sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

iTunes comemora 10 bilioes de musicas vendidas...

Acho que Apple anda cada vez mais satisfeita com o sucesso do seu negócio.
Desta vez atingiu a impressionante marca dos 10 biliões de musicas vendidas na sua loja digital iTunes Store.
E aí está a comemoração e um felizardo também!





Obs: Até aí tudo bem mas vá se lá saber porquê... acho que a canção que assinala a comemoração transmite uma mensagem subliminar e isso parece-me ter sido mais estudado que um mero acaso.

Ora analisemos o título e o nome do interprete, da "suposta" faixa vencedora:
"Guess Things Happen That Way" de Johnny Cash

É como se a Apple pretende-se dizer ao mundo o quanto acham que estiveram certos desde sempre (Guess Things Happen That Way) que é assim que se faz negócio (That way), como uma chapada de luva branca á restante indústria (né né né nena) e que no fundo este modelo rende-lhe continuamente bastante dinheiro (Cash) e continua a contar!

Realmente, se fizéssemos a continha da bela percentagem que a Apple ganha por cada faixa e multiplicassemos isso por 10 biliões de vezes... nem é preciso fazer um desenho!

2 comentários:

Zé Miguel disse...

Só um à parte, atenção que o iTunes tem custos de manutenção, não devem ser tão pequenos como isso, já foram escritos relatórios sobre isso em que dizem que a apple quase não faz dinheiro tanto com as musicas como com as apps.

ArmPauloFerreira disse...

É obvio que sim, que manter a loja digital terá os seus custos e não serão poucos. Largura de banda, o sistema de gestão dos downloads, assegurar a gestão da conta cada cliente digital, a equipa que gere os conteúdos, e muito mais...
Mas se pensarmos que não tem os montes de outras situações que as multinacionais e as lojas fisicas enfrentam (fazer cópias, distribuir, promover, gerir os artistas, os diferentes países, etc), o que ganha será bem mais gostoso de ganhar. No fundo "o grosso material"para a iTunes Store funcionar basta-lhe ter essencialmente uma única cópia de cada ficheiro... que a compra dos clientes representa fazer uma nova cópia desse "original". os custos para a Apple é com esse único original... as vendas multiplicadas de cada ficheiro resulta no que a Apple ganha, depois de extrair a sua parte (que não é assim tão pequena).