Este artigo é a finalização á
1º parte e
2ª parte desta série de artigos sobre as operadoras.
Exclusividade de canais...
Outra situação diferenciadora é ambos os operadores terem canais exclusivos na sua oferta.
A Zon tem em exclusivo o Fox Life, o FX, o Mov, SportTV HD e mais alguns. Não esquecer que passou a disponibilizar a todos os clientes o Disney Channel gratuitamente quando antes era pago (porque a concorrência o estava oferecer gratuitamente).
No lado do Meo, outros tantos como o Fox Next, o Animax, Sony Entertainment, NASN, e diversos canais para clubes como o Benfica TV, Barça TV, Real Madrid Tv, Chelsea TV, Inter TV, etc.
Recentemente anunciou mais uma cartada forte para quem gosta de séries de ficção-científica e de programação infantil (do 1 ao 6 anos): o Sci-Fi Channel e o JimJam, ambos em exclusivo.
O Meo leva vantagem nos canais infantis pré-escolares pois a quantidade da oferta é vasta neste aspecto.
É uma chatice pois isto de serem adversários não é positivo assim. Ao existir tanta exclusividade de canais quem acaba por perder são os clientes. Das duas uma: os canais deveriam estar disponíveis para as várias operadoras sem isto da exclusividade e as operadoras incluiam no catálogo aquilo que entendessem como boa oferta. Nós os clientes julgariamos por esse prisma... como as coisas são não nos restam grandes alternativas.
Eu gostava de ter na ZON alguns canais que só o Meo tem (principalmente os mais recentes) e os clientes do Meo gostavam de ter os canais exclusivos da ZON. Vice-versa...
Outras diferenças mais actuais...A Zon recentemente tornou-se o 5º operador de telefones móveis com o serviço ZON Mobile e assim passa a ser um sério serviço 4-play (TV+Net+Tel.Fixo+Tel.Móvel) a funcionar sobre um único nome.
Na verdade, a ZON Mobile é um operador virtual, idêntico ao Phone-ix (mas que puto de nome carago... ai carago não, carago), que funciona sobre a rede da Vodafone ao passo que a Phone-ix funciona sobre a rede da TMN (= PT).
Para mim, acho que o Meo poderia jogar uma forte cartada aqui se a PT passasse a deter a Phonix ou a associar essa operadora virtual ao serviço de forma mascarada ou não. Ou então a funcionar claramente o serviço de chamadas TMN associado e com vantagens (desconto) para quem tem o Meo.
Acho que a TMN merecia e deveria ter um caminho distante do produto Meo mas a verdade é que não tem pois a TMN já se encontra associada ao Meo pela internet móvel 3G e pelos canais Meo Mobile para telemóveis (é estupidez absoluta pagar para ver o quê? ...e tão mal!)... mas não pela comunicação móvel de chamadas.
O serviço Meo tem acesso á internet fora de casa em banda larga via 3G e Wi-Fi (da TMN) mas não tem o serviço de telefone móvel de chamadas (o que é incompreensível até) e aí a ZON Mobile dotaria a Zon de algo mais interessante se também desse acesso de banda larga fora de casa (não me venham com essa cena do Wi-Fi Zon@Fon que não é bem a mesma coisa). Neste aspecto nenhuma das duas ganha...
Assim, acho um pouco desleal quando o Meo é publicitado como um 5-em-1, com os serviços TV+NetFixa+Tel+VideoClube+NetMóvel. Acho que incluir o video-clube é forçar demais os atributos do serviço (a SmartTV faz o mesmo, enfim). Até acho que o Meo e a Clix/+SmartTV muito idênticos em todos os serviços de oferta. Eu entendo que o serviço de Home Video (ou Video Clube ou Video-On-Demand) continua a ser mais uma característica do serviço TV apenas e como tal é forçado fazer dele mais um tópico na lista de serviços.
É uma ideia interessante o serviço de alugar filmes mas a percepção que tenho é que a malta usa aquilo uma ou duas vezes (portanto paga para ver os filmes num tempo limitado) e depois deixa de continuar a usar o serviço, talvez preferindo obter os filmes por outros processos mais baratos (ir á loja video-clube aluga-se mais barato que no on-demand) ou até de forma mais ilegal (downloads).
Para mim, Meo e a Zon são ambas 4-em-1, com a respectiva diferença de uma ter a internet móvel e a outra as chamadas móveis.
Resumindo:
- Meo - tem uma vocação para a malta mais moderna, que gosta das tecnologias e sabe se entender muito bem com elas. Penso serem gente que gosta de ter acesso a bons canais em casa mas que prefere escolher quais quer (para apenas duas divisões só... mais já é pedir muito) e até na rua (pacote de canais Meo Mobile), acesso à internet banda-larga dentro-e-fora de casa (acho importante o factor fora de casa) e ter ainda a possibilidade de falar para a rede fixa (para os parentes que ainda mantêm o fixo -e fazem bem!) com conveniência se forem também da rede fixa PT (se não for a conversa já é outra).
- A ZON - tem um cariz mais familiar e de vocação para a casa. Consegue ter uma oferta acertada para todas as faixas etárias também em termos de dotar o aceso aos possíveis serviços (quem não quer net não precisa de a ter). Toda a sua oferta está vocacionada para o ambiente familiar mas sem descurar a modernidade (HD, DVR, ,TV digital, etc). Consegue ainda na sua oferta de canais integrar e satisfazer as comunidades estrangeiras a residir no país. Assim pode o cliente ZON ter em casa boa TV (a bola, os filmes, etc), aceder á boa internet de banda larga (que com o modem Wi-fi reforça o acesso á família toda), ter telefone fixo (sem descriminar redes fixas e com vários enquadramentos á escolha de cada um) e agora também telefonar de telemóvel para telemóvel com rede própria (na mesma família agregar 5 telefones na mesma conta).
Ambas são recomendáveis mediante o que se pretende também: privilegia mais ver TV nas divisões todas que internet... pense na ZON; Se prefere mais a internet (dentro e fora de casa) que ver TV... então o Meo parece mais indicado. Simples... ou talvez não.
Cada qual é que sabe e deve de analizar bem a sua situação e o que pretende.
Consulte aqui os anteriores artigos de
Zon vs Meo.