quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Apple round-up: novos Mac mini (inclusive versão Mac mini Server)

Mac mini...


O mais pequeno computador da Apple, o Mac mini, também ele foi melhorado e torna-se ainda mais apelativo que nunca. Melhor processador, mais memória, mais espaço em disco...


... e todas boas as características que já faziam dele um Mac mais importante do que parece.


Breves observações...

No meio de tantas novidades apresentadas pela Apple de uma única assentada, vimos sair novos iMac, MacBook, Magic mouse, Apple remote e também os Mac mini.

O Mac mini é, na minha opinião o Mac a quem se preta a menor relevância. E realmente é por essa não aparente relevância que a Apple desta vez merece que se lhe tire o chapéu. É que desta vez além de "publicitar" o computador, deu novos rumos ao mini e ainda tornou-o de raiz aquilo que os clientes da Apple vêm neste modelo. Mas já lá vamos...

O Mac mini é além de ser um entrada da gama, um Mac low cost, é também um conceito de Mac multi-usos para os mais diversos fins. Por ser tão pequeno pode até ser transportado com facilidade.
O Mac mini desde cedo se permitiu, melhor até do que qualquer dos outros Macs, atingir outros rumos ainda mais interessantes. Por ex: ele pode ser usado como eficaz Media Center ao se ligar a uma TV para os fins multimédia e lazer tais como os videos, filmes DVD, fotos, musica, etc.
Mas mais interessante ainda é ele ter alcançado o estatuto de Mac que mais rapidamente se pensa quando o objectivo é o mundo dos servidores... e não é que foi isso mesmo que a Apple fez!


Mac mini com Snow Leopard Server

Ora desta é que não contava e é talvez mesmo a mais importante jogada da Apple dos últimos tempos. É como se desta vez a Apple tivesse uma séria palavara a dar ao mundo empresarial, chegando-se á frente com uma solução rentável, económica e à qual poucos conseguirão ficar indiferentes.

É que por menos de mil euros, tem-se out-of-box uma solução, boa e completa, para aqueles que precisam de algo eficaz para apartir do seu serviço ou profissão, dar condições a um grupo ou parque informático de comunicar, partilhar e colaborar.



E foi até mais longe com este "Mac mini com Snow Leopard Server", ao lhe retirar a drive óptica da Superdrive, que na verdade não é realmente necessária para um Server (e nas situações em que possa ser há a opção de uma Superdrive externa). No seu lugar fez a mais importante opção de nesse espaço colocar um segundo disco como sendo uma característica standard. Este mac mini Server tem assim dois discos internos de 500 Gb cada um. Coube tudo lá dentro...uau!!!

Outro detalhe curioso é que um Mac como um OS X Server, dispensa o rato, o teclado e o monitor, pois um OS X Server pode ser controlado remotamente apartir de um computador nas redondezas (ou à distância). Sendo assim o Mac mini Server está exactamente a ser vendido como ele é preciso.

Depois por fim aquela que é a mais importante:
- de uma só vez a Apple deu mais destaque que nunca ao seu Mac OS X Snow Leopard Server, orientando-o e apelando ao nicho que mais se entusiasma com este servidor.

Tudo isto de uma só vez... com um único modelo: o Mac mini com Snow Leopard Server!
Agora é oficialmente um servidor com esta variante.


É obra para um computador tão pequeno ao conseguir oferecer tanto e tão bem.
Impressionante!!!

Sem comentários: