terça-feira, 16 de setembro de 2008

Adeus Richard Wright, adeus!

Hoje vou abrir mais uma excepção e noticiar uma notícia triste, para mim pelo menos.
Um dos meus ídolos da música morreu:
Richard Wright, o membro teclista e vocalista dos Pink Floyd.



Conforme informa no G1 "O músico e tecladista Richard Wright, um dos fundadores do grupo de rock progressivo Pink Floyd, morreu nesta segunda-feira (15). A informação foi revelada por um porta-voz do grupo. Wright estava com 65 anos e sofria de câncer.

"A família de Richard Wright, membro fundador do Pink Floyd, anuncia com grande tristeza que Richard morreu hoje, depois de uma rápida batalha contra o câncer", disse seu porta-voz em um comunicado. "A família pediu que sua privacidade seja respeitada nesta hora difícil."

"O vocalista David Gilmour, que se juntou à banda em 1968 logo após a saída de Syd Barrett, escreveu uma nota em seu blog nesta segunda-feira lamentando a morte do companheiro: "Eu realmente não sei o que dizer além de que ele era um homem amável, gentil e genuíno e que fará uma falta terrível a tantos que o amavam. E são muitas pessoas. Não era ele quem ganhava as maiores salvas de palmas ao final de cada show em 2006?", lembrou.
"

Quem não sabe quem ele é pode apreciar o seguinte video e o ver nas várias fases da sua carreira nos Pink Floyd, a solo e não só. A canção deste video, um excerto da charmosa "Wearing the Inside Out" (Division Bell - 1994), foi criada por e cantada por ele, numa das suas muitas e excelentes contribuições para a sua banda Pink Floyd.



Richard Wright, foi um dos membros fundadores da banda Pink Floyd mais discretos mas não menos importante.
Aliás... as suas composições e arranjos para as músicas dos Pink Floyd, foram tão importantes na definição do som da banda que não dá para separar a sua contribuição dos outros membros deu sempre um ar nobre e culto, à banda, fazendo com que o piano, orgão ou sintetizadores marcassem para sempre os maiores sucessos dos Pink Floyd.

Comparo este Pink Floyd ao Beatle, George Harrison, também já falecido. Enquanto os outros membros destas bandas, eram imensamente populares, estes dois músicos tinham um comportamento mais low-profile mas contribuíam para o som da banda de uma forma impressionante e fundamental.

Roger Waters, em final do seu "mandato" a liderar a banda, já não percebia o sentido e a visão dele para os Pink Floyd (foi por isso que Waters acabou a perder-se). Wright, que foi um mebro fundador da banda, esteve sempre a proteger o legado dos Pink Floyd e ao insurgir-se contra Waters, perante as ideias que este apresentava e a forma "a ferros" com que conduzia já a banda - Waters foi longe demais aos despedi-lo da banda e mais tarde sairia ainda também em divergência o baterista Nick Mason. Sempre apreciei o "The Wall" e o "The Final Cut" mas claramente se percebem nestes álbuns que lhes falta qualquer coisa: a arte criativa de Rick Wright!


Ainda bem que Gilmour o soube "regenerar" para a música e envolvê-lo de novo na banda no final dos anos 80 aquando do "A momentary lapse of reason". Depois disso voltamos a ter a arte dele na música e na banda. Nestes últimos anos acompanhou as tour do David Gilmour, que a propósito lançou DVDs fantásticos (neles se pode assistir o R. Wright a cantar Arnold Layne, Astronomy Domine ou Echoes... pura magia!) Wright foi feliz musicalmente com Gilmour...

Obviamente que recordo com saudade o concerto dos Pink Floyd em Alvalade (1994), estive lá na segunda noite e foi algo mágico e totalmente inesquecível.

Por curiosidade, no álbum dessa tournée, o "The Division Bell" (1994), uma das faixas que mais me arrebatam é a "Cluster One". Sente-se nela os 3 membros em modo jam a criarem o seu próprio som, desenvolvendo-o individualmente e acabando fundidos como uma banda totalmente em sintonia.


Adenda á música da semana

Em destaque, deixo-vos um video de uma memorável actuação dele a interpretar uma canção sua, numa das tour a solo de um outro Pink Floyd, David Gilmour (um grande amigo dele) em 2002, onde foi convidado a interpretar "Breakthrough" (do Broken China). E fê-lo de forma sublime, rodeada de coros quase gospel.
A participação foi tão mágica que Gilmour o convidaria para integra a sua banda de apoio nas tournées seguintes e também a participar no "On an Island" (2006, David Gilmour a solo), onde cantou nalgumas faixa inclusive e passou a integrar nos concertos de Gilmour.

"Breakthrough" Richard Wright & David Gilmour - "In Concert - Live at Robert Wayatt's Meltdown" (2002)


Adeus Richard Wright, adeus e obrigado!



2 comentários:

Bruno M C Castro disse...

Também era para homenagear o Richard Wright, mas não me senti à altura da grandeza dele e dos Pink Floyd, para fazer um post em condições.
Adeus e até sempre. Obrigado pela boa música que eu ouvia na minha infância... Nunca irei esquecer a minha música preferida deles: "Shine on your crazy diamonds".

ArmPauloFerreira disse...

O mundo da música ficou mais pobre... e nos Pink Floyd foi sempre insubstítuivel, o grande Richard Wright.

A faixa que mais gosto (das muitas que adoro) é a Echoes...

Publicarei mais um artigo sobre ele aqui no blog, com biografia, canções para ouvir e muito mais.

Obrigado Bruno Castro, pelo apoio.
Stay tunned!!!