quarta-feira, 12 de outubro de 2011

The Avengers (Marvel)... devido ao trailer fui ver BD's d'Os Vingadores

À custa de ver o entusiasmante trailer do "Avengers" que a Marvel vai apresentar em 2012, lembrei-me de investigar algumas questões. Nada de especial mas são coisas antigas, aí com 20 ou 25 anos (ou mais) e no trailer há algumas curiosidades que me deu para reflectir.

Vemos explosões mas não quem as faz... humm vamos ter invasão alien... e depois temos o Loki, que é o deus do mal, um vilão que fabrica problemas pensados ao mais ínfimo pormenor e que normalmente recaem sobre o seu meio-irmão Thor. Tudo normal portanto.
A curiosidade aqui é que ao remexer nas minhas bandas-desenhadas sobre os Vingadores de quando era pequeno, deparei-me com uma edição especial onde temos Vingadores vs Defensores. São duas super-equipas compostas por diversos super-herois e neste caso quem ardilosamente arquitectou o plano maquiavélico de colocar os super-heróis uns contra os outros foi... o Loki. Pois... o Loki é recorrente a ameaçar os Vingadores e por isso até bate certo.


Um outro facto curioso é notar-se no trailer que há animosidade e adversidade entre os membros da super-equipa. Na BD também acontecia por vezes a luta de egos e até mesmo embates brutais entre eles. Recordo o, na altura, famoso embate entre o Hulk e o Thor, que eram e serão sempre os dois membros mais fortes e poderosos da equipa. Se o Thor sofre literalmente com a força brutal dos músculos do Hulk contra ele, o que o Hulk nunca conseguiu ultrapassar foi o martelo Mjolnir...
Mas isso agora não interessa nada, pois o que fugazmente se vislumbra no trailer são os sentimentos de adversidade entre eles pois cada um deles terá sempre egos fortissimos. E daí a perceber-se que o Thor se atira ao Capitão América e também que o Homem de Ferro provoca a ira do Hulk... vai haver fight em "Avengers"!

Também gostei de ver o Homem de Ferro a sair da água em aparentes dificuldades... facto que sugere que o Iron Man ainda apresentará o equipamento aquático/espacial (que era uma segunda armadura sobre a armadura). Até que era fixe...


Por fim, continuo com as minhas "comichões" sobre os membros da equipa. Se o núcleo duro está lá, que é o Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro e Hulk... continuo a sentir-me como que defraudado por não contemplar o membro que mais admirava, que era Visão (um androide que tinha um caso com a Vanda escarlate). Na verdade, faltam na equipa ambos, assim como o Formiga/Ant-man e a Vespa/Wasp.

Esta coisa de criarem os Vingadores com a Viuva Negra, o Nick Fury e os restantes agentes da SHIELD... não vai com nada mas isto sou eu a dizer e entendo que estou desactualizado no assunto.
A Marvel já deu tantas voltas às histórias, equipas e origens de cada personagem, inclusive com as versões Ultimate dos super-heróis (onde tudo é diferente do que conhecia e por onde até baseiam os actuais filmes), que não é de estranhar a origem da equipa ser numa composição diferente. Who cares, right?

Obs: curiosamente e contra mim, é o facto de na publicação Vingadores vs Defensores, surgirem o Nick Fury e agentes da SHIELD para ajudarem contra um ser místico aliado de Loki, que até começa a devastar a Terra... assim de repente o trailer soa-me familiar.
Aliás, nessa aventura, o Nick Fury surge também... mas como um cameo e digo que os cameos são imensos, indo do Quarteto Fantástico ao Homem-Aranha ou até mesmo ao Motoqueiro Fantasma, entre muitos outros sem contar com os membros de cada super-equipa.

Enfim, conversinha de antigo comic-geek. É, realmente devo ter problemas ou serei mesmo um tipo esquisito para estar a abordar cenas destas. Daaassse!
I don't care!!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu compreendo a desilusão, aquela equipa Marvel é a fase dourada dos Vingadores mas as comichões tem que ficar por aí. :)

Aliás basta metermo-nos no papel da Marvel para perceber tais óbvias escolhas e cortes. Isto é o filme tem que ser um tanto "atemporal", básico e não uma recriação fiel somente da época dos anos dourados do grupo ou da Marvel. Assim meter personagens que só marcam algumas fases dos vingadores só lhes trazem problemas. Se me bem me lembro, o Visão está até morto, a Vanda actual já sofreu radicais modificações na história e look e é preferivel omiti-la até porque já complicou o mundo marvel. Que Vanda colocariam? A Antiga boazinha dos collants, a malvada destruidora implacável de mutantes, a regressada Vanda em depressão? Dores de cabeça na argumentação. E talvel assim da mesma forma até o pai que teve bastante peso nos Vingadores também não aparece. Formigas e Vespa são muito secundários nos vingadores, poucos carismáticos e podem cortar-se. Além do mais cada personagem que coloquem também é mais uma pipa de massa em efeitos CGI.

Por isso é bem compreensível que que se coloque os mais famosos, carismáticos, os vivos, os mais inter-temporais, os que na sua história não tenham grandes oscilações e mudanças radicais e que não levantem grandes problemas de argumentação na inter-continuidade entre filmes marvel.

E Loki, Shield, Nick Fury são convinientes personagens e de lógica inclusão. São coisas já apresentados/introduzidas noutros filmes e não foi por acaso que por aqui continuam.

Se repararmos bem isto é até mais a liga dos campeões dos outros filmes Marvel em que se aproveitou o facto de os pesos pesados Thor, C.A, Hulk e Iron Man. A Marvel só deve estar a lamentar não poder meter o aranhiço. Com personagens assim podem cortar nos extras (pesonagens secondários). Víuva Scarlet, Fury Jackson estão aqui mais pelos actores do que pelos personagens. E o Hakweye é mesmo a uníca adição nova aos filmes Marvel já que no Thor só apareceu/foi introduzido para fazer a ponte para aqui.

Resumindo, fazer filmes Marvel iria ser complicado se andassem a meter muitos e certos personagens. E não podem andar a complicar nos filmes como se fizeram na BD. Mais que ser para fãs isto é para ser filmes simples de entretenimento. O que é preciso é ao menos não chatear os fãs com muitos erros crassos. ;D

Creio que a Marvel vá continuar a fazer estas pontes dos personagens entre filmes para fazer uma continuidade histórica nos filmes e agarrar pessoal (sem no entando deixarem de ser "autónomos"). Não é estranho que o próximo seja o provável Nick Fury em 2014. E já não duvidava se a Scarlett não tivesse um filme só para ela só porque é a menina.

Vi o trailer, 20 anos atrás seria entusiasmante, agora via-se mas tenho sempre o medo de ter perdido tempo num filme só para passar o tempo. Francamente parece-me que vá ser mais um filme demasiado "Michael Bay" com centenas de carros a voar e explodir e forças armadas a fugir. E isso vê-se em qualquer outro filme.

Anónimo disse...

Ehhh isto ficou incompleto e assim imperceptível.

"em que se aproveitou o facto de os pesos pesados Thor, C.A, Hulk e Iron Man" serem membros dos Vingadores para fazer a mistura

ArmPauloFerreira disse...

Muito obrigado pelo comentário. Sim em linhas gerias concordo com tudo e são factos que se compreendem.

Eu acho que a Marvel tentou ao máximo ter uma equipa de personagens sem exageros de fantasia e assim ainda apresentarem uma existência credível neste mundo... Pensando bem, já o Thor e o Hulk são tão especiais que já são os que mais estão a forçar a coisa.
Ainda ontem debatia com um conhecido nestas andanças e ele referia (e muito bem) que o Pym (Ant-man, a inicio) deveria estar já nesta equipa pois ele foi um membro fundador da 1ª formação da equipa.
Nos desígnios Marvel actuais, percebe-se bem desde o Iron Man 1, que a fundação da equipa é até de Nick Fury e a sua SHIELD... e é por isso que até se compreende estas alterações, que são tal como refere atemporais como se fosse o melhor compromisso de todas as fases ao longo dos tempos.

Acrescento ainda, porque não o disse no artigo, que acho as vestimentas e aspecto dos heróis no Avengers muito forçados, especialmente o Thor que estava melhor no filme dele e a Black Widow, que estava mais semelhante ao que conheço dela no Iron Man 2 (aqui no Avengers está tão estranha... e afinal para que serve ela ter dois cintos? As pulseiras/punhos tão características dela?) E aquelas partes metálicas nos ombros do Capitão America... fica esquisito.

Anónimo disse...

Curiosamente vi agora que a actual equipa tem o aranhiço! Nem sei como resistiram a não o colocar. Talvez teias e alguma boa força pouco sirvam contra o Loki ou o Tobey estivesse muito ocupado.

Eu entendo a "humanização" da coisa. Mas talvez só o Hulk esteja mesmo a mais já que haver Loki ali sem Thor não faria sentido quanto a história. E também Hulk nunca sempre membro permanente dos Vingadores por isso até podia ficar bem de fora.

Loki relembre-se é um classe 50 (força 50T), portanto só ele é algo pouco humano. De todos os humanos só o Iron-Man no entanto tem poderes para o derrotar (aliás é até só em força mais poderoso que o deus nórdico.)

Agora a Viuva Negra, Fury (ou até o C.A já que são semelhantes) francamente são daquelas coisas rídiculas nas lutas fora do grau muito "humano". Provavelmente um valente empurrão do Loki bastariam para a matar a Víuva. Os cintos extras dela acabam até (um bocado à base do Batman) por serem truques de diversão na manga quando pouco ou nada pode fazer em lutas contras gajos destes. O C.A ao menos tem o escudo para se defender e o Afro-Nick deve ter calão à Shaft e muita artilharia CGI para atirar ao Loki. Francamente isto das forças/poderes tão desiguais na Marvel e tão poucas mortes sempre foi um tanto rídiculo.

Um Loki contra Thor, Ferro e Hulk é que acaba afinal por ser muito desiquilibrado a não ser que ponham nas mãos do Loki uma daquelas armas "devastadoras".

Já agora supostamente o Hulk faz tanta mossa no Thor como o Thor no Hulk já que a força dos dois é mesmo equivalente. Agora o Thor lá tem o extra do martelo como o verde tem lá a força extra pela raiva.

O fato do C.A é que me pareceu muito borracha/plástico. Faz-me lembrar alguns do batman que tentam disfarçar a falta de músculos. :)

Haver fatos novos é só para darem emprego a alguns estilistas. :)

O Pym é mesmo coisa pequena no carisma da Marvel. Além do mais que vertente dele apareceria aqui? Versão gigante, versão formiga, amarelado? Talvez por ter sido tanta coisa é que nunca tenha parado para ganhar mais adeptos. :D

ArmPauloFerreira disse...

A FOX detém os direitos de diversas personagens fundamentais da Marvel (Spiderman, Fantastic Four, DareDevil, X-Men, Ghost Rider... e tudo o que corresponde a cada um deles), que isso seria impossível de acontecer sem terem processo em tribunal.

entre o Hulk vs Thor realmente, das várias vezes que tenho deles a lutarem um contra o outro foi pouco conclusivo... mas o Mjolnir é que fez sempre a diferença pois o Hulk não pode com ele.

O Pym poderia ser a fase inicial de Ant-man ou então uma junção das duas habilidades de reduzir e aumentar... era interessante e fariam justiça ao membro fundador dos Vingadores.

Loot disse...

Viva.

Acho que por questão de reconhecimento o Pym poderia entrar nem necessitaria de ter um grande destaque nos combates. Acima de super herói Pym é uma das grandes mentes da Marvel.

E não esqueçamos que ele criou o Ultron. Que podia ser introduzido aqui para ser o próximo vilão desta saga.


As lutas inconclusivas são uma constante, repara-se que o Hulk empata com o Thor e já empatou com o Wolverine...não faz sentido nenhum.
Eu apostaria sempre no Thor por causa do Mjolnir. Se este realmente quisesse magoar o Hulk, faria-o nem que o transportasse para o espaço/sol.

Mas a nível fisico o Hulk foi criado para ser exageradíssimo.

Quanto ao Loki, ele é grande vilão. Todos sabemos que é mais fraco que o irmão e não é por isso que deixa de ser menos perigoso. Loki já manipulou o surfer para fazer o trabalho árduo por ele. O grande poder do Loki é e sempre será a sua mente.

Quanto à diferença de poderes numa equipa é comum veja-se o Batman na liga da justiça.
Vai haver de certeza inimigos para todos brilharem.

E o Iron Man é o maior lol

ArmPauloFerreira disse...

Grande Loot, dizes bem e é tudo verdade.
As lutas entre super-heróis são sempre inconclusivas.

Recordo-me de Superman vs Spiderman onde... depois de uma luta poderosa fica tudo bem e unem esforços para combater o mal (foi só dessa vez também).
No embate do Thor vs Hulk (que está na 1ª foto) é caricato quando o Hulk tenta pegar no Mjolnir e quase se caga todo sem sequer o conseguir mexer... e de nada lhe valeu ficar cada vez mais furioso por não conseguir. Eheheheh!

Em termos de diferença de poderes numa equipa... sendo assim o Gavião Arqueiro ainda é o menos poderoso... tem agilidade só.
O Pym sempre fazia algo de fantástico ao mudar de tamanho (e muitas vezes extremamente útil).
Foi sim ele quem inventou o poderoso Ultron e é por isso que até o exibi numa das revistas da 2ª foto.

mi mendes disse...

Meu tinha a metade dessas bds.Que bons tempos.Quanto ao filme,estou bastante ansioso e espero que Hollywood nao faça merda para fazer dinheiro á custa dos nossos adorados herois da Marvel

ArmPauloFerreira disse...

A grande certeza neste momento é que os filmes são feitos pela própria Marvel, pela sua divisão de filmes. É por isso que o percurso até ao Avengers foi bem estudado e bem feito. Se fosse de outra forma, das Warner Bros, ou Fox, etc... teriam arruindado e não sido consistentes.
Eu estou a contar com um bom Avengers (mais no sentido entretenimento).