quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Apple: o factor novidade -vs- o que temos... (tech life is a bitch!)

O factor novidade vs o que actualmente temos...

Ser fã Apple tem destas coisas também.
Realmente dói bastante ver sair novos modelos e aí sentirmos-nos... assim para o... já tão ultrapassados.
Chegar ao site da Apple e ver tudo novo e substancialmente diferente, muito melhor e a melhores preços... faz-nos um choque do caraças.
Já passei por isso... aliás todos os mac-users passam por isso de cada vez que a Apple surge com novos produtos. Ele é um Mac... um iPod... um iPhone... o feeling fica sempre lá a remoer.


Tenho um conhecido que comprou há 3 meses um iMac topo de gama e com estas novidades todas, a expressão dele sentia-se pesada. Afinal, andou a "namorar" o iMac 24" ainda muito antes do Natal. Esperou por Janeiro, não fosse surgir um novo modelo... os rumores até falavam já em quad-core e tudo... e há 3 meses não aguentou mais e zás. Comprou o modelo que existia até a chegada desta nova geração. Agora sente-se algo frustrado mas obviamente que aceita estas condições da tecnologia... mas fica lá o remoer de que se tivesse esperado mais 3 meses e uns dias... é que era!

Um outro conhecido há poucas semanas adquiriu o tão desejado rato wireless Mighty Mouse para usar no portátil nos momentos de uso intenso. Vê as novidades... e cai-lhe tudo! Ao mesmo preço investido um shiny-new super-rato multi-touch.
E como até dava jeito alguns daqueles gestos visto o trackpad do MacBook não os ter...
Life is really a great bitch!

Vai daí que se passou exactamente o mesmo comigo quando comprei o meu iMac G5 20" iSight em final de 2005... e imediatamente em Janeiro de 2006 saía o primeiro iMac com Intel Core Duo.
Foi uma decepção total na altura, principalmente porque o modelo nem sequer tinha 4 meses no mercado.

Na altura até me recriminei mentalmente por andar sempre encima das novidades e também por saber que em 2006 chegariam Macs com processadores Intel. Imaginava eu que só talvez a partir da WWDC de 2006 é que a Apple os anunciaria e que tomaria as precauções de começar por fazer a transição de forma discreta. Imaginei que começaria com o Mac mini... Redondademente enganado!
A Apple mostrou que a transição estava mais preparada do que deu a entender e sai de uma só vez os modelos top de vendas da marca com Intel-inside: iMac e MacBook Pro (que substituiu a gama PowerBook).
Foi um desatino. Obviamente que recentemente ainda mais me senti desanimado por nem sequer poder agora instalar nele o Snow Leopard...

No local de trabalho, onde também lido com várias Macs há mais de uma década, estas situações também são sentidas, em menos escala, afinal a massa investida é da empresa e não do nosso bolso. Mas todos nós sabemos como é lidar com as administrações... luta-se para obter uma melhoria e normalmente anda-se algum tempo a maturar as decisões e outro tanto a aguardar pelos veredictos... e quando surgem lá se avança. Normalmente estes ciclos revelam-se pouco tempo depois... quando o material chega shiny new e pouco tempo depois novos e ainda melhores modelos.
That's tech life!

Contudo, não devemos também viver na expectativa do que ainda nem sequer saiu.
Se é preciso um Mac, se tanto se o deseja e começa já a fazer falta... há que avançar e nunca esperar tempos infinitos por algo que ainda nem sequer existe.
É que nesse processo todo de longa espera e frustração, ao qual se pode ainda adicionar uma outra situação que é seguir os rumores com intensidade. Pode acontecer de a chegada de um novo modelo por vezes ainda não ter aquela característica que tanto foi apregoada nos rumores e tal... e decidimos por manter o delay da espera, mais uma vez.
"O próximo é que vai ter isto ou aquilo. Esse é que vai ser bom."
Tudo isto só alimentará a frustração mais tarde.

Estas situações não acontecem se a carteira permite andar sempre a comprar em curtos espaço de tempo novo Mac... e iPod... e Iphone... etc.
Quem pode... pode! A grande maioria é que não...


Por fim temos é de continuar a ver o modelo que temos com o mesmo gosto que tínhamos por ele antes das novidades. Afinal, o modelo que temos continua a fazer tudo o que era proposto fazer quando o adquirimos. Não é?
Se ontem era o máximo... porque razão no dia seguinte já não há de prestar?
Essa é que é a verdade!

2 comentários:

dznpuro disse...

Exactamente. Nada de desânimo! Só para teres uma ideia. Há algum tempo que tencionava adquirir um iPod Touch. E como um amigo queria o vender, lá fechei o negócio. Contudo, qual não é a minha surpresa, na semana seguinte e a Apple lança a nova gama de iPod Touch. Mas, olha não fiquei triste. 1) Cumpre bem a função para o que quero. 2) Sendo um iPod Touch 1.ª Geração ainda suporta o OS 3.1.

Portanto, admito que ver novos produtos deixam sempre aquela sensação. Mas, como tu dizes e bem, temos de continuar a gostar daquilo que temos no momento. E se algum dia se pretender fazer um update, que seja! Certamente, serás um felizardo em relação a outros.

Tenho dito! :)))

ArmPauloFerreira disse...

"E se algum dia se pretender fazer um update, que seja! Certamente, serás um felizardo em relação a outros."
Muito bem dito. É essa também uma das sensações quando se tem um novo produto Apple, realmente.