terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cretino...


Excerto do jornal "A Bola":

O treinador do Nacional, Manuel Machado criticou esta noite Jorge Jesus, com quem há muito tempo mantém uma rivalidade de palavras.

«
Um vintém é um vintém e um cretino é um cretino. Há coisas que não mudam por muito que a gente pinte de amarelo, de azul, de vermelho ou se encha jornais. São valores absolutos», disse o treinador do Nacional quando questionado, na SportTV, sobre o técnico rival.

Falando do jogo, Machado considerou que «a vitória do Benfica não deve ser questionada», já que «o Benfica foi a equipa mais ofensiva».

O responsável do Nacional dividiu a partida em duas metades distintas: «
a primeira foi bem jogada, agradável, as duas equipas trabalharam bem e criaram lances de golo. Resultado ao intevalo era justo. Já a segunda parte não abona ao futebol. O penalty que dá o 3-1 e uma falta grosseira sobre o Ruben Micael no lance que dá o 4-1 destruíram a nossa equipa».


Gostei.

Tenho receio que realmente a realidade vermelha ainda extravaze para ataques religiosos. É que o SLB conseguiu o que catolicismo da Igreja não consegue colocar na ordem do dia. Afinal, agora só se fala de Jesus, (Di) Maria... há por lá Josés, o milagre da multiplicação (Jesus multiplicou sardinhas mas este outro Jesus é em golos). E muito fundamentalismo exacerbado até na comunicação social.

Mas tudo isto é preocupante também. É que a facilidade com que se chama cretino a Jesus... representa a mistura de nomes religiosos com impropérios. Isto soa mesmo estranho.
Como será que Deus reage ás capas dos jornais portugueses?
Tenho receio que ainda venha aí uma limpeza... um novo dilúvio.

Ahhh... e já estão em primeiro lugar.
É partilhado mas é o primeiro lugar na mesma. Já conquistaram tanto que fica a dúvida:
O que ainda haverá para o Natal?

2 comentários:

João Sousa disse...

Cretino? Não, Jorge Jesus é simplesmente um grunho. E de um grunho posto num pedestal por uma massa acéfala de outros grunhos não se pode esperar senão grunhice.

ArmPauloFerreira disse...

Pois é mesmo. Mas cretino foi o máximo que o bem educado do Manuel Machado conseguiu lhe chamar.
Assim... sem ofender muito... de mansinho.