quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Playlists Genius no iPhone

Desde os primórdios do iTunes que criava bué de playlists, onde juntava a selecção das faixas que mais apreciava no momento e ao mesmo tempo aquelas que funcionavam bem juntas. Todas eram criadas para ouvir no Mac ou para gravar em CD (e até depois passar a cassete).

Os tempos foram mudando e a evolução de passar a contar com um iPod e mais tarde com o iPhone, aliando ao facto de gradualmente apreciar mais escutar em "modo aleatório mas controlado" pelo Party Shuffle (actualmente chama-se "iTunes DJ")... fez com que a criação de playlists elaboradas deixasse de ser uma realidade. Ao mesmo tempo o acto de gravar um CD foi totalmente erradicado, depois de extender o ecossistema com uma coluna dock e um emissor para o carro.
Ó'z'anos que já foi isso...

Ouvir música e especialmente obter a essência dos sons que "precisamos"... também dá que fazer e não deveria ser o caso. O "iTunes DJ" é excelente quando bem usado, pois provoca a surpresa constantemente.
Mas por vezes lá regressa o gosto de escutar uma sequência musical onde as faixas combinam adequadamente.

O iTunes tem a feature Genius playlist, onde basta se carregar num botão para que seja criada imediatamente uma bela playlist. Mas isso é no iTunes do computador, que é onde figura a extensa "discoteca" de cada um. E por ser tão extensa as listas geradas por vezes não nos dão realmente o que mais queremos. Há sempre por lá umas poucas que seriam dispensáveis para aquela lista. Quantas vezes dou por mim a eliminar uma ou outra até a lista automática ficar fixe.

Agora o mais interessante é usar essa funcionalidade no iPhone/iPods-modernos.
Como de ante-mão o mais comum é nestes gadgets apenas figurarem as mais relevantes faixas que escolhemos usar as listas Genius passam a ser um espectáculo.



É que as listas Genius no iPhone, devido a este ter presente uma "discoteca menor mas de requintada selecção", normalmente produzem sensacionais sequências e sempre dentro do gosto pessoal do proprietário. Aqui o "je", claro!
É comum por vezes dar comigo a pensar no que quero ouvir em determinado momento. A conduzir, a tomar banho, numa qualquer tarefa caseira, etc... e esta tem sido a opção mais recorrente.
Com o evoluir da base de dados musical disto do Genius, denotam-se nas selecções que produz alguns requintes muito curiosos.


Por exemplo, nota-se um claro conhecimento dos intérpretes pois se escolherem uma determinada banda, o Genius irá também ter em conta os registos a solo dos membros da banda, e vice-versa. Também presta atenção não só ao estilo musical mas também em favor do contexto da época da canção escolhida mas sem se prender totalmente ao ano da edição. Com isso cria aquilo que parece ser uma espécie de "zona temporal" com um antes e um depois. E por falar em ano, é curioso notar que entende de alguma forma a data de edições das canções pois não se confunde entre álbum original e os best ofs (colectâneas que surgem muitos anos depois do original). Dessa forma consegue apanhar uma canção antiga de um best of recente e tudo continua a fazer sentido.

As 4 capturas que aqui deixo no artigo, são um belo exemplo duma espantosa selecção de 25 faixas, feitas em função da 1ª escolhida. Ahh... e até permitem serem guardadas como playlists normais. Altamente!

Se tiverem uma iTunes Library o melhor organizada possível (um facto quase impossível), esta habilidade das listas Genius, são bastante mais interessantes e úteis do que pareciam.
Vale bem a pena!

Sem comentários: