quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O FantasPorto 2008 já arrancou!

Ando um pouco afastado do que se passa com o FantasPorto... e é uma pena!
Quando era estudante, fazia questão de estar sempre presente nas edições do Fantasporto. Entretanto, a vida avança e o cariz demasiado alternativo e incógnito dos filmes em exibição já não davam para acompanhar assim de qualquer maneira. Actualmente, é exibido no Rivoli mas recordo com saudosimo os tempos da casa mãe, o Auditório Carlos Alberto. Foi lá que vi a maior parte dos filmes do Fantasporto. Tarantinos e outros, quando ainda nem sequer eram muito badalados alimentavam as iluminadas conversas de café. Enfim, tempos que já não regressam...


Fantasporto 2008 spot for tv and movie theaters from j. dorminsky on Vimeo.

Como não sei muito do que se está por lá a passar, deixo-vos o link para o Fantasporto e vou passar a informação do site "CinEstação":

"O Fantasporto está de volta na sua 28ªedição.

O Fantasporto está de volta, e tem inicio já no próximo dia 25 de Fevereiro. Para a sessão de abertura deste ano foi escolhido o novo filme dos irmãos Coen “No Country for Old Men”, sendo ainda antecedida esta sessão de um espétaculo multimédia e animação diversa na entrada do Teatro Rivoli, que volta a ser a cara deste festival.

Confirmado está ainda o filme “Breath” de Kim Ki Duk, realizador bem conhecido do público do Fantas por filmes como “The Isle” ou “The Bow”. Este filme integra o núcleo de filmes que foram seleccionados para a 18ªsemana dos realizadores e para a secção Oficial Competitiva Orient Express. Mas para esta secção foram escolhidosos melhores filmes do ano vindos do Japão, Correia do Sul, Tailândia, entre outros. Há que contar ainda com o mais recente filme do realizador Chan Wook Park, responsável pelo conhecido “Old Boy”, que este ano vai apresentar uma história de amor chamada “I'm a Cyborg, But That's Ok”.

Mas teremos ainda vindo da Russia, uma produção digna de Hollywood, o “Wolfhound”.

O Cinema Português, tambem terá espaço neste festival, pelo que destacamos as várias sessões de curtas-metragens “Made in Portugal”. O que de melhor se faz no nosso pais, seja curta ou longa-metragem ocupa um lugar de honra no fantasporto. Este ano existe ainda uma novidade, a competição entre escolas de cinema e várias antestreias nacionais.

O filme escolhido para o encerramento deste ano foi “The Mist”, do realizador Frank Darabont (“Os Condenados de Shawshank”), e por Stephen King, filme que conta com a presença de Thomas Jane (protagonista de “The Punisher”) e Marcia Gay Harden “Pollock”.
Para não perderes pitada, consulta aqui o site do Fantasporto, onde poderás ver quando irão passar os filmes que mais queres ver.

Esperamos que este ano o Fantasporto seja tão bom como nos tem habituado, pois parece ser o único festival a conseguir as atenções internacionais do cinema, para Portugal.
"

Sem comentários: