quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Google lança novo browser: Chrome

Quando parecia que a guerra entre os browsers, aplicações para navegar na net, estava a acalmar com a popularidade do Firefox... eis que chega um novo "guerreiro" para surfar na net pelas mãos da Google: Chrome.


Para já está como a maioria de todos os produtos Google, em fase beta e sendo que a má noticia para já é que só está desenvolvido para a plataforma Windows (pessoal do Mac e do Linux não têm direito a nada para já).
Talvez o mais aborrecido nesta fase é que para o usar tenhamos de rumar para o Windows... que chatice!

A mim não me aborrece nada não o ter no Mac porque muitas das premissas (novidades) do Chrome já se encontram há muito no Apple Safari, o meu browser nº1 para tudo.

Aliás, o Chrome usa tecnologias do "motor" do Safari, como a Google bem refere na sua página de apresentação do produto:
"Utilizámos componentes do Webkit da Apple e do Firefox da Mozilla, entre outros - e, neste espírito, estamos a manter todo o código de origem aberto também. Esperamos colaborar com toda a comunidade e ajudar a desenvolver a Web."

Ora vejamos (resumo do Vitamina Y):
- Multi-thread - Assim como todos os browsers actuais, o Chrome utiliza o sistema de separadores, que funcionam agora de forma independente: se ocorrer alguma falha, um separador poderá ser fechado sem interferir com os restantes;
- JSVM - Este recurso faz com que o código javascript seja compilado, o que aumenta muito a velocidade de execução em site que usam o javascript e aplicações online como o gmail, hi5, etc.
- Código aberto - “(...) o nosso código é aberto para que outros programadores possam usar o que nós fizémos sem pagar, nem pedir permissão, nem ter que reportar bugs (...)";
- Navegação Oculta - Ao activar este recurso podes navegar na Web sem que nenhuma informação (cache, cookies, histórico, etc ) permaneça no computador.;
- Miniaturas dos principais sites - Com este sistema podes aceder às tuas páginas favoritas de forma instantânea e extremamente rápida;
- Auto-Barra de Endereços - função para auto-completar endereços de acordo com as tuas visitas ou sugestões vindas através da busca do Google;
- Importação Automática - Importa todos os seus favoritos, senhas e configurações do Mozilla Firefox;
- Downloads simples - ao descarregar um ficheiro tudo é feito instantaneamente. O browser guarda imediatamente o ficheiro e é apresentado o progresso da transferência na parte inferior da aplicação.

A estética espartana e o botões quadrados com símbolos simples remetem-me logo para o estilo do Safari e a ideia de ter mais espaço para a página a apresentar igualmente... Os separadores por cima é uma questão de estilo, interessante mas nada de mais... se nem o Firefox me convence também não vai ser este!
Em Mac OS X estamos tão bem servidos de browsers que esta nova opção nem faz mossa... mas acredito que no mundo Windows vai pôr muito pessoal satisfeito e admirado com a abordagem da Google, pois é uma autêntica novidade quando comparado com o Internet Explorer principalmente...


Blá, bla, bla...
Chrome para aqui...
Chrome para ali...
...na net só se fala nisto. É a noticia do momento!

Deixo-vos aqui uma lista de algum pessoal que já opina sobre este novo browser:

Google Chrome (no "Vitamina Y" -com link para fazer o download)
Google Chrome (no "Aberto até de madrugada")
Chrome - o browser da Google (no "Artes Finais")
Google Chrome - A minha opinião acerca de… (no "WebTuga")
Com mais de 400MB, deve ter muito cromado (no "Conversas do Bruno")
Google Chrome (no "Blog Procura-se")

Uma coisa me parece certa: sempre deve ser melhor que o nojento do Internet Explorer... mas esta é apenas a minha "modesta" opinião!

Deixo-vos com alguns videos que exemplificam o Chrome a funcionar:

Separadores dinâmicos


Um só espaço para tudo (para os endereços url e efectuar pesquisas)


Saiba tudo sobre o Chrome aqui e aprecie mais videos com as funcionalidades aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Acredito que se o Chrome, tiver extensões e temas, tal como acontece no Firefox, o Internet Explorer (dahh) e o Safari que se cuidem.

Pessoas que nem sabiam o que era o Firefox já tinham instalado o Chrome, pois ele aparece logo para descarga na página inicial da Google.

É sempre bom assistir a este tipo de guerras entre estes senhores da industria, agora é esperar para ver como será o Chrome para Mac, acredito que não sairá tão cedo.

um abraço,

Rui Silva.
www.artesfinais.com

Anónimo disse...

Usa o mesmo webkit do Safari ... portanto mais do mesmo , novo layout. Dificilmente vai superar o esperado Safari 4.