segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Red Bull Air Race Porto 2008: um enorme sucesso!

A prova do Red Bull Air Race Porto 2008 foi um grande sucesso. As margens de Porto e Gaia foram inundadas com milhares de pessoas e foi batido um novo recorde de assistência: foi contabilizado um milhão de assistências para os dois dias da prova (Sábado e Domingo).

Foi um tremendo sucesso que trouxe atenção para o norte de Portugal.
O sul (capital) deve estar com inveja...

Tudo muito bem organizado, as margens repletas de gente, as personalidades VIP a darem a sua presença e colorido... tudo esteve bem.
Talvez o ponto mais negativo se tenha tornado a exploração comercial do evento para níveis gananciosos, com muitos lugares públicos a serem cobrados ao povo só para estarem neles para verem... o preços exagerados de muitos estabelecidmentos com vista para a prova... enfim, o normal quando algo de assim se organiza por cá (na verdade é assim em todo o mundo). Pena é que com isso tenha afastado ainda muito mais gente que queria estar presente...

Para o ano que vem há mais!!!
Tudo o que neste país mude as atenções do futebol é positivo... e todos nós queremos mais aviões, é claro!

Fica aqui um video oficial com os melhores momentos do evento em Porto/Gaia 2008...



...e também as páginas do jornal "24 Horas".


Saiba todos os detalhes sobre a prova pelo site da Red Bull Air Race.
Por lá encontrará de tudo, noticias, fotos, videos, etc.


A emissão televisiva da SIC

Gostei muito da emissão que a SIC nos brindou. Muito profissional, com muita infografia, imensos detalhes e sobretudo um nível muito dinâmico que tornou a prova ainda mais entusiasmaste para quem a seguiu apartir de casa.

Um dos detalhes que mais me agradou foi a emissão em formato 14/9 (o tal menos comprido que o 16/9) que nas TV widescreen com esse modo de visualização ajudou (e muito) a ter uma melhor visão panorâmica da prova.
O habitual é ter de se alargar a imagem 4/3 para encher o ecrãn 16/9 e passar a ver tudo esticado... mas com este formato obtevem-se apenas umas pequenas barras verticais nas pontas... e os modos de zoom ou inteligente (ou dinâmico, conforme a marca) enchiam o ecrãn da Tv sem ter de recorrer ao exagerado esticar das imagens, a que tanto já nos habituamos por cá ao longo dos anos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Aqui no Centro/Sul a prova passou-me completamente ao lado. Não acho piada nenhuma. Mas gostei da cobertura da SIC.

ArmPauloFerreira disse...

Aqui na zona Gaia/Porto ninguém fica indiferente... é um grande espectáculo, potenciado ainda pelos caças F-16 da FA que sobrevoaram muitas vezes toda a região. Os F-16 é que fazem barulho...

Anónimo disse...

Eu não gosto muito de aviões, e depois não conheço nenhum dos participantes. lol É uma prova que não me cola ao ecrã - já que ao vivo estou longe... Gostei muito mais do Flugzeug!

Bruno M C Castro disse...

Com muita pena, não fui mais uma vez... Espero poder ou me apetecer ir para o ano. Infelizmente não gosto muito de confusão, e aquilo parecia estar a abarrotar.
Mas diz quem foi, que valeu a pena e eu acredito!

Anónimo disse...

ahahah
fluzeug :D :D
omg..
so tenho pena d uma coisa: quando o Red Bull Air Race sair do Rio Douro, os mouros quase de certeza q o vêm buscar.. é pena, quando isso acontecer, d certeza q n vais dizer o que disses, ÿpslon..

Excelente espectaculo!!!

Apelo ao Rui Rio e aos Luis Filipe Menezes para segurarem o espectaculo no Rio Douro!!!!

Alexandra Paulo disse...

Não fui o ano passado, nem este ano. Mas acho que se tornarem a cá voltar não vou perder o espectaculo. Assisti á passagem dos F-16 e realmente.......

ArmPauloFerreira disse...

@ Bruno Castro e Alexandra: também não pude ir mais uma vez... mas segui atentamente pela TV tudo o que pude.

@ Rui L: Para o ano que vem ainda haverá prova no rio Douro mas no ano seguinte já não... acaba em 2009. A não ser que as duas câmaras patrocinem com muito mais massa para eles se manterem... os dois presidentes têm de se unir por esta causa e lutar por ela, se é que a querem ter por cá.

Anónimo disse...

Devo ser um outsider lol