quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Apple iMac de 27"... demasiado grande?

Gosto muito da nova gama de iMacs com ecrã 16:9 até às pontas (a anterior era 16:10 e continha uma moldura de alumínio).


Já vi ambos os modelos, e numa das primeiras vezes estavam ora desligados ou unicam,ente a passar a publicidade das caracteristicas do iMac. Em ambos os casos, achei o de 21,5" OK e o de 27" não pareceu tão grande como imaginaria ser. Até fiquei convencido que se calhar as 27" foi uma boa jogada da Apple.

Mais tarde voltei a deparar-me com um de 27" em funcionamento normal mas ao mexer num desses o achei, desta vez, exageradamente gigante demais.

Quando estava a dar apenas publicidade no monitor parecia bem mas ao usar um pouco o browser e ver a quantidade de pixels a uma enorme resolução (torna tudo mais concentrado), a janela do browser parecia perdida naquele ecrã tão grande (além de mostrar um site quase inteiro).
Penso que a Apple deveria ter escalonado a gama em 21,5" (é mesmo um modelo muito equilibrado e de grande valor) e manter também as 24" e deixar em opção a escolher de 27". Seriam uma escala de 3 em 3 polegadas mais: 21 > 24 > 27

É que 27" numa loja é uma coisa aparentemente bem mas isso em casa resultará algo mesmo gigante.
Imagino até que precisará de uma acomodação generosa de espaço para ele. Há quem os goste de meter de quase de canto na mesa de casa e aí... imagino...

O meu actual e "antigo" iMac G5, um de 20", parece-me lá em casa ter as dimensões correctas e continuo a achar um monitor bem grande mesmo assim para tudo o que faço. Quem anda habituado a portáteis, sabe bem o salto enorme que é quando se depara perante um qualquer iMac. São sempre imponentes!
Portanto o de 21,5" com a sua maior resolução e mais pixels será muito sempre uma escolha bem acertada e até em termos de investimento. Já o de 27" acho questionável...

E vale sempre a pena comprar um Mac com um bundle Windows (ficam só por ± 100€) para se ter no Boot Camp... sabe-se lá...



iMac 27" em problemas: suspenso

Actualmente a produção dos iMac 27" com processadores Core i5 e i7, encontra-se até suspensa.

As queixas têm aumentado devido a problemas (monitores que piscam, imagem com tonalidade muito amarela em certas zonas e não só) e a Apple decidiu parar a produção para re-avaliar estas situações.

O design é todo pensado nos Estado Unidos mas maioritariamente os componentes vêm todos da China...
Mesmo assim não iliba a responsabilidade à marca, que tem de responder perante tamanhos problemas com este produto que curiosamente os manifesta só nos topo de gama... logo, os mais caros.

3 comentários:

João Sousa disse...

Há coisa de um mês, usei o iMac de 27" de um cliente. Desde logo, fiquei aterrado com o tamanho: pela primeira vez na minha carreira, fui forçado a virar a cabeça de um lado para o outro para ler todo o ecrã (um pouco como num jogo de ténis). Fiquei também com a bizarra sensação de que as janelas andavam a flutuar no espaço vazio. Torna-se uma coisa estranha: com tanta resolução e à distância a que costumamos estar do computador, é quase como se os olhos tivessem dificuldade em focar-se na informação.

Não quero ser mal entendido: era fantástico. Com um ecrã daquele tamanho, podem-se ter vários programas abertos sem que se incomodem uns aos outros. Em conjunto com tanta potência, podemos fazer experiências com várias máquinas virtuais em simultâneo - é como ter um laboratório na secretária. Mas agora que penso nisso, sinto-me também tentado a questionar se uma resolução tão alta tem utilidade acrescida para um utilizador pessoal.

Bom, se for um utilizador pessoal que precise com frequência de trabalhar num programa em Windows, um ecrã destes pode ajudar: coloca-se uma máquina virtual num canto.

ArmPauloFerreira disse...

O caro João Sousa tem sempre umas participações mesmo boas e sempre bem substanciadas com boas observações.
Por acaso, neste meu artigo não descrevi o valor que tem essa resolução toda em certos tipos de uso, onde fará imenso jeito. Para o utilizador comum, aquele que pretende usos menos exigentes e mais comuns... o espaço enorme de ecrã irá até o sentir como demasiado.

Carlos Martins disse...

Eu também sou apologista que essas dimensões rapidamente passam de "gigante" a "normais" num curto espaço de tempo.

Actualmente já nao me imagino a usar nada abaixo de 24" (em casa tenho um de 26" ao lado de um de 18")

O de 30" seria excelente face à resolução imensa... mas... por enquanto ainda sai muito caro na relaçã "custo/benefício."