segunda-feira, 19 de julho de 2010

Escutando podcast: Filmspotting...

Novamente regresso com um destaque em matéria de podcast, é raro ver referir este tipo de conteúdo digital mas... espero não ser o único que gosta de podcasts.
Portanto, segue mais outro de entre os muitos podcasts que sigo regularmente e desta vez é um dos melhores até:


Este é na actualidade o podcast mais antigo que ainda persiste a ser seguido no meu iTunes. Acompanho-o desde que surgiu praticamente, há uns 5 ou 6 anos, e é dedicado ao cinema. Funcionou sempre desde o inicio até hoje, com dois cinéfilos à conversa numa estação de rádio americana, especificamente o duo Adam Kempenaar e Matty Robinson.

"What kind of a show you guys put on here today?"

É um belissimo podcast americano sobre filmes, onde se aborda com tempo e profundidade alguns dos filmes da semana, as estreias, os destaques ou os ciclos de cinema a que se dedicam por vezes. O sucesso parte obviamente do embate de opiniões entre os dois comentadores, que por vezes estão em discordância (melhor é a "discussão") por vezes ambos fazem reflexões sobre os objectivos da obra e o que falhou ou foi bem sucedido, etc. Nem só dos recentes filmes abordam, pois t~em ainda os seus próprios programas dentro do show como o Massacre Theather, ou os passatempos muito curiosos onde recriam uma cena de diálogo para adivinhar, etc. Mais saborosos são os tops que elaboram, ou o regressar à discussão de filmes que merecem ser debatidos de novo (normalmente muito depois do hype da estreia passar). Recentemente gostei da incursão que fizeram aos filmes de Lars Von Trier, e de tudo o que disseram em especial do "Dancer In The dark" e da recente análise aos melhores realizadores da década.
São um duo fantástico mesmo!
Mas a dupla não começou por estes dois...


Matty Robinson substituiu há pouco anos o original cinéfilo do podcast, o Sam, que teve de abandonar o show ainda o podcast se chamava Cinecast. Sam, (do qual só me recordo deste nome) era um cinéfilo abismal, com uma visão por vezes semelhante à minha -dos poucos que soube ver e defender "Night Watch" (por acaso foi bastante curioso pois estavam ambos em total desacordo) e tantos outros invulgares (o show com ele abordava obras de todos os géneros), portanto ia bastante mais longe do que muitos intelectuais se impedem de o fazer - mas o Matty é bastante bom também e saca com regularidade momentos brilhantes.


São imensos os grande momentos e para mim impossível até de os enumerar. Sei que tenho conservado no iTunes alguns dos podcasts para mais tarde os voltar a apreciar, até por razões de só muito depois apreciar os filmes, volto a ter curiosidade sobre o que disseram a respeito desses títulos. Tinha muitos destes podcasts mas com o tempo fui eliminando-os e actualmente mantenho já pouca coisa (tenho de voltar a fazer nova limpeza). Outro facto é que eles melhoraram imenso o site deles, o Filmspotting.net e nele se tem disponível a maior parte de tudo o que lançaram neste anos todos pronto a escutar. É só visitarem...

"This conversation concerns no purpose and more... Goodbye!"


Subscrever o Filmspotting pelo iTunes, clicar aqui.
É gratuito e altamente recomendado este podcast.

6 comentários:

David Martins disse...

Está descansado que não és o único a gostar de podcasts ;-) eu cheguei a seguir regularmente bastantes, mas hoje em dia praticamente só ouço o Nerdcast, que já recomendei várias vezes no blog.

É do Brasil, mas excelente e carismático: http://jovemnerd.ig.com.br/categoria/nerdcast/

David Martins disse...

além de cinema falam de qualquer outro assunto, nerd é claro!

ArmPauloFerreira disse...

Ya... realmente é bastante interessante. Já estou a tratar de subscrever também. Boa dica, David Martins!

E este Filmspotting... conhecias?

David Martins disse...

Ainda não, mas vou dar uma "ouvidela" ;-)

Andreia Mandim disse...

Não conhecia...infelizmente...mas vou começar a ser assídua por estas bandas!;)Muitos parabéns pelo excelente trabalho!
http://cinemaschallenge.blogspot.com/

ArmPauloFerreira disse...

É um podcast cinéfilo que recomendo a descoberta a quem não conhece.