quinta-feira, 12 de março de 2009

Marvel vai fazer um reboot aos filmes do Quarteto Fantástico

A Marvel claramente tem dado a entender nos últimos anos que se envergonha dos filmes já realizados e baseados nas suas personagens. Tirando Spiderman e X-Men, todos outros filmes já feitos parece que são para enterrar e bem fundo. O que contam são os que já foram feitos sob a sua batuta.

Isto a propósito de noticias que indicam que até a saga do Quarteto Fantástico vai merecer um novo reboot. Novos actores, nova direcção e tom da história... tudo novo. Tal como já fez em 2008 com o Hulk e Punisher.

Segundo informa o Hotvnews: "De acordo com o fiável IESB, correm rumores de que os estúdios da 20th Century Fox estão seriamente interessados em recomeçar (reboot) a franquia Quarteto Fantástico, depois dos decepcionantes Quarteto Fantástico (2005) e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007). E o reboot será a 100 %: novo elenco, novo realizador e nova equipa técnica.

O estúdio pretende lançar um filme nos moldes do bem sucedido Homem de Ferro, uma referência nos filmes do género, por ter conseguido agradar igualmente ao público e aos críticos, o que resultou em excelentes números nas bilheteiras.
"


Ora bem, acho que...

Fazer nesta altura um reboot total é trair o público já estabelecido. Deveriam sim aproveitar a deixa do segundo filme (a ameaça de Galactus) e fazer um filme como deve ser. Mais negro, menos brincalhão e com subplots secundários a alimentar as motivações de cada personagem. Ao mesmo tempo corrigir a postura do Dr.Doom dos filmes, que esteve sempre errado já para não falar da questão de andar quase sempre sem a máscara (na BD era o mistério de nunca se saber quem ele era e o lado psicótico-egomaníaco, que o tornava interessante -nos filmes nunca mostrou nada disso).

Os únicos pontos que maravilham nesta saga foi a presença de Silver Surfer e da ameaça sugerida de aparecer galactus. O resto saiu muito fraquinho mas deitar fora assim...


Já que franchise existe faziam um terceiro filme demarcadamente muito bom que os dois anteriores, bem escrito com um tom mais negro (que está na moda por mérito do TDK) e que nos fizesse gritar por mais!

Mas a ideia do reboot não é de admirar, uma vez que é a Marvel que agora produz os filmes das suas próprias personagens. Ao refazer de novo, livra-se do trabalhos dos autores até agora. Só é pena que ainda só conseguiu acertar num único filme: Iron Man. E porquê? Porque nesse ainda existe autorias externas de gente que pensa como o cinema e não como BD.

Basta reparar nos casos recentes de Hulk e The Punisher, que tiveram versões em 2008 de muita accção/destruição mas isentos de miolos… No Hulk (2008) ainda se aceita bem mas no The Punisher (2008) é uma vergonha total (sim, já vi o filme!). No entanto, o por estrear Wolverine promete bastante ser um bom filme.

Spiderman 1 e 2, Hulk (2003), X-Men 1 e 2, estiveram muito soltos da Marvel. Spiderman 3 e X-Men 3 já não tanto…

Acho que o Quarteto Fantástico e Demolidor, mereciam uma abordagem à lá “The Dark knight”, realmente mas isso não significa descartar tudo o que já foi feito. Até que acho que a nível comercial, se revela uma traição para quem já tem DVDs em casa. Fica bem melhor, notar que um novo filme é um acrescento ao que já temos do que algo radicalmente separado. E ao dar continuidade mas com um filme muito mais bem feito o efeito de upgrade com melhorias é algo muito mais recompensador.


DC Comics + Dark Horse Comics...

Muito bem têm estado a DC Comics e a Dark Horse Comics, que apesar de lançarem poucas personagens, consegue normalmente colocá-los adequadamente ao cinema. Basta notar no nível dos: Superman (apesar de tudo, o Returns tem muita bagagem interessante lá metida), os Batman de Nolan e de Tim Burton, a categoria de Sin City, de Hellboy, o 300, o Watchmen, etc.
Até o cómico "A Máscara" com o Jim Carey deu um filme à maneira.

Talvez aconteça por não terem a mania de controle absoluto como agora faz a Marvel… e deixarem o rumo do filme ser tratado por quem sabe de cinema realmente.

Se fosse um campeonato de futebol ambas se encontrama ganhar á Marvel nos dois campos: na BD, nas animações e no Cinema. A Marvel, a meu ver, só ganha pontos nas BDs e nas animações de personagens.

Caramba! Até a Pixar soube, com a sua animação 3D, elevar para ideias de cinema uma familia de super-heróis com o fabuloso "Os Incríveis"...


Quererá a Marvel ser um Dr.Doom no cinema?

Já havia abordado esta questão num outro artigo sobre este tema aqui no meu espaço, sobre Marvel vs DC Comics no cinema, quando saiu o The Dark Knight.

Sem comentários: