terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cine-critica: Hachiko: A Dog's Story [2009]

Hachiko: A Dog's Story
Hachiko - Amigo para Sempre
[2009]


Realização: Lasse Hallström
Com: Richard Gere, Joan Allen, Sarah Roemer, Jason Alexander, Cary-Hiroyuki Tagawa, Erick Avari, Davenia McFadden, Robert Capron, Kevin DeCoste, Bates Wilder

Sinopse (via Split Screen): "Para Parker Wilson (Richard Gere), professor de música na universidade, a chegada do cão "Hachi" foi um acontecimento feliz. A cumplicidade entre os dois foi instantânea e eles não mais se largaram: "Hachi" acompanhava o seu dono todos os dias até à estação de comboio onde, todas as noites, o esperava. Mas, um dia, Parker não regressou, e "Hatchi" continuou a esperar. O cão esperou sempre, até ao dia da sua morte. E, por força de perseverança e fidelidade, o animal tornou-se numa lenda, mudando todos aqueles que conheciam sua história."

Trailer:

Gostei muito deste drama, que é na verdade uma espécie de biopic sobre o cão Hachiko (baseado em factos reais... mas de outra época e local diferente da do filme).
É diferente (e melhor) que o "Marley e eu" (por exemplo), pois neste a perspectiva da história é nos dada fundamentalmente pelo cão e o dono que ele escolheu.

Não é um filme de virtuosismos... mas está realizado com foco no que é essencial ao serviço de bem contar esta história. Um dos detalhes mais interessantes da realização é pelo Hachiko, que nos brindam com a perspectiva literal da visão do animal, facto que me agradou imenso. Percebemos o Hachi a pensar, como vê o dono, o pormenor daltónico de como ele vê a realidade, etc. Gostei muito deste prisma de abordagem.

No resto, o filme tem interpretações correctas de Richard Gere e de Joan Allen e tem ainda uma banda-sonora muito boa. E preparem os lenços pois os 30 min finais são muito tocantes (dilacerantes).
Recomendo, especialmente a quem gostar de filmes sobre animais. Como hoje é Dia Mundial dos Animais, fica a sugestão.

Classificação:
7/10



Excerto da OST:

O tema "Goodbye" de Jan A. P. Kaczmarek

7 comentários:

Ricardo Vieira disse...

Excelente sugestão para este dia! Vi este filme há bastante tempo e tocou-me imenso. Como dizes, "preparem os lenços, pois os 30 minutos finais são dilacerantes.

Nuno Pereira disse...

Lenço na mão sim... o raio do cão :)

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado amigos, este Hachi é mesmo para... shiuf shiuf !!!

João Sousa disse...

Se isto vos faz sentir moles, então acho melhor que não vejam o Nankyoku Monogatari, filme japonês da década de 80. Imagino que seria necessário abater metade da floresta amazónica para vos fazer lenços de papel.

ArmPauloFerreira disse...

lol

João, desconheço essa sugestão que deixaste mas deve ser interessante então.

João Sousa disse...

Às vezes, a Wikipedia é nossa amiga:

http://en.wikipedia.org/wiki/Nankyoku_Monogatari

Tomei conhecimento do filme numa colectânea de Vangelis, compositor da banda sonora (para quem tenha ainda memória, o boletim meteorológico de finais de 80/inícios de 90 usava o tema do filme como música de fundo).

Não sei se é fácil encontrar o filme cá. Talvez por importação. Desde que sei da sua existência, já lá vão uns 20 anos, só me recordo de o apanhar, por acaso e já perto do final, num canal francês do cabo. Para quem não se importar com o meio, está disponível aos bocados no Youtube.

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado João.

Diria até que já se fez um filme recentemente com base nesses factos e história mas airosamente, o "Eight Below" (2006) com o Paul Walker.