terça-feira, 30 de setembro de 2008

CS3 com um bug a imprimir... será problema da Adobe ou da Apple?

Estes últimos dias têm sido aborrecidos... e não me estou a referir ao aumento gigantesco do trânsito logo pela manhã, devido ao inicio das aulas, não... nã...

... é o Adobe InDesign CS3 que me tem chateado forte-e-feio! Nunca o fez mas agora passou a fazer... fogo, que já parece a treta do Freehand MX!
Filho da p$&"@# do c@/($%#1±]!!!

Isto é o que faz a Adobe andar sempre a fazer novas versões da Creative Suite, a cada 18 meses para ir ao nosso bolso... mas fazer bem as aplicações... já não interessa para nada, não é?

Um programa tão excelente e com comportamento exemplar... que até quando (raramente) rebenta, reinicia-se abrindo uma janela com o trabalho que estávamos a tratar, devidamente restaurado e actualizado... é só voltar a salvar e fica tudo recuperado. Era bom se todas as outras aplicações profissionais fossem assim. Era bom era... mas chega de divagações... 


Nota: apartir deste momento este post será totalmente desinteressante para a maioria dos leitores.
Não leia mais... eu estou a avisar!


Subitamente, nos últimos dias o InDesign CS3 não me tem imprimido para a imagesetter AGFA (Avantra 44OLP) os trabalhos com a área total do documento. O mais curioso é que esta situação foi se dando conta depois de ter actualizado nos Macs com o Mac OS X 10.5.5.

Já fiz de variadas formas a personalização do assunto para imprimir e... népia!
Sai-me sempre uma película da separação das cores mas apenas de uma porção do documento na reduzida área do A4. Ou seja do InDesign CS3 (e também do Illustrator CS3) não se consegue imprimir em certas "impressoras" com os tamanhos auto-personalizados pelo menu "Print".

O resultado na película com a separação das cores limitadas á área do A4.


As minhas impressões em película são perto do metro por metro - e o CTP ainda é uma miragem por aqui por não ter justificação financeira ainda.
Portanto, esta situação é uma grande chatice... e normalmente é só quando temos urgências que as dificuldades têm de aparecer... e normalmente todas ao mesmo tempo.

Já alguém vos disse que esta ocupação (artes gráficas) mais parece um trabalho de hospital?
É só urgências e sempre para ontem!

Voltando ao assunto...

Nos últimos dias a equipa tem-se debatido com esta chatice e apenas um sortudo por cá sorria para nós sem problemas desses. Lucky one!

Lá acabei por descobrir razões e cura temporária para o bug com alguns testes e experiências.
- A primeira foi atacar o desgraçado do operador que não tinha o referido problema e fazer os prints de lá... OK safou-nos (mas melindrou-nos não ter o bug).
- Depois foi usar a área total da imagesetter para por lá no meio o documento, é certo com um gasto maior de película mas ao qual o dever de cumprir os deadlines assim o justificam... Ok salvou também a malta.
- Por fim, foi ter de fazer as mesmas acções que têm de ser feitas quando, nas poucas vezes somos forçados a fazer saídas directamente pelo triste do Freehand MX. Ou seja ter de personalizar o page set-up do documento antes de imprimir e associar a página criada na área de Print do InDesign.
Confuso? Veja nas imagens seguintes o processo.

O normal para imprimir é fazer Print e definir o Paper Size, que o InDesign acerta-se com o PPD da "impressora".


Como agora não resulta mais (pelo menos até ajeitarem o CS3), há que contornar a situação combinando com o page set-up uma área pré-definida e avançar. para isso cria-se uma página personalizada...



...para ficar assim.

Será culpa de quem?
Da Apple ou da Adobe?

Acho que é da Adobe... e eles já se aperceberam do problema e publicaram na página do InDesign uma  TechNote com alguma ajuda aqui para a malta.
Curiosamente, só descobri a TechNote depois de ter arranjado a minha solução. E não é que a minha solução é tal e qual como o que eles recomendam...


Bem, o que descobri é que o problema parece ser da Adobe mesmo. Ou melhor, o bug estará na programação/código de ambos os Illustrator e InDesign CS3, que ficou exposto ao sofrer mudanças no sistema operativo. A Apple lançou o update há dias atrás, o Mac OS X 10.5.5 e esta sintoma nasceu. Contudo, acho que foi a Adobe que fez qualquer coisa mal acabada.
Recordam-se de ao introduzir o problema de dar o detalhe de haver um utilizador sem este bug? Pois é...

E então porque ele não tem o problema?
Porque o Mac OS X 10.5.5 que usa com as mesmas aplicações CS3...funciona num PowerMac G5.
Já estão a perceber a cena, hã.

A conclusão que retiro é que o bug só acontece nos Macs com processadores Intel... os Macs com processadores PowerPc não têm problemas. Isso quer dizer que estas aplicações codificadas em binário Universal (para ambos os processadores) têm uma parte mal desenvolvida e o update da Apple acabou por o expôr.
Ainda bem que a Adobe anda a investigar o problema... mas para acelerar a investigação já dei à Adobe feedback sobre esta situação.

Como diria o outro de chapéu com o cachimbo na mão:
"Elementar, meu caro Watson!!

Sem comentários: