sábado, 29 de setembro de 2012

Apple: Tim Cook publica carta aberta a respeito dos problemas com Maps no iOS6

A coisa lá para os lados de Cupertino não andam lá muito bem, a respeito do iOS6.


Especificamente a questão da aplicação Maps, desenvolvida pela Apple e que visava substituir a com o mesmo nome que era desenvolvida pela Google.
O certo é que os Mapas na aplicação ainda parecem ter um longo caminho pela frente para serem novamente fiáveis e conquistarem a credibilidade que nunca havia sido colocada em causa.

No espirito de demonstrar que a marca também sabe fazer um mea culpa, o actual CEO Tim Cook, que sucedeu ao malogrado Steve Jobs, publicou, no site da Apple, uma carta aberta onde demonstra a humildade da marca em admitir tudo isto não ter corrido bem conforme se esperava com a aplicação Maps.


"To our customers,

At Apple, we strive to make world-class products that deliver the best experience possible to our customers. With the launch of our new Maps last week, we fell short on this commitment. We are extremely sorry for the frustration this has caused our customers and we are doing everything we can to make Maps better.

We launched Maps initially with the first version of iOS. As time progressed, we wanted to provide our customers with even better Maps including features such as turn-by-turn directions, voice integration, Flyover and vector-based maps. In order to do this, we had to create a new version of Maps from the ground up.

There are already more than 100 million iOS devices using the new Apple Maps, with more and more joining us every day. In just over a week, iOS users with the new Maps have already searched for nearly half a billion locations. The more our customers use our Maps the better it will get and we greatly appreciate all of the feedback we have received from you.

While we’re improving Maps, you can try alternatives by downloading map apps from the App Store like Bing, MapQuest and Waze, or use Google or Nokia maps by going to their websites and creating an icon on your home screen to their web app.

Everything we do at Apple is aimed at making our products the best in the world. We know that you expect that from us, and we will keep working non-stop until Maps lives up to the same incredibly high standard.

Tim Cook
Apple’s CEO
"


Tadinhos... de todos nós.
Sim, pois... está bem, vai lá à tua vida Tim Cook. Mas lembra-te sempre que pela primeira vez na história do iPhone, o indice de satisfação da Apple caiu devido ao iOS 6 (como nos é reportado no Blog do iPhone).

E não é menos verdade que, a marca tem sido ridicularizada fortemente por essa net fora (e por vezes até com muita piada) só pela embrulhada deste Maps-apocalipse no iOS6.

Foto e o seguinte video do: Internet Patrol

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

iPhone 5... chega (hoje) a Portugal + video de uma televisiva apresentação nacional


Hoje é chegado o dia 28 de Set'12, dia em que o iPhone 5 chega a Portugal.
Vai estar por todo o lado, a começar on-line pela Apple Store.

Aproveitando a oportunidade deste artigo para também deixar aqui um video de uma televisiva apresentação nacional do iPhone 5 pelo (grande guru Apple) Pedro Aniceto e o jornalista Ducard, para a SIC Radical.
Enjoy it!


Até a apresentadora afirma quer um e a inicio até parece uma reunião de iPads.
Very nice!

A minha carteira é que, infelizmente nos dias que correm, não se permitem a nada disto (ainda para mais quando já ascende a valores que começam em 699€ para o entrada de gama -longe vão os tempos em que começava em 499€), pois bem adorava substituir o meu modelo já antiguinho por um bichinho destes novos. Era bem fixe, era...

Ó Apple e Vodafone, tenho-me portado tão bem desde que o 1º iPhone chegou oficialmente a Portugal, que:
E que tal, só por isso, trocarem-me o meu 3G por um 5?
Sempre dava para fazer uns posts melhores sobre o actual modelo...

Estreia 2013: Gambit - poster e trailers (com Colin Firth e Cameron Diaz)

Estreia em Portugal (só) em 4 de Abril de 2013, "Gambit", comédia  com argumento dos irmãos Cohen e com Colin Firth e Cameron Diaz e outros no elenco.

Gambit
- Ladrão Roubado -
(2012)
IMDb


Realização:
Com:
Colin Firth, Cameron Diaz, Alan Rickman, Stanley Tucci, Cloris Leachman...

A comédia “Gambit”, é mais um remake de Hollywwod, neste caso dum clássico britânico de 1966 com o mesmo nome (o "Gambit" que tinha Michael Caine no elenco), que conta com um argumento dos irmãos Coen, onde um funcionário de uma multinacional decide dar o golpe no seu chefe, servindo-se da artimanha de usar um quadro falso de Monet e para o ludibriar contrata para isso uma texana hábil em "rodeos" e não só...

Pelo trailer, percebe-se bem o que vai sair daqui... isto vai ser muito divertido!

O Stanley Tucci parece estar o máximo na personagem e afigura-se que vai ser mais um Cameron Diaz show! Tem aspecto disso...

É pena não se perceber esta política de atrasar as obras, um filme de 2012, que só chega ao segundo trimestre de 2013. :-(



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Series TV: Fringe... mais um poster e um trailer


O regresso da 5ª e última temporada de Fringe, acontece dia 28 de Setembro.

Sinceramente, a série deu tantas voltas e voltas, que mesmo fazendo a manutenção do interesse dos seguidores, saber que o arco narrativo finalmente encontra um fim é um alivio. Mais 13 episódios e tudo fica resolvido... ufa!

Fica aqui mais um trailer e poster (há mais num post anterior) só para aguçar o apetite...


Apple promos do iPhone 5...



A Apple tem 5 curiosas promos, que visam focar o marketing caracteristicas do novo modelo iPhone 5, lançado há poucos dias...


Thumb



Cheese



Physics


Ears

MyJukebox: John Williams + Itzhak Perlman - Schindler's List Theme [1993 - OST]

John Williams (composição e condução musical)
com Itzhak Perlman (violino)

"Schindler's List Theme"
1993 - OST


A parceria Steven Spielberg e John Williams deu sempre frutos marcantes ao nível musical. A do filme "Schindler's List - A Lista de Schindler" (1993), teve realmente frutos artísticos brilhantes.
Deixo aqui o tema do filme, que é em si uma constelação de sentimentos que vai desde a consternação que representa, à resignação de profunda tristeza, sendo dilacerante o som do violino, sobretudo quando se recordam as atrocidades à Humanidade com a dimensão histórica que estas tiveram.
Um tema digno de impor sentido e respeito, de um filme que pouco interessa se foi de Spielberg, quantos Oscars e demais premios ganhou. São os sons de uma obra-prima incontornável, que evocam um passado que não se pode ignorar.
Uma composição brilhante!



John Williams - Schindler's List Theme (Piano)

MyJukebox: Jessie Ware & Sampha - Valentine + What You Won't Do for Love (2012)

Jessie Ware + Sampha
"Valentine"
+
"What You Won't Do for Love"
(2012)


Uma boa revelação de 2012, está a ser esta cantora Jessie Ware, que tem sido a sensação musical e a cada dia que passa cada vez mais conhecida (ela lançou no inicio deste mês o seu album de estreia, o excelente "Devotion" - mas essa será uma conversa para um artigo futuro), surge aqui numa inusitada colaboração com o criativo musical Sampha, que constrói beats downtempo minimais e de enorme elegância, priveligiando o lado simples dos sons.



A Jessie Ware, cantora que começou por ser apenas voz convidada em projectos dubstep, mantém aqui a sua veia de colaboradora vocal nesta faixa "Valentine", criação de ambos. Uma canção muito simples, curta e de grande efeito aderente aos ouvidos.


Há ainda a versão remisturada que preserva ainda assim a ideia conceptual desta belíssima faixa com um pouco mais bass, refiro-me à "Valentine (Dirty Danny Remix)", que tenho também ouvido com prazer...


Na verdade nem é a única criação de ambos, pois a versão Deluxe Edition do álbum de estreia (o referido "Devotion") contém uma outra colaboração destes dois, especificamente a faixa "What You Won't Do for Love", que chegou a estar a download gratuito (por acaso, obviamente que deslizou aqui para o meu iTunes... yeah!).


Vale a pena descobrir esta artista londrina.
Go check it!


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Douro Film Harvest 2012... festival de cinema do Douro

Do dia 26 a 29 de Setembro, realiza-se uma nova edição do festival de cinema do Douro, o Douro Film Harvest 2012.


Este festival é mais do que uma mostra de cinema. No cenário do Douro e do Porto, ambos Património da Humanidade, apresenta-se como uma plataforma cultural e enoturística que contribui para a divulgação e desenvolvimento de uma região com características únicas, e um enorme potencial.


Organizado pela Expanding World, o DFH já acolheu actrizes como Andie MacDowell e Sophia Loren, realizadores como Carlos Saura e Milos Forman, compositores e músicos como Gustavo Santaolalla e Kyle Eastwood, trazendo o cinema ao Douro, mas levando também o Douro ao universo do cinema.

Este ano a convidada de honra do festival é a actriz Bo Derek.
Lançada para o estrelato graças ao sucesso de «10, uma Mulher de Sonho», hit de bilheteira da década de 1980, Bo Derek é um ícone da cultura pop norte-americana, tendo-se tornado o símbolo da beleza perfeita. 

O Douro Film Harvest criou assim um nicho único no panorama internacional do cinema, permitindo essa aliança entre a gastronomia, os vinhos da região, e outras diversas expressões da cultura. Um conceito distinguido pelo Turismo de Portugal com uma menção honrosa para Evento do Ano 2010, e finalista na categoria de Melhor Evento Cultural Ibérico, também em 2010.


Destaques: O evento na sua ligação com o cinema é feito com interessantes e curiosos paralelismos com a região, a comida e a bebida.

Há várias secções temáticas com diferentes eventos a decorrer:
Wine Films (filmes que estabelecem uma ligação do cinema com o vinho);
Food Films (filmes com uma forte ligação com a comida);

LBV (homenagem a grandes cineastas);
Moon Harvest (que é uma exibição ao ar livre);
Curtas da Casa (exibição de curtas-metragens com relacionamento com a região do Douro);
Fora de Carta (filmes com temas gastronómicos mas fora de competição);
Canal Brasil (espaço com ligação musical brasileira); 

A secção "Wine Films", terá a exibiçao de:
"A MÁTRIA DO VINHO" de Ken Peyton; "EL CAMINO DEL VINO" de Nicolás Carreras; "NO WINE LEFT BEHIND" de Kevin Gordon; "WINE FROM HERE" de Martin Carel; e "TERRA D´OPORTUNITATS" de Roger Roca.

Na secção "Food Films", (talvez até com as propostas mais cativantes) serão exibidas as obras:
"EL BULLI: COOKING IN PROGRESS" de Gereon Wetzel (que será o filme de abertura); "ENTRE LES BRAS" de Paul Lacoste; "MISTURA, THE POWER OF FOOD" de Patricia Perez; "SOUL KITCHEN" de Fatih Akin; e ainda a estreia de "TOAST" de SJ Clarkson (filme de encerramento e super cativante - ver trailer).


EL BULLI: COOKING IN PROGRESS



SOUL KITCHEN



TOAST


Mas mais que ler este artigo é dirigir-se ao espaço dedicado do festival, atráves das seguintes ligações.
Links úteis: site oficial / facebook

Banzai #3... numa FNAc perto de si (e videos de aparições na TV)

A edição nr 3 da Banzai (desde Agosto 2012)...



...publicação trimestral de manga portuguesa com autores nacionais (a manga é uma variante japonesa da banda-desenhada), já se encontra numa FNAC perto de si.

A publicação, com as suas caricatas histórias no seu interior, tem sido um claro sucesso no seu nicho especifico, tendo sido até o título de manga mais vendido nas lojas FNAC. E como todos eles são malta porreira e compreendem o bolso dos portugueses conseguiram dar aos seguidores a boa noticia de a ter nas bancas a um preço agora ainda mais baixo (yeah!!! - que torna as assinaturas a valores ainda mais aliciantes, sem falar dos extras que podem acompanhar a publicação com uma assinatura - toca lá a pensar nisso!).


A incansável equipa (da editora NCreatures - encima na foto), que corre atrás do sonho de fazer vingar esta publicação única no panorama português, tem se desdobrado a dar a conhecer a revista, divulgando ao máximo possível esta forma de cultura de imenso mérito nacional, fazendo apresentações nas FNACs e outros espaços e até têm já feito algumas aparições na televisão.

Deixo dois destaques televisivos, de dois programas bastante conhecidos:

5 para a Meia-Noite
(1 de Agosto na RTP1)


Alem de contar no sofá com (o grande) Ricardo Andrade e Manuela Cardoso, até foi feito ao vivo uma obra artistica da criativa/desenhadora Black Curls/Marta Patalão, que desenhou o Nuno Markl como uma personagem de manga. (E ficou bem castiço!)


Curto-Circuito



A todos os amantes de manga e não só, é uma publicação que recomendo prestarem muita atenção.

Saiba muito mais sobre a Banzai no site da revista.
Link directo para a edição nr3 na FNAC

Apoiem!


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Superman - The Movie... uma foto de bastidores

Christopher Reeve
(RIP 1952–2004 - comemoraria hoje 60 anos)

Foto de bastidores de "Superman - The Movie"

Para sempre será recordado Christopher Reeve como eterno Superman, um actor que foi convincente a envergar tanto a vestimenta do super-herói como o disfarce de Clark Kent.
Mitico!


Waribashi #41


A nova edição da Waribashi está online nas vésperas do quinto aniversário.

Podem encontrar os seguintes artigos:

- Beyblade: Metal Fury;
- Armored Core V;
- Miyajima;
- From Up on Poppy Hill;
- Kingdom Hearts 3D;
- Nobuo Nakagawa: Noites Kaidan no MoteLX;
- Peregrino;
- Project Zero 2: Wii Edition;
- Japan Expo 2012;
- Origami: Borboleta;
- Gate 7;

Pode ler a revista aqui.


A Waribashi é uma revista digital (e gratuita - da NCreatures), de cultura japonesa, altamente recomendada por este blog.
Enjoy it!

Mini-ciclo Steven Spielberg no canal Hollywood

De 25 a 28 de Setembro, vai decorrer um mini-ciclo Steven Spielberg no canal Hollywood (português).




Sempre às 21:30:

Dia 25: "Saving Private Ryan" - O resgate do soldado Ryan, 1998

Dia 26: "Schindler's List" - A Lista de Schindler, 1993

Dia 27: "Jurassic Park" - Parque Jurássico, 1993

Dia 28: "E.T. The Extra-Terrestrial" - E.T. - O Extraterrestre, 1982




Uma curta mas excelente selecção da obra deste grande realizador. Acho muito interessante eles irem sucedendo as exibições por ordem inversa da produção dos filmes. De certa forma, faz até um interessante efeito de retrocesso. Pena, faltar ali a importância de "JAWS - Tubarão" (1975), pois foi com este filme que se instituiu o factor blockbuster em Hollywood...

DocLX12... poster e infos do DocLisboa 2012

De 18 a 28 de Outubro, arranca o 10º Doclisboa'12 - Festival Internacional de Cinema.


"O Doclisboa propõe repensar o Documentário nas suas implicações e potencialidades: o cinema apresenta-se aqui como uma prática que permite encontrar novos modos de pensar e agir no mundo, assumindo desta forma uma liberdade que supõe uma íntima implicação entre o artístico e o político. O que procuramos é dar a ver filmes que eventualmente nos ajudarão a compreender o mundo em que vivemos e a encontrar nele possíveis forças de mudança. Com cerca de 150 filmes e um programa preparado com rigor e dedicação, a 10ª edição do Doclisboa oferece ao público um lugar de encontro, de reflexão e de debate."

Para apresentar esta nova edição, a Conferência de Imprensa da 10ª edição do festival, terá lugar na quinta-feira, 27 de Setembro, às 11h, na Culturgest.
Durante a conferência, será apresentada a programação, nomeadamente, secções competitivas, novas secções, sessões especiais, elementos dos júris, actividades paralelas e demais informações que fazem parte do festival.


Aos interessados, nomeadamente a todos aqueles que complementam a nossa imprensa profissional, como os bloggers da área da cultura e de cinema, fica a informação (e convite).

Links úteis do festival DocLX12: site / facebook

Gestos de amor como simbolos de protesto...

Esta fotografia, tirada na manifestação de sábado 15 Set'12, em Lisboa, tem sido a espalhada pelo mundo.


A imagem mostra uma jovem a abraçar um policia do corpo de intervenção e está a ser apresentada como um símbolo do protesto. A jovem chama-se Adriana Xavier e explicou que se tratou de um gesto de amor.


Mas mais importante ainda, é ter a noção que um momento destes não seria tão visível, se a fotografia não estivesse tão boa e para isso é preciso fotógrafos com bom olho, no momento certo e no ângulo certo. Esse fotógrafo, um fotojornalista da agência Reuters chama-se José Manuel Ribeiro e ganhou o dia com este disparo da sua câmera.


É realmente uma bela foto (a primeira deste artigo), que "acordou o coração das pessoas" (VIP) e o momento evoca, airosamente, um certa foto das comemorações em Nova Iorque, aquando do final da segunda guerra mundial...



...e também esta de uns motins no final de um jogo em Boston.
Mais aqui.



Conclusão: No meio do caos... só love!

Na SIC online pode ser visto um video onde a interveniente fala do assunto.
Video da entrevista no 5MeiaNoite
No artigo do MaisLagos pode-se saber mais sobre este momento.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

To Rome With Love; Resident Evil: Retribution e outros... desde 20Set'12 nos cinemas

As estreias nos cinemas da passada quinta-feira...
Desta vez o dia 20 de Setembro não foi daqueles com montes de estreias mas mesmo assim estrearam 4 filmes, sendo dois deles de grande hype mediático e por isso merecem algumas observações.



To Rome With Love
(Para Roma Com Amor)

Realização e argumento: Woody Allen
Sinopse: "Roma, Itália. Quatro histórias distintas que nunca se chegam a cruzar. Numa delas, John (Alec Baldwin), um arquitecto americano de férias na Europa, conhece o jovem Jack (Jesse Eisenberg), um estudante de arquitectura que se vê envolvido num triângulo amoroso com a namorada (Greta Gerwig) e a melhor amiga desta (Ellen Page). Numa outra, um fracassado produtor de óperas (Woody Allen) viaja com a mulher para o casamento da filha (Alison Pill). Aí chegado, conhece Giancarlo (interpretado pelo famoso tenor Fabio Armiliato), o pai do noivo (Fabio Armiliato) e, ao ouvi-lo cantar no banho, fica estarrecido com a sua espantosa voz. Outra conta a situação caricata de um perfeito desconhecido (Roberto Benigni) que repentinamente e sem qualquer razão aparente, se torna numa celebridade nacional. E, por último, a história de um casal de província (Alessandro Tiberi e Alessandra Mastronardi) que chega à capital e se vê envolvido com uma bela prostituta (Penélope Cruz) e um conhecido actor de cinema."

Observações: Obviamente que o segundo filme cheio de hype a estrear esta semana é a nova obra de Woody Allen. Este realizador tem aquela mania incansável de realizar um filme por ano. Nos últimos tempos tem se dedicado a fazer uma espécie de cinema-turistico, onde deixa o conforto americano e passou a filmar pela europa com resultados sempre cativantes. Já o vimos em Inglaterra ("Match Point", "Scoop" e "Cassandra's Dream), em Espanha ("Vicky Cristina Barcelona") e em França ("Midnight In Paris"). Desta vez ele anda por Itália... e muito sinceramente, o filme sugere ser algo morno e até estereotipado em demasia... mas só vendo, claro. Era bonito ver fazer um sobre portugueses (estereotipados, claro: mulheres de avental e homens de bigode farfalhudo) em Portugal. Ou então foi mais uma oportunidade de o Woody Allen estar com a espanhola Penélope Cruz...




Resident Evil: Retribution
(Resident Evil: Retaliação)


Realização: Paul W. S. Anderson
Com: Milla Jovovich, Sienna Guillory, Michelle Rodriguez...


Sinopse: "O terrível vírus desenvolvido pela Umbrella Corporation continua a causar graves danos à população da Terra, transformando os seus habitantes em legiões de mortos-vivos famintos por carne humana. Alice, a última esperança da raça humana, continua na sua incansável busca por sobreviventes. Assim, percorrendo o Japão, Rússia ou os EUA, ela vai tentar descobrir um meio de eliminar o vírus que transforma os seres humanos em zombies, e fazer justiça por conta própria..."

Observações: É o regresso da franchise "Residente Evil", que chega em 10 anos ao quinto filme. Na aventura anterior, o quarto filme, este havia terminado com a visão de uma personagem importante e que já não era vista desde que trajou de azul no segundo filme de Resident Evil. Um daqueles finais que fazem esquecer todas as tonterias exibidas ao longo do filme e que deixava o seguidor desta franchise a pedir uma continuação... que agora chega. E parece que este, dentro do que é a franchise, também vai ser fixe.



Também estreiam...


Brighton Rock
(Crime e Pecado)
Realização: Rowan Joffe



The Hunter (ou "Shekarchi")
(Ali - O Caçador)
Realização: Rafi Pitts



Dados e sinopse via CineCartaz - Estreias

MultiFoto: Jon Hamm

As multiplas "caretas" de Jon Hamm...