quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Enfim, Microsoft... quem é a limitadora afinal?

Recentemente a Microsoft tem tentado convencer os utilizadores que não é afinal o "bicho-papão". Tem se tentado reinventar em novas campanhas para mostrar que está a para das exigências deste século e que os seus produtos são bons.

Não há dúvida que grande parte do mundo tecnológico está intrinsecamente ligado às suas tecnologias. Não porque são a melhor proposta do mercado mas sim porque a Microsoft conseguiu-se implantar de forma a que ninguém pode ficar alheia.

Windows, Internet Explorer, Messenger, Hotmail, Word, Excel, PowerPoint, Windows Mobile, Windows Media player, o formato musical WMA, etc... acabam por ser os maiores standards nos variados mercados em que está bem presente.
Agora o que me chateia é eles fazerem a sua publicidade e pedirem para nos libertarmos dos limites.


A recente publicidade visa isso mesmo com a mensagem: "Life without walls"
Na verdade para quem, que como eu não está do lado Windows, achará logo que a premissa da publicidade tem o duplo sentido de ser ela própria contra a Microsoft.

Caramba, como pode esta empresa pedir aos utilizadores que se libertem de limites e usem Windows e as suas tecnologias, quando na verdade é ela própria que impede a interligação e compatibilidade com o resto do mundo?
Dá que pensar...

E já não abordo a situação de total descoordenação estratégica ao contratarem milionáriamente o Seinfeld para fazer a triste publicidade que fez (pouco clara em objectivos) e depois desisteirem dela e passarem a fazer a nova campanha "I'm a PC", claramente inspirada na sua rival Apple "Get a Mac".
Coitados!


Enfim, Microsoft... que é a limitadora afinal?

Afinal, porque razão o MSN (Messenger) não é baseado num formato aberto tipo Jabber? Assim, era escusado sermos forçados a usar uma conta Hotmail para podermos comunicar com o resto do mundo por IM. Uma conta jabber/XML (tipo as do Sapo, NetCabo, Gmail, etc) ligam com todas as outras baseadas nesse protocolo aberto. Não somo forçados a ter uma conta no Sapo para se comunicar com alguém com Gmail e semelhantes. Liga e pronto!
Agora com o IM do MSN tem de ser somente de igual para igual e com o protocolo do MSN. É uma porra, pois se mais de meio mundo usa MSN por ser tão popular nunca mais isto se indireita. Quem é que está a pôr os limites no IM então?


Não era bom que o Hotmail fosse aberto, de forma a que se pudesse usar em programas dedicados ao e-mail?
Assim poderiamos ter os e-mails do Hotmail a chagarem aos programa de mail de qualquer sistema operativo. Ou então que permitissem ao menos que as mensagens possam ser automaticamente reencaminhadas para outro endereço de e-mail sem essas limitações. Mas não... só reencaminha para outra conta Hotmail... não vejo vantagem nenhuma nisso!
Acho uma piada quando fazem grande alarido com as novidades para as novas contas Live Hotmail... afinal, que vantagens são essas de ter mais espaço, melhor aspecto, arrancar mais rápido e umas coisitas banais mais. Uma versão nova só para isso?
E afinal, para que tem o Windows Vista a interessante aplicação "Mail", se nem se pode usar nele a conta de e-mail da própria marca (o Hotmail)? Quem é que está a pôr os limites então?
(Obs: não tenho nada contra o webmail mas aprecio mais consultar por aplicação...)

Enfim... para mim estas omissões todas é que são as verdadeiras Windows Walls!

E do lado de lá da abertura na parede, encontra-se um prado verde... não era semelhante a imagem de fundo do XP?
Quer-se dizer... sair dum sistema sem limites para entrar no mundo MS Walls?
Eles muito MicroSofrem bué...

2 comentários:

Jorge disse...

"Assim, era escusado sermos forçados a usar uma conta Hotmail para podermos comunicar com o resto do mundo por IM."

Só um reparo, pode-se usar o MSN com uma conta SAPO por exemplo. Esta forma só não é tão divulgada.

ArmPauloFerreira disse...

Sim, é verdade! Tenho pessoas que usam endereços Gmail, Clix, PortugalMail, etc... no MSN. Não sei como isso funciona mas já em tempos consegui o mesmo com a conta Gmail...

Outro facto é que continua o Messenger a só dar directamente para outras contas MSN.

O bom era o MSN conseguir contactar com outros IMs. Assim ter Sapo no MSN, adianta pouco...