terça-feira, 11 de setembro de 2012

iPhone 5 no evento especial Apple para 12 Setembro?

A Apple endereçou a semana passada um convite à imprensa para que acompanhem um evento especial.


Pela imagem dá para perceber que o forte deste evento vai ser a tão esperada apresentação do iPhone 5, que tem feito correr muitas noticias e rumores nas últimas semanas. É bem notório pela sombra do número 12 (o dia do evento) a resultar num sugestivo número 5. De certeza que a Apple vai mesmo apresentar o iPhone 5 e com a chegada deste novo modelo, disponibilizar o já apresentado iOS 6, o sistema operativo para os gadgets móveis da marca para iPhone, iPad e iPod touch.


Entretanto, os painéis dedicados a este evento que decoram o espaço do show, também deixam antever que o iOS 6 (prometido para este Outono) irá trazer novidades ainda não apresentadas. Pela internet, neste caso pode ser também apreciado pelo artigo dedicado no renovado site nacional iClub, que a imagem gráfica foi desenvolvida a partir dos próprios icones das aplicações e um dos espaços (mancha colorida) é desconhecido ainda. Portanto nova aplicação.


Uma mudança que vai ser visível com o surgimento do iOS6 é que a Apple vai desistir de ter a aplicação dedicada ao YouTube agregada ao próprio sistema operativo. As razões prendem-se com a cada vez mais visível animosidade da Apple com a Google, em parte também devido ao pouco desenvolvimento das aplicações Google no iOS (e o mesmo irá a vir a suceder com a aplicação Maps - que a Apple irá já integrar uma da sua autoria no iOS6).

Quanto ao YouTube no iPhone, este não vai deixar de ser desfrutado pelos utilizadores uma vez que a Google já lançou uma aplicação especifica para o sistema da maçã, que até tem muitas melhorias. Já está na AppStore...


Quanto ao iPhone, além do suporte ao 4G/LTE, o mais debatido tem sido que esta geração irá apresentar um ecrâ mais longo o que resultará num aparelho fisicamente mais alto uns bons milimetros. Esta situação do ecrã ser mais longo é, na verdade, por a Apple finalmente se ter decidido a usar no iPhone um ecrã com o formato 16/9.
Muito sinceramente acho que é um grande e acertada jogada da marca, pois em certos usos do iPhone, nomeadamente no uso da internet pelo Safari, a barra superior e as ferramentas inferiores resultavam num espaço de exibição das páginas no browser muito quadrado e assim haverá mais espaço útil. Também não deixa de fazer sentido o formato 16/9 uma vez que o equipamento também serve para ver videos (e os filmes e trailers hoje em dia são neste formato) em fullscreen nativo. E lembremos que o iPhone também filma em HD (cujo formato de imagem é o 16/9).
Para mim, faz todo o sentido!


Pena é a crise portuguesa não dar alento a sonhar por novas coisas... pois acredita-se que o iPhone 5 chegará a Portugal em 5 de Outubro. Pode ser que sim mas a marca é que ainda irá confirmar tudo isto.



Todas as imagens (excepto a do iOS6 e do YouTube) e algumas informações via site iClub:
AGORA É OFICIAL: APPLE CONFIRMA EVENTO ESPECIAL NO DIA 12 DE SETEMBRO

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas pode haver a crise que houver que muitos por cá gastarão de olhos fechados o seu salário (e metade sempre vai para o estado não é?) só para o ter.

E mundo fora e até cá faça chuva ou sol abrasador estarão os mesmos nas filas ou serão os primeiros a fazer as reservas online só pelo privilégio de ter algo sagrado e seja lá que tiver de novo inovador e revolucionáro?
Ah por curiosidade diz-se que a Samsung vai lançar um anúncio a gozar com isto das filas.

10;9? Não creio, a Apple é capaz antes de usar o seu 16:10 para ser diferente ou ser fiel à sua norma. Ou achará mesmo ela que é altura de abandonar o disparate de por isso termos barrinhas pretas em tudo que é série de TV??? (porque filme é cada um o seu ratio)

Cumprimentos!

ArmPauloFerreira disse...

Quanto ao consumismo a que se refere, percebo-o mas não é o meu caso... a crise sinto-a profundamente para sequer pensdar em semelhante. Gostava, pois o meu é da primeirissima geração de iPhone que chegaram a Portugal, mas não é possível...

Quanto ao ecrã... está lá no site: é 16:9 sim. os rumores estavam certos...