"Ground control to major Tom
Ground control to major Tom
Take your protein pills and put your helmet on
Ground control to major Tom
Commencing countdown, engines on
Check ignition and may God's love be with you
Ten, nine, eight, seven, six, five, four, three, two, one, liftoff..." (...)
Esta linhas ficaram na cabeça de muita gente, aqui o je incluído. São da espantosa canção "Space Oddity" de David Bowie, lançada em single em 1969, é uma das mais conhecidas deste grande artista.
(Atenção: quando o assunto é o Bowie devemos imediatamente fazer a vénia a este eterno camaleão.
Toca lá a dobrar as costinhas, hã!).
"Space Oddity" por David Bowie (aqui já em 1972)
O álbum com o mesmo nome vive desta canção e do imaginário que ele catapulta para quem a ouve. Um astronauta na sua missão espacial, a quem a torre de controlo desespera a dar indicações... é que algo parece estar a correr mal. E o solitário astronauta á deriva despede-se... Nesta canção Bowie consegue de forma sublime criar a ilusão dos dois diferentes discursos (o da torre e o do astronauta) e a tensão eminente da situação.
Mas não é do grande David Bowie que este artigo se destina (fica para um dia no futuro). O ponto deste artigo assenta no legado que um artista dá às novas gerações. Particualrmente esta canção de Bowie já viu os mais variados artistas a fazerem a sua versão. Digamos que existem tantas covers de Space Oddity que me seria impossível de as enumerar, pelo que optarei por deixar como exemplo a espantosa cover da Natalie Merchant. Rever artigo com a espantosa versão de Natalie Merchant... clicar aqui.
"Space Oddity" por David Bowie (aqui já em 1972)
O álbum com o mesmo nome vive desta canção e do imaginário que ele catapulta para quem a ouve. Um astronauta na sua missão espacial, a quem a torre de controlo desespera a dar indicações... é que algo parece estar a correr mal. E o solitário astronauta á deriva despede-se... Nesta canção Bowie consegue de forma sublime criar a ilusão dos dois diferentes discursos (o da torre e o do astronauta) e a tensão eminente da situação.
O astronauta:
"For here
Am I sitting in a tin can
Far above the world
Planet earth is blue
And there's nothing I can do
Though I'm past one hundred thousand miles
I'm feeling very still and I think my spaceship knows which way to go
Tell my wife I love her very much she knows" (...)
A torre de control:
"Ground control to major Tom
Your circuit's dead, there's something wrong
Can you hear me, major tom?
Can you hear me, major tom?
Can you hear me, major tom?
Can you...." (...)
Mas não é do grande David Bowie que este artigo se destina (fica para um dia no futuro). O ponto deste artigo assenta no legado que um artista dá às novas gerações. Particualrmente esta canção de Bowie já viu os mais variados artistas a fazerem a sua versão. Digamos que existem tantas covers de Space Oddity que me seria impossível de as enumerar, pelo que optarei por deixar como exemplo a espantosa cover da Natalie Merchant. Rever artigo com a espantosa versão de Natalie Merchant... clicar aqui.
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