A Apple, surpreendeu ontem ao lançar uma nova versão do seu browser Safari na versão 4.
Ainda é uma versão beta mas nem parece!
Mais rápido e com algumas novidades que o tornam ainda mais interessante do que já era.
Tais como Top Sites, as tabs no topo da janela (que assim nos oferece ainda mais espaço para visualizar a página), o campo de pesquisa Google tem um novo funcionamento (agora oferece sugestões em contexto do que escrevemos para pesquisa e faz duplo serviço para pesquisar palvaras na própria página), o mesmo no campo do url (onde basta escrever uma letras para que o safari complete o resto e em simultâneo nos ofereça sugestões de sites), usa a apresentação Coverflow no histórico, etc.
A Apple afirma que o safari 4 tem 150 novidades portanto... há muito nele para descobrir!
No Windows Vista...
A versão Windows está igualmente desenvolvida da mesma forma, tem as mesmas novidades mas com especial destaque para o aspecto gráfico finalmente parecer nativo no Windows (e não os resquícios de OS X em pleno Windows -esta era já uma
critica que havia feito em tempos quando abordei o Google Chrome)
Pelo screenshot mais abaixo, podem verificar as enormes semelhanças entre os dois:
(à esquerda) o Safari 4 vs (á direita) Google Chrome
Penso que, no campo Windows neste momento a batalha entre browsers ficar apenas entre os dois num segundo plano. Sim entre os dois porque o Firefox em Windows, está muito bem implantado e é normalmente o escolhido perante uma qualquer opção ao Internet Explorer. Mas é bom ver o Safari em Windows a fazer melhor sentido finalmente... e a oferecer um pouco mais de luta.
Outras observações finais...
Acho que este Safari 4 tem realmente muito do estilo do Google Chrome e com isso não deixo de ficar pensativo qual será o valor do Chrome quando este chegar ao Mac OS X, uma vez que o Safari era já muito bom e agora é até muito semelhante no conceito. O Safari ainda leva a vantagem da sua integração no sistema OS X.
Do que já se pôde ver do Google Chrome para Mac, o aspecto radical que ele apresentava no Windows ficou domesticado no OS X.
Portanto, pouco restará ao Chrome para cativar o mac user...
Do uso que lhe dei desde que saiu, tem aberto correctamente tudo o que tenho visitado. Os serviços de Windows Live Hotmail e Google Gmail, Blogger abrem correctamente. Não encontrei ainda qualquer dificuldade no uso que dou e nos sites que visito, portanto está OK!
Os pontos menos bem desenvolvidos/negativos que detectei:
- é a falta da barra de crescimento azul que surgia no campo do endereço. Visualmente era mais eficaz ver quando ela chegava ao fim (o sinal de que o site foi todo aberto);
- o questionável botão "+" para acrescentar mais tabs... pois não vejo grande utilidade nesse botão que aparece em todas as janelas do Safari. Até aqui bastava ir ao menu e adicionar mais um tab ou executar o comando...;
- a falta da linguagem nativa em uso no Mac OS X. O Safari 4 funciona apenas em inglês...
- no Windows Vista, é a fraca visibilidade das tabs. São tão transparentes que passam despercebidas as várias tabs (nesse aspecto o Chrome está melhor);
Adenda: já existem por aí alguns hacks para modificar certas partes deste Safari 4, que muitos de nós não gostamos assim tanto ou que gostariamos de voltar a ter como antes (barra azul de progresso por exemplo...).
Quanto ao resto... gostei muito de todas as novidades incluídas.
Concordo com as tabs no topo e o aspecto visual em painel 3D dos sites mais visitados (Top Sites) está muito apelativo.
O Safari foi desde sempre o meu browser número 1... e com estes melhoramentos reforçou a sua posição.
É gratuito e podem saber mais sobre o Safari (e descarregar)
aqui.