terça-feira, 10 de março de 2009

Alguns genéricos/intros de séries

Um dos detalhes que nos últimos tempos se tem deixado de dar valor é aos temas do genérico de abertura de filmes e séries. Se no cinema os filmes cada vez mais seguem a moda de não ter um genérico inicial musical, para ajudar a identificar os filmes uns dos outros apenas pelo tema de abertura (os filmes de James Bond ainda lá vão mantendo esse conceito), já nas séries isso não tem sido assim. Na realidade, a maioria das séries exibem valentes temas de abertura.

Há diversas e cada qual ao seu estilo de introdução. Há aquelas que apenas têm uma abertura muito minimal (ex: em Lost/Perdidos resulta muito eficaz) e outras que são bastante trabalhados, "musicados" e alusivos ao que vamos ver.


Deixo-vos aqui com 5 exemplos, podiam ser outros mas as que escolhi são aqueles que mais contribuem, na minha opinião, para o tom da série e que de certa forma até ajudam a identificar mal se ouve o som arranca.
Por outras palavras: são dos que mais gosto!


Big Love
(É dos que mais gosto! Um homem a dançar com 3 mulheres, todos apaixonadamente e satifeitos por isso... Poligamia? Pois...)


True Blood
(Este é um genérico que tem uma canção fabulosa e forte... mas as imagens são ainda mais poderosas e deixa a entender mais possibilidades do que o já visto na série. Afinal... vampiros é só a deixa para muito mais...)


Battlestar Galactica -versão 2003
(Aqui da T4... é uma série com duas intros!!! O primeiro contextualiza os eventos e o segundo genérico chega depois em toda a sua glória - o tema é algo erudito mas é fabuloso demais para esquecer.)
Como há impedimentos de usar o video, podem apenas rever só apartir do YouTube.


...e alguns mais instrumentais:

Fringe
(este é aquele tipo de genérico que tem um tema muito simples mas que acaba por ser vital pois nos indica a premissa de tudo o que podemos contar... e normalmente é de surpresa)



Millennium
(Esta é dos anos 90 mas ainda hoje a considero das melhores séries exibidas -a temporada 2 é uma obra-prima no género- e com um tema bem misterioso tocado a violino, onde o som e imagens inserem-se bem e estão ajustadas ao tom da série)

2 comentários:

JPCarvalhinho disse...

LOL... e o do Lost? genérico mais curto não há...

ArmPauloFerreira disse...

O Lost já estava mencionado no artigo... mas como é tão minimal, não representa bem o que queria mostrar.