quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Douro Film Harvest 2012... festival de cinema do Douro

Do dia 26 a 29 de Setembro, realiza-se uma nova edição do festival de cinema do Douro, o Douro Film Harvest 2012.


Este festival é mais do que uma mostra de cinema. No cenário do Douro e do Porto, ambos Património da Humanidade, apresenta-se como uma plataforma cultural e enoturística que contribui para a divulgação e desenvolvimento de uma região com características únicas, e um enorme potencial.


Organizado pela Expanding World, o DFH já acolheu actrizes como Andie MacDowell e Sophia Loren, realizadores como Carlos Saura e Milos Forman, compositores e músicos como Gustavo Santaolalla e Kyle Eastwood, trazendo o cinema ao Douro, mas levando também o Douro ao universo do cinema.

Este ano a convidada de honra do festival é a actriz Bo Derek.
Lançada para o estrelato graças ao sucesso de «10, uma Mulher de Sonho», hit de bilheteira da década de 1980, Bo Derek é um ícone da cultura pop norte-americana, tendo-se tornado o símbolo da beleza perfeita. 

O Douro Film Harvest criou assim um nicho único no panorama internacional do cinema, permitindo essa aliança entre a gastronomia, os vinhos da região, e outras diversas expressões da cultura. Um conceito distinguido pelo Turismo de Portugal com uma menção honrosa para Evento do Ano 2010, e finalista na categoria de Melhor Evento Cultural Ibérico, também em 2010.


Destaques: O evento na sua ligação com o cinema é feito com interessantes e curiosos paralelismos com a região, a comida e a bebida.

Há várias secções temáticas com diferentes eventos a decorrer:
Wine Films (filmes que estabelecem uma ligação do cinema com o vinho);
Food Films (filmes com uma forte ligação com a comida);

LBV (homenagem a grandes cineastas);
Moon Harvest (que é uma exibição ao ar livre);
Curtas da Casa (exibição de curtas-metragens com relacionamento com a região do Douro);
Fora de Carta (filmes com temas gastronómicos mas fora de competição);
Canal Brasil (espaço com ligação musical brasileira); 

A secção "Wine Films", terá a exibiçao de:
"A MÁTRIA DO VINHO" de Ken Peyton; "EL CAMINO DEL VINO" de Nicolás Carreras; "NO WINE LEFT BEHIND" de Kevin Gordon; "WINE FROM HERE" de Martin Carel; e "TERRA D´OPORTUNITATS" de Roger Roca.

Na secção "Food Films", (talvez até com as propostas mais cativantes) serão exibidas as obras:
"EL BULLI: COOKING IN PROGRESS" de Gereon Wetzel (que será o filme de abertura); "ENTRE LES BRAS" de Paul Lacoste; "MISTURA, THE POWER OF FOOD" de Patricia Perez; "SOUL KITCHEN" de Fatih Akin; e ainda a estreia de "TOAST" de SJ Clarkson (filme de encerramento e super cativante - ver trailer).


EL BULLI: COOKING IN PROGRESS



SOUL KITCHEN



TOAST


Mas mais que ler este artigo é dirigir-se ao espaço dedicado do festival, atráves das seguintes ligações.
Links úteis: site oficial / facebook

Sem comentários: