time")


Com Will Smith
(por ocasião do filme "Men In Black 2" onde Jackson faz um cameo como Agente M)


Com Chris Tucker
(que participou no video de "You Rock My World" - e também na intro da canção)

E por fim, com o grande Marlon Brando
(que também participou no video de "You Rock My World" -apenas por breves momentos)

(continuar para a 3ª parte)