quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Arouca Film Festival 2012... 10ª edição do festival do concelho de Arouca


Arranca de 14 a 16 de Setembro a 10ª edição do Arouca Film Festival - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Arouca, de 2012.

"Este festival internacional de cinema e vídeo está direccionado para todo o público, mas pretende ser uma “rampa” de lançamento para os novos realizadores e para as escolas de cinema e audiovisual. Assim, o Festival Internacional de Cinema de Arouca tem como principais objectivos: estimular a produção cinematográfica, a um nível local, mas também nacional e internacional; apoiar e promover obras recentes e de qualidade reconhecida do circuito cinematográfico mundial, bem como obras e produções independentes; atrair e formar novos públicos na área do cinema e do audiovisual; estimular a troca de experiências e de conhecimentos entre todos os participantes no Festival; e, por último, mas igualmente importante, preservar e promover o património cultural e natural de Arouca.

Este é um Festival que surgiu a partir da necessidade de dotar o concelho de Arouca de um evento que fosse capaz de causar impacto a nível mundial, isto porque algumas das mais-valias desta região se prendem com as suas paisagens e com a sua maravilhosa luz que, em termos cinematográficos, se reveste de um carácter extremamente importante para a realização de películas. Uma das grandes metas da Comissão Organizadora do Arouca Film Festival é fazer, dentro em breve, deste evento, uma das imagens de marca de Arouca e fazer do concelho de Arouca uma das regiões mais procuradas e filmadas de todo o território português.

Pretende-se, assim, cativar novos públicos nacionais e internacionais, e transportá-los a uma das regiões mais bonitas do território nacional, promovendo um interesse cada vez maior, por parte dos cineastas, para que estes realizem e produzam em Arouca, parte ou a totalidade dos seus filmes, ao mesmo tempo que se apoiam os novos realizadores, se consagra a qualidade e o talento de todos quantos trabalham nesta área e se promove o gosto pelo cinema.

Está oficialmente convidado a fazer parte desta “Festa do Cinema”, marcando presença, em Arouca
".


A selecção oficial do festival assenta sobretudo na exibição de curtas-metragens portuguesas, espanholas, brasileiras, francesas e conta ainda com contribuições da Alemanha e da Argentina.

Há ainda entre diversas iniciativas do festival, a realização de workshops de realização, produção e edição para cinema independente.


Podem consultar no site a programação, que tem todos os dados das produções envolvidas.


Links úteis do festival de Arouca:

Sem comentários: